Kawasaki Versys 1000 2021 chega com novidades na suspensão

A principal novidade da Versys 1000 Grand Tourer para o modelo 2021 é a suspensão eletrônica atualizada Shyhook da Showa

Por Thiago Dantas

Com o lema “Em qualquer estrada, a qualquer hora”, a motocicleta grande  e estradeira da Kawasaki chega com a suspensão eletrônica atualizada  Skyhook da Showa. 

Com a combinação única, a Versys 1000 se apresenta como uma moto esportiva de estrada, equipada com um motor elástico de quatro cilindros em linha e um chassi ágil equipado com suspensão dinâmica. A Versys 1000 foi projetada para oferecer o máximo prazer de condução. 

Sua posição de pilotagem relaxada e vertical oferece um alto nível de controle e é  complementada por um assento altamente confortável e boa proteção contra o vento, sendo  ideal para viagens longas. 

Para o modelo 2021, a Versys 1000 Grand Tourer se beneficia da atualização de seu KECS  (Suspensão de Controle Eletrônico Kawasaki), com a tecnologia Skyhook da Showa, a nova  suspensão oferece uma condução mais suave para o piloto e o passageiro, contribuindo para um maior conforto e prazer. 


Versys 1000 vem equipada com malas laterais e top case - Divulgação Kawasaki

 

Mas, o que é conceito Skyhook?

Imagina um gancho suportando o peso suspenso da motocicleta e modula a força de amortecimento da suspensão para permitir que as rodas acompanhem as  imperfeições e solavancos encontradas, mantendo a motocicleta com o mínimo de perturbação.  


 Skyhook Control garante muito mais conforto nas viagens com a Versys 1000

 

O software Skyhook da Showa foi cuidadosamente ajustado pelos engenheiros da Kawasaki para garantir que o caráter esportivo da pilotagem do Versys 1000 Grand Tourer seja preservado. A capacidade de aderência é excelente, a direção permanece leve ao andar na  estrada e a moto parece mais estável ao andar na chuva. 

As imperfeições do solo são absorvidas de forma eficiente, pois o KECS calcula e determina a força de amortecimento necessária através de fontes como: velocidade e posição do curso da suspensão em tempo real (dos sensores de curso integrados), aceleração / desaceleração do veículo (da IMU), velocidade das rodas dianteiras / traseiras (da ECU FI) e pressão da pinça do freio (da  ECU ABS), além de levar em consideração a aceleração vertical e a taxa de inclinação.

Além do mais, a suspensão dianteira e traseira são totalmente ajustáveis, permitindo melhor calibragem conforme ao estilo de condução, condições da via e presença de garupa/bagagem. Na dianteira, a Versys 1000 usa garfo invertido de 43 mm na dianteira, com 150 mm de curso, que pode ser ajustado quanto a  retorno e pré-carga de mola.  Já na traseira, ela vem com 152 mm de curso, possui amortecedor traseiro a gás e reservatório externo também permite ajustes de compressão (alta/baixa velocidade),  retorno e pré-carga. Tudo isso é controlado pelo ajuste remoto de pré-carga que facilita a mudança de configuração sem a necessidade de  ferramentas. 

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O KECS também oferece 4 tipos de pilotagem (Sport,  Road, Rain, Rider (manual)) e três modos de carga útil (cada um com ajuste de + 5 / -5), sendo elas: apenas para o piloto, piloto com bagagem e piloto com passageiro e bagagem. As configurações podem ser ajustadas durante a pilotagem. 

A Versys 1000 Grand Tourer modelo 2021 está disponível na rede de concessionárias da Kawasaki com preço público sugerido de R$ 82.490,00, na cor Emerald Blazed Green. 


O motor 1.043cm³ desenvolve 120cv a 9.000 rpm - Divulgação Kawasaki

 

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS | KAWASAKI VERSYS 1000 GRAND TOURER

DIMENSÕES 

GRAND TOURER

Comprimento total 

2.270 mm

Largura total 

950 mm

Altura total 

1.530 mm

Distância entre eixos 

1.520 mm

Altura do solo 

150 mm

Altura do assento 

840 mm

Peso (ordem de marcha) 

257 kg

Capacidade do tanque 

21 litros

 

PERFORMANCE 

GRAND TOURER

Potência máxima 

Torque máximo

120 cv a 9.000 rpm 

10,4 kgƒ.m a 7.500 rpm

 

MOTOR 

GRAND TOURER

Tipo 

Diâmetro x curso 

Deslocamento 

Taxa de compressão 

Alimentação

4 cilindros DOHC 

77 x 56 mm 

1.043 cm3 

10,3:1 

Injeção eletrônica (38 mm x 4)

 

TRANSMISSÃO 

GRAND TOURER

Transmissão final 

Número de marchas 

Relação de marcha: 1ª 

2ª 

3ª 

4ª 

5ª 

6ª 

Relação de redução primária 

Relação de redução final

Corrente 

6 velocidades 

2,692 (35/13) 

1,950 (39/20) 

1,529 (26/17) 

1,304 (30/23) 

1,136 (25/22) 

0,958 (23/24) 

1,627 (83/51) 

2,867 (43/15)

 

CHASSI 

GRAND TOURER

Tipo 

Diamond



Suspensão Dianteira 

Garfo telescópico invertido de 43 mm,

compressão e retorno controlados pelo KECS,

pré-carga de mola ajustável  manualmente

SuspensãoTraseira 

Amortecedor a gás com reservatório  externo,

compressão e retorno controlados pelo KECS,

pré-carga de mola ajustável  eletronicamente

Curso: Dianteira 

150 mm

Traseira 

152 mm

Cáster 

27°

Trail 

106 mm

Ângulo de esterçamento

(esq./dir.) 

34°/34°

Pneus: Dianteiro 

120/70ZR17M/C (58W)

Traseiro 

180/55ZR17M/C (73W)

Freio Dianteiro 

2 discos de 310 mm (diâmetro efetivo 276  mm),  

Pinças monobloco de montagem radial com 4 pistões opostos

Freio Traseiro 

Disco de 250 mm (diâmetro efetivo 216 mm) 

Pinça de pistão único


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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