KTM está de volta ao Brasil e anuncia 14 modelos
Fabricante austríaca vai oferecer motos nacionalizadas, em parceria com a Dafra, e modelos importados
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
Depois uma relação conturbada com o último representante no país, a marca austríaca KTM anuncia sua volta ao Brasil em 2014 como subsidiária própria com uma programação de 14 lançamentos entre modelos montados no país, em regime de parceria com a Dafra Motos, e importados, além da comercialização dos produtos e dos serviços de pós-vendas. As novas estratégias da KTM do Brasil foram divulgadas por executivos das duas empresas em conferência de imprensa, em São Paulo (SP), na quarta-feira (4/06), com a participação de jornalistas de todo o país.
A operação comercial das motos KTM terá início em dezembro de 2014 com a chegada de três modelos produzidos no Brasil em CKD (Completely Knocked Down , kits de montagem), respectivamente, as motos de enduro 250 EXC-F, 300 EXC e 350 EXC-F e seis motocicletas importadas que são os modelos 1290 Superduke R, 1190 Adventure R, 1190 RC 8 R, 1190 Adventure e as super compactas 65 SX e 50 SX.
Em 2015 as atividades da KTM no mercado nacional serão intensificadas ainda mais com o lançamento de novos modelos. Ainda no primeiro semestre serão anunciadas as compactas urbanas 200 Duke, que esteve presente na conferência de imprensa, e 390 Duke, sendo que ambas serão montadas pela Dafra. No segundo semestre a previsão é que cheguem os modelos 390 RC e os modelos de motocross 250 SX-F e a 350 SX-F, já como modelos renovados da linha 2016.
As primeiras concessionárias da nova operação da KTM no Brasil devem ser instaladas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, seguindo um plano estratégico de expansão da marca com revendedores na região Sul e Centro-Oeste. Os executivos da fabricante austríaca e da Dafra também revelam planos de investimentos em competições esportivas, um assunto que é tratado com muita importância dentro da KTM, primeiramente com participação de equipes apoiadas pelos seus concessionários ao longo de 2015 e depois pela própria KTM do Brasil.
Em seu retorno ao Brasil, as motos da KTM serão distribuídas em dois formatos de concessão: as Flagships Full Range, lojas exclusivas localizadas nas principais capitais do país que comercializarão a linha completa de motocicletas, vestuário, peças de reposição e acessórios e a prestação de serviços de pós-venda, começando a funcionar em dezembro de 2014, e as dual brand Dafra e KTM, que aproveitarão a rede da marca brasileira em funcionamento, porém com trabalho focado nos modelos 390 Duke, 200 Duke e RC 390, bem como nos itens de vestuário, acessórios, peças e serviços pós-venda, iniciando suas atividades em abril de 2015.
O cronograma de implantação da rede segue a programação dos lançamentos, começando em dezembro com as unidades Flagships Full Range e, a partir do final do 2º trimestre de 2015, entram em ação as lojas dual brand Dafra e KTM. Os preços dos produtos serão anunciados apenas à época de seus respectivos lançamentos. A KTM esteve fora do mercado brasileiro desde 2012 quando foram encerradas as relações com o representante da marca no país, o Grupo Izzo (IMOCX).
Estiveram presentes no evento de lançamento da nova operação da KTM no Brasil, Thomas Kuttruf, diretor de imprensa e relações públicas da KTM, Hannes Dirmayer, diretor da KTM para a América Latina, o português Paulo Alegria, diretor da KTM do Brasil, Creso Franco, presidente da Dafra, Vitor Trisotto, diretor de engenharia da Dafra e José Ricardo Siqueira, gerente de marcas da Dafra. A marca brasileira já realiza a montagem em CKD de motos das marcas alemã BMW e das italianas Ducati e MV Agusta, em sua planta de Manaus (AM), além de modelos próprios.
CRONOGRAMA
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