KTM apresenta 890 e 890R
Novidades ampliam família 890 da fabricante, que nasceu com a 890 Duke R
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A KTM revelou duas novas aventureiras para o lineup da marca e ampliou a família 890 com o lançamento da 890 e da 890R. As novidades chegam praticamente um ano depois da fabricante austríaca lançar a 890 Duke R, primeira moto da família.
890 e 890R, assim como a 890 Duke R, também são equipadas com um bicilíndrico de 889 cm³ de cilindrada, mas readequado para as necessidades de uma aventureira, que obviamente são diferentes das de uma naked.
Na 890 Duke R, o propulsor alcança 120 cv de potência máxima a 9.250 giros e torque máximo de 10,09 kgf.m a 7.750 giros. Nas duas versões da 890 R, são 106 cv de potência máxima e 10,18 kgf.m de torque - a fabricante não divulgou a faixa de giro em que os números são alcançados. A transmissão é de seis velocidades nas duas versões.
O controle de tração foi retrabalhado, segundo a fabricante, e oferece controles distintos para controlar a saída da roda dianteira do solo e para controlar a derrapagem da roda traseira, além de atuar enquanto a moto está inclinada - assim como os freios ABS, que possuem modo off-road e são compostos por dois discos de 320 mm na dianteira e um de 260 mm na traseira.
O painel TFT de cinco polegadas permite ao piloto visualizar as configurações da moto, que podem ser modificadas através de controles no punho esquerdo em um sistema de comandos semelhante ao que se vê na 390 Duke vendida no Brasil.
O conjunto de suspensão é um dos diferenciais entre as duas versões, apesar do fornecedor ser a WP - parceira de longa data da KTM no setor - nos dois modelos. Na 890, a dianteira conta com garfo invertido XPLOR, enquanto a traseira é equipada com um amortecedor XACT PDS. Na 890R, os equipamentos são da linha XPLOR Pro.
A Big Trail da KTM acaba de chegar em solo nacional, para o lançamento no Brasil será disponibilizado, a princípio, apenas o modelo 890R.
O MOTO.com.br já deu uma volta no novo modelo, clique aqui e veja o que achamos da KTm 890R!
Equipada com o que há de mais moderno em eletrônica, novas suspensões e ainda mais potência, com a adição de 90cm³, o lançamento, que chega este mês (dezembro de 2021) nas concessionárias KTM deve agitar o mercado das motocicletas de aventura.
O lançamento recebeu atualizações no seu poderoso motor bicilíndrico em linha, de quatro válvulas e refrigeração líquida. Com o acréscimo de 90cm³, a moto alcança agora a potência máxima de 105 hp a 8.000 rpm e torque máximo de 100 Nm a 6.500 rpm. Além de mais potente, o lançamento oferece uma pilotagem ainda mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e também graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração (MTC) e da nova e mais resistente transmissão de seis marchas – com quickshift opcional – que torna a resposta da moto imediata assim que acionado o acelerador.
Ver essa foto no Instagram
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário