Kawasaki Versys 1000 2021 chega com novidades na suspensão
A principal novidade da Versys 1000 Grand Tourer para o modelo 2021 é a suspensão eletrônica atualizada Shyhook da Showa
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Com o lema “Em qualquer estrada, a qualquer hora”, a motocicleta grande e estradeira da Kawasaki chega com a suspensão eletrônica atualizada Skyhook da Showa.
Com a combinação única, a Versys 1000 se apresenta como uma moto esportiva de estrada, equipada com um motor elástico de quatro cilindros em linha e um chassi ágil equipado com suspensão dinâmica. A Versys 1000 foi projetada para oferecer o máximo prazer de condução.
Sua posição de pilotagem relaxada e vertical oferece um alto nível de controle e é complementada por um assento altamente confortável e boa proteção contra o vento, sendo ideal para viagens longas.
Para o modelo 2021, a Versys 1000 Grand Tourer se beneficia da atualização de seu KECS (Suspensão de Controle Eletrônico Kawasaki), com a tecnologia Skyhook da Showa, a nova suspensão oferece uma condução mais suave para o piloto e o passageiro, contribuindo para um maior conforto e prazer.
Imagina um gancho suportando o peso suspenso da motocicleta e modula a força de amortecimento da suspensão para permitir que as rodas acompanhem as imperfeições e solavancos encontradas, mantendo a motocicleta com o mínimo de perturbação.
O software Skyhook da Showa foi cuidadosamente ajustado pelos engenheiros da Kawasaki para garantir que o caráter esportivo da pilotagem do Versys 1000 Grand Tourer seja preservado. A capacidade de aderência é excelente, a direção permanece leve ao andar na estrada e a moto parece mais estável ao andar na chuva.
As imperfeições do solo são absorvidas de forma eficiente, pois o KECS calcula e determina a força de amortecimento necessária através de fontes como: velocidade e posição do curso da suspensão em tempo real (dos sensores de curso integrados), aceleração / desaceleração do veículo (da IMU), velocidade das rodas dianteiras / traseiras (da ECU FI) e pressão da pinça do freio (da ECU ABS), além de levar em consideração a aceleração vertical e a taxa de inclinação.
Além do mais, a suspensão dianteira e traseira são totalmente ajustáveis, permitindo melhor calibragem conforme ao estilo de condução, condições da via e presença de garupa/bagagem. Na dianteira, a Versys 1000 usa garfo invertido de 43 mm na dianteira, com 150 mm de curso, que pode ser ajustado quanto a retorno e pré-carga de mola. Já na traseira, ela vem com 152 mm de curso, possui amortecedor traseiro a gás e reservatório externo também permite ajustes de compressão (alta/baixa velocidade), retorno e pré-carga. Tudo isso é controlado pelo ajuste remoto de pré-carga que facilita a mudança de configuração sem a necessidade de ferramentas.
O KECS também oferece 4 tipos de pilotagem (Sport, Road, Rain, Rider (manual)) e três modos de carga útil (cada um com ajuste de + 5 / -5), sendo elas: apenas para o piloto, piloto com bagagem e piloto com passageiro e bagagem. As configurações podem ser ajustadas durante a pilotagem.
A Versys 1000 Grand Tourer modelo 2021 está disponível na rede de concessionárias da Kawasaki com preço público sugerido de R$ 82.490,00, na cor Emerald Blazed Green.
DIMENSÕES |
GRAND TOURER |
Comprimento total |
2.270 mm |
Largura total |
950 mm |
Altura total |
1.530 mm |
Distância entre eixos |
1.520 mm |
Altura do solo |
150 mm |
Altura do assento |
840 mm |
Peso (ordem de marcha) |
257 kg |
Capacidade do tanque |
21 litros |
PERFORMANCE |
GRAND TOURER |
Potência máxima Torque máximo |
120 cv a 9.000 rpm 10,4 kgƒ.m a 7.500 rpm |
MOTOR |
GRAND TOURER |
Tipo Diâmetro x curso Deslocamento Taxa de compressão Alimentação |
4 cilindros DOHC 77 x 56 mm 1.043 cm3 10,3:1 Injeção eletrônica (38 mm x 4) |
TRANSMISSÃO |
GRAND TOURER |
Transmissão final Número de marchas Relação de marcha: 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Relação de redução primária Relação de redução final |
Corrente 6 velocidades 2,692 (35/13) 1,950 (39/20) 1,529 (26/17) 1,304 (30/23) 1,136 (25/22) 0,958 (23/24) 1,627 (83/51) 2,867 (43/15) |
CHASSI |
GRAND TOURER |
Tipo |
Diamond |
Suspensão Dianteira |
Garfo telescópico invertido de 43 mm, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente |
SuspensãoTraseira |
Amortecedor a gás com reservatório externo, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável eletronicamente |
Curso: Dianteira |
150 mm |
Traseira |
152 mm |
Cáster |
27° |
Trail |
106 mm |
Ângulo de esterçamento (esq./dir.) |
34°/34° |
Pneus: Dianteiro |
120/70ZR17M/C (58W) |
Traseiro |
180/55ZR17M/C (73W) |
Freio Dianteiro |
2 discos de 310 mm (diâmetro efetivo 276 mm), Pinças monobloco de montagem radial com 4 pistões opostos |
Freio Traseiro |
Disco de 250 mm (diâmetro efetivo 216 mm) Pinça de pistão único |
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