Kibo K150: conheça o lançamento trail para os quenianos
Motocicleta africana custa cerca de R$ 10 mil e suporta até 250 kg de carga
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Normalmente pouco se fala das motocicletas lançadas no mercado da África. Raramente ficamos sabendo por aqui de uma motocicleta completamente pensada e criada para África, como é o caso da Kibo K150. Trata-se de uma moto trail modesta e funcional produzida no Quênia ao preço de 342,200 xelins quenianos, algo na casa dos R$ 10 mil.
O empresário holandês Huib van de Grijspaard é o nome por trás da divulgação desta moto, que é projetada em Amsterdã pelo estúdio Greenspace e é fabricada em Nairobi (capital do Quênia), promovendo o desenvolvimento da escassa indústria local. 'Kibo' é a palavra usada na língua suaíle para definir 'hipopótamo', e a verdade é que é uma motocicleta para uso versátil.
Os responsáveis esperam vender a Kibo K150 para as empresas de distribuição nas cidades quenianas e od "boda-boda", os motociclistas que atuam como moto-taxistas pelas terras africanas. A Kibo K150 é construída para suportar uma carga máxima de até 250 quilos.
A moto conta com chassi tubular, particularmente resistente, e um único cilindro de quatro tempos refrigerado a ar de 150 cc. O desempenho não foi detalhado pelos fabricantes, embora tenha sido divulgado que a K150 proporciona bom torque em baixas rotações, ponto positivo para o uso na terra e prática do off-road. Para este efeito, a altura livre acima do solo é de 200 mm.
A ciclística não destoa, com roda dianteira de 21 e traseira de 18 polegadas, a motocicleta conta com discos de freio de 266 e 220 mm, respectivamente "mordidas" com pinças dois pistões. Uma moto curiosa que é uma boa notícia para os motociclistas locais de todos os pontos de vista.
Fotos: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário