Kawasaki Versys 1000 2020 ganha novo design e mais eletrônica
Renovado por dentro e por fora, modelo chega às lojas na segunda quinzena de julho nas versões Standard e Grand Tourer
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta segunda-feira (10), em São Paulo, a Kawasaki Versys 1000 2020 foi apresentada oficialmente para o mercado brasileiro. As novidades da bigtrail da fabricante japonesa não se resumem apenas ao aspecto visual - o modelo foi renovado e ganhou linhas mais modernas, com a dianteira seguindo o padrão visual, especialmente no conjunto ótico, da H2 - quem vem se tornando a identidade das motos da marca.
O motor segue sendo o quatro cilindros em linha de 1.043 cm³ de clindrada, que mantém os 120 cv de potência máxima a 9 mil giros e 10,4 kgf.m de torque máximo a 7.500 rotações por minuto. Apesar da manutenção dos números, a fabricante diz que melhorias foram feitas na entrega, com um sistema eletrônico de válvulas.
Mas é na eletrônica que a nova geração se destaca. Com a introdução de melhorias no acelerador eletrônico, o modelo ganhou piloto automático e modos de pilotagem - os modos estão disponíveis somente na versão Grand Tourer, a topo de linha da Versys 1000. Também foi introduzida uma central inercial (IMU), que monitora o comportamento da moto em tempo real.
A Versys 1000 também conta, nas duas versões, com controle de tração em três níveis, dois modos de potência do motor (full e low) e com o sistema de freios ABS desenvolvido pela própria Kawasaki, o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System), que utiliza mais parâmetros para detectar se as rodas vão travar em frenagens bruscas, suavizando o acionamento dos freios - que na dianteira ganharam discos de 310 mm ante aos 300 mm da geração anterior, além de novas pinças.
Entretanto, é na versão Grand Tourer, a topo de linha da Versys 1000, que a tecnologia se mostra ainda mais presente. Luzes auxiliares de LED entram em funcionamento nas curvas de acordo com o nível de inclinação e, além dos três modos de pilotagem pré-ajustados (Road, Rain e Sport), há o modo Rider, no qual o piloto pode ajustar e configurar a moto da maneira que preferir.
Entre os pontos configuráveis da Versys 1000 Grand Tourer está a suspensão eletrônica com componentes Showa e desenvolvida pela própria Kawasaki, a KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension). O sistema permite três modos de configuração: somente o piloto, piloto mais bagagem e piloto, bagagem e garupa.
Para ajustar as configurações, o piloto utiliza os botões no punho esquerdo e visualiza as informações em mais uma novidade do modelo: o painel TFT colorido, exclusivo da versão topo de linha.
Outra forma de efetuar os ajustes do modelo é através de um aplicativo disponibilizado pela marca para dispositivos iOS e Android, o Rideology - que se conecta com a moto através de Bluetooth. Através do app, o piloto pode configurar a Grand Tourer como desejar antes mesmo de subir na moto.
Para carga, a Grand Tourer segue contando com duas malas laterais e com um top case que fica atrás do garupa. Protetores de mãos nas manoplas, quickshifter bidirecional, protetores de tanque e joelhos, sliders no eixo dianteiro e no quadro, além da pintura que se regenera de pequenos danos integram o pacote adicional da Grand Tourer.
A Kawasaki Versys 1000, tanto na versão Standard (na cor laranja) quanto na Grand Tourer (de cor verde), chega à rede de concessionárias da marca a partir de 15 de julho. O preço público sugerido da Standard é de R$ 55.490 e o da Grand Tourer é de R$ 66.990, ambos sem frete incluso.
DIMENSÕES |
STANDARD |
GRAND TOURER |
Comprimento total |
2.270 mm |
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Largura total |
895 mm |
950 mm |
Altura total |
1.465 mm |
1.530 mm |
Distância entreeixos |
1.520 mm |
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Altura do solo |
150 mm |
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Altura do assento |
820 mm |
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Peso (ordem de marcha) |
253 kg |
257 kg |
Capacidade do tanque |
21 litros |
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PERFORMANCE |
STANDARD |
GRAND TOURER |
Potência máxima Torque máximo |
120 cv a 9.000 rpm 10,4 kgƒ.m} a 7.500 rpm |
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MOTOR |
STANDARD |
GRAND TOURER |
Tipo Diâmetro x curso Deslocamento Taxa de compressão Alimentação |
4 cilindros DOHC 77 x 56 mm 1.043 cm3 10,3:1 Injeção eletrônica (38 mm x 4) |
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TRANSMISSÃO |
STANDARD |
GRAND TOURER |
Transmissão final Número de marchas Relação de marcha: 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Relação de redução primária Relação de redução final |
Corrente 6 velocidades 2,692 (35/13) 1,950 (39/20) 1,529 (26/17) 1,304 (30/23) 1,136 (25/22) 0,958 (23/24) 1,627 (83/51) 2,867 (43/15) |
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CHASSI |
STANDARD |
GRAND TOURER |
Tipo |
Diamond |
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Suspensão: Dianteira |
Garfo telescópico invertido de 43 mm, com ajustes de retorno e pré-carga de mola |
Garfo telescópico invertido de 43 mm, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente |
Traseira |
Amortecedor a gás com reservatório externo, ajustável em retorno e pré-carga de mola |
Amortecedor a gás com reservatório externo, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável eletronicamente |
Curso: Dianteira |
150 mm |
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Traseira |
152 mm |
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Cáster |
27° |
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Trail |
106 mm |
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Ângulo de esterçamento (esq./dir.) |
34°/34° |
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Pneus: Dianteiro |
120/70ZR17M/C (58W) |
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Traseiro |
180/55ZR17M/C (73W) |
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Freios: Dianteiro
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2 discos de 310 mm (diâmetro efetivo 276 mm), |
|
Traseiro |
Disco de 250 mm (diâmetro efetivo 216 mm) |
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