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Kawasaki Z400 chega ao Brasil na segunda quinzena de agosto

25 de July de 2019

Desde a chegada da Kawasaki Ninja 400 ao Brasil, no segundo semestre do ano passado, a vinda de outra motocicleta com o motor de 399 cm³ e 48 cv de potência era esperada: a Kawasaki Z400, nova naked de entrada da família Z e que, assim como a Ninja 400 fez com a Ninja 300, deve aos poucos substituir a Z300.

A Z400 traz um motor que não é somente mais potente do que o da antecessora - na Z300 são 39 cv - mas também possui mais torque, que sobe dos 2,8 kgf.m na Z300 para 3,9 kgf.m na nova naked de entrada da fabricante japonesa.

Design e chassi

O chassi da Z400 é derivado da Ninja H2, em treliça. Com o novo chassi e o novo motor, foi possível posicionar o propulsor de maneira diferente na Z400 e isso permitiu um entre-eixos mais curto do que na Z300 - que tinha 1.405 mm; na Z400 são 1.370 mm. Com um entre-eixos mais curto, a fabricante quis entregar uma motocicleta mais ágil. 

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Para auxiliar na agilidade, a moto pesa 167 quilos em ordem de marcha, três a menos do que a Z300. Se seguir o mesmo comportamento da Ninja 400, a Z400 deve entregar ao piloto mudanças de direção rápidas e fáceis.

O design, de linhas agressivas, segue a filosofia principalmente da Z650, mas conta com elementos comuns às demais motocicletas da famíla Z. O assento permanece a 785 mm do solo, mas está mais estreito, segundo a fabricante. Com isso, a vida de pilotos de menor estatura é facilitada - um motociclista com a estatura média do brasileiro, que é de 1,70m, consegue colocar os pés no chão sem dificuldades.


Foto: Divulgação

Freios e transmissão

A Kawasaki Z400 também ganhou novidades no sistema de freios. Na dianteira, disco frontal semi-flutuante de 310 mm - mesma dimensão utilizada na Z1000, que conta com dois discos na frente - e na traseira o disco é de 220 mm.

Como todas as motos acima de 300 cilindradas em solo brasileiro, a Z400 conta com freios ABS de série. De acordo com a fabricante, o modelo utiliza a mais recente unidade de controle ABS da Nissin, desenvolvida especialmente para motos. Segundo a Kawasaki, tal unidade oferece mais precisão, além de ser leve e compacta.

A transimissão da Z400 é de seis velocidades, com embreagem assistida e deslizante. De acordo com a fabricante, o acionamento do manete de embreagem é 20% mais leve e - na Ninja 400, testada pela reportagem ano passado, o acionamento de fato era suave.


Foto: Divulgação

Novo painel

O painel da Z400 é o mesmo que equipa a Z650, com conta-giros de estilo analógico no topo e uma tela de LCD logo abaixo, que conta com o ponteiro digital do conta-giros, indicador de marcha, hodômetro, dois 'trips', indicadores de consumo médio e instantâneo, autonomia restante, indicador de pilotagem econômica, temperatura do líquido de arrefecimento e relógio.

Através de botões nos lados do painel, o piloto pode selecionar a informação que deseja visualizar e zerar os 'trips', ajustar o relógio, entre outras funções.

Preço e mercado

A Kawasaki Z400 chega ao mercado na segunda quinzena de agosto, segundo a fabricante. O preço sugerido para o modelo é R$ 22.990 (sem frete) e as cores disponíveis são duas: Candy Lime Green/Metallic Spark Black e Candy Cardinal Red/Metallic Flat Spark Black.

Em termos de mercado, a Z400 tem basicamente três concorrentes: a líder do segmento Yamaha MT-03, que custa R$ 22.290; BMW G 310 R, por R$ 22.250 (ou R$ 20.900 à vista) e KTM 390 Duke, com preço sugerido de R$ 24.990.

Apresentação oficial

A Kawasaki Z400 será apresentada oficialmente no Festival Duas Rodas, que acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para adquirir ingressos para o evento, acesse o site oficial do Festival Duas Rodas.

Confira a ficha técnica da Kawasaki Z400:

DIMENSÕES  

 

Comprimento total 

Largura total 

Altura total 

Distância entreeixos 

Altura do solo 

Altura do assento 

Peso (ordem de marcha)  

Capacidade do tanque 

 

 

1.990 mm 

800 mm 

1.055 mm 

1.370 mm 

145 mm 

785 mm 

167 kg  

14 litros 

 

PERFORMANCE 

 

Potência máxima 

 

 

 

Torque máximo 

 

48 cv / 10.000 rpm 

 

 

 

{3.9 kg[Símbolo][Símbolo]m} / 8.000 rpm 

 

MOTOR 

 

Tipo 

Diâmetro x curso 

Deslocamento 

Taxa de compressão 

Alimentação 

 

 

Bicilíndrico, DOHC, 4 válvulas 

70,0 x 51,8  mm 

399 cm3 

11,5:1 

Injeção eletrônica (32 mm x 2) 

 

TRANSMISSÃO 

 

Transmissão final 

Número de marchas 

Relação de marcha:1ª 

          2ª 

          3ª 

          4ª 

          5ª 

          6ª 

Relação de redução primária 

Relação de redução final 

 

 

Corrente 

6 velocidades 

2,929 (41/14) 

2,056 (37/18) 

1,619 (34/21) 

1,333 (32/24) 

1,154 (30/26) 

1.037 (28/27)  

2.219 (71/32) 

2.929 (41/14)  

CHASSI 

 

Tipo 

Suspensão:  Dianteira 

 

                 

                               Traseira 

 

 

Curso:                 Dianteira 

Traseira 

Cáster 

Trail 

Ângulo de esterçamento (esq./dir.) 

Pneus:Dianteiro 

Traseiro 

Freios:        Dianteiro 

 

                                

                               Traseiro 

 

 

 

Treliça, aço de alta resistência 

Garfo telescópico de 41 mm  

 

 

Amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link 

 

120 mm 

130 mm 

24,5° 

92 mm 

35°/35° 

110/70R17 M/C 54H 

150/60R17 M/C 66H 

Disco semi-flutuante de 310 mm  

Pinça de dois pistões 

 
Disco de 220 mm  

Pinça de dois pistões 

  

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