Lançamento: BMW R 1300 GS chega com motor de 145 cv
BMW Motorrad revela a aguardada BMW R 1300 GS com um novo motor boxer, nova suspensão e com 12 kg mais leve
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Desde a icônica R 80 G/S, os modelos GS com motor boxer estimulam os motociclistas a conhecer novos lugares no melhor estilo Enduro Touring. A nova R 1300 GS chega com um visual mais compacto e agressivo, inclusive com uma nova assinatura do farol em formato de ‘X’.
A big trail está 12 kg mais leve e conta com novo tanque de combustível em alumínio. Mas o famoso bico angular e o pára-brisa são mantidos no novo modelo.
O coração da nova R 1300 GS é o lendário motor boxer de dois cilindros que agora apresenta um desenho mais compacto, graças a caixa de velocidades localizada sob o motor e a nova disposição do eixo de comando.
O novo motor 1300cc gera potência de 145 cv a 7.750 rpm e um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. São 9 cv a mais que o motor 1250cc, que desenvolve 136 cv de potência e torque de 142 Nm.
O chassi da nova R 1300 GS apresenta uma estrutura otimizada em chapa de aço, proporcionando maior rigidez em comparação com o modelo anterior. Para o quadro traseiro, a estrutura tubular de aço anterior foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido. A suspensão dianteira EVO Telelever e a suspensão traseira EVO Paralever revisada oferecem precisão e estabilidade.
Além do mais, a R 1300 GS oferece como opcional um novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica (DAS - Dynamic Suspension Adjustment).
Que permite a combinação dinâmica do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga.
Outros itens opcionais para a suspensão são: o novo controle adaptativo de altura da moto e a suspensão esportiva.
Com controle adaptativo de altura, a nova BMW R 1300 GS oferece um ajuste totalmente automático. E por outro lado, a suspensão esportiva foi especialmente desenvolvida para a GS e acrescenta mais 20 mm de curso da mola à frente e atrás, ideal para os amantes de off-road.
Para uma pilotagem otimizada, a BMW Motorrad instalou quatro modos de pilotagem: rain (chuva), road (estrada), eco - para melhor economia de combustível e Enduro para pilotagem em trilhas.
Além disso, a BMW R 1300 GS conta com diversos assistente de pilotagem para maior segurança do piloto, sendo eles:
O painel é o conhecido TFT colorido de 6,5". Além disso, a nova R 1300 GS possui compartimento de carregamento de smartphone com uma tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas como itens de série.
Os faróis mudaram completamente, agora eles possuem um formato de “X”. Com LED Matrix de série, a estrutura é composta por duas unidades de LED, juntamente com quatro unidades de LED adicionais para a luz diurna e lateral. Os indicadores de seta foram integrados aos protetores de mão.
O opcional "Headlight Pro" adapta o foco do farol durante as curvas para uma visibilidade aprimorada.
A BMW Motorrad apresentou a nova BMW R 1300 GS em 4 versões:
Curtiu o novo desenho da BMW R 1300 GS. Queremos saber a sua opinião, deixe nos comentários.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário