Kawasaki Versys 1000 2020 ganha novo design e mais eletrônica

Renovado por dentro e por fora, modelo chega às lojas na segunda quinzena de julho nas versões Standard e Grand Tourer

Por Gabriel Carvalho

Nesta segunda-feira (10), em São Paulo, a Kawasaki Versys 1000 2020 foi apresentada oficialmente para o mercado brasileiro. As novidades da bigtrail da fabricante japonesa não se resumem apenas ao aspecto visual - o modelo foi renovado e ganhou linhas mais modernas, com a dianteira seguindo o padrão visual, especialmente no conjunto ótico, da H2 - quem vem se tornando a identidade das motos da marca.

O motor segue sendo o quatro cilindros em linha de 1.043 cm³ de clindrada, que mantém os 120 cv de potência máxima a 9 mil giros e 10,4 kgf.m de torque máximo a 7.500 rotações por minuto. Apesar da manutenção dos números, a fabricante diz que melhorias foram feitas na entrega, com um sistema eletrônico de válvulas.

Mas é na eletrônica que a nova geração se destaca. Com a introdução de melhorias no acelerador eletrônico, o modelo ganhou piloto automático e modos de pilotagem - os modos estão disponíveis somente na versão Grand Tourer, a topo de linha da Versys 1000. Também foi introduzida uma central inercial (IMU), que monitora o comportamento da moto em tempo real.


Foto: Divulgação

A Versys 1000 também conta, nas duas versões, com controle de tração em três níveis, dois modos de potência do motor (full e low) e com o sistema de freios ABS desenvolvido pela própria Kawasaki, o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System), que utiliza mais parâmetros para detectar se as rodas vão travar em frenagens bruscas, suavizando o acionamento dos freios - que na dianteira ganharam discos de 310 mm ante aos 300 mm da geração anterior, além de novas pinças.

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Entretanto, é na versão Grand Tourer, a topo de linha da Versys 1000, que a tecnologia se mostra ainda mais presente. Luzes auxiliares de LED entram em funcionamento nas curvas de acordo com o nível de inclinação e, além dos três modos de pilotagem pré-ajustados (Road, Rain e Sport), há o modo Rider, no qual o piloto pode ajustar e configurar a moto da maneira que preferir.


Foto: Divulgação

Entre os pontos configuráveis da Versys 1000 Grand Tourer está a suspensão eletrônica com componentes Showa e desenvolvida pela própria Kawasaki, a KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension). O sistema permite três modos de configuração: somente o piloto, piloto mais bagagem e piloto, bagagem e garupa. 

Para ajustar as configurações, o piloto utiliza os botões no punho esquerdo e visualiza as informações em mais uma novidade do modelo: o painel TFT colorido, exclusivo da versão topo de linha.

Outra forma de efetuar os ajustes do modelo é através de um aplicativo disponibilizado pela marca para dispositivos iOS e Android, o Rideology - que se conecta com a moto através de Bluetooth. Através do app, o piloto pode configurar a Grand Tourer como desejar antes mesmo de subir na moto.


Foto: Divulgação

Para carga, a Grand Tourer segue contando com duas malas laterais e com um top case que fica atrás do garupa. Protetores de mãos nas manoplas, quickshifter bidirecional, protetores de tanque e joelhos, sliders no eixo dianteiro e no quadro, além da pintura que se regenera de pequenos danos integram o pacote adicional da Grand Tourer.

A Kawasaki Versys 1000, tanto na versão Standard (na cor laranja) quanto na Grand Tourer (de cor verde), chega à rede de concessionárias da marca a partir de 15 de julho. O preço público sugerido da Standard é de R$ 55.490 e o da Grand Tourer é de R$ 66.990, ambos sem frete incluso.

Confira o vídeo do lançamento da Kawasaki Versys 1000 2020:

Confira a ficha técnica da Kawasaki Versys 1000 2020:

DIMENSÕES

STANDARD

GRAND TOURER

Comprimento total

2.270 mm

Largura total

895 mm

950 mm

Altura total

1.465 mm

1.530 mm

Distância entreeixos

1.520 mm

Altura do solo

150 mm

Altura do assento

820 mm

Peso (ordem de marcha)

253 kg

257 kg

Capacidade do tanque

21 litros

 

PERFORMANCE

STANDARD

GRAND TOURER

Potência máxima

Torque máximo

120 cv a 9.000 rpm

10,4 kgƒ.m} a 7.500 rpm

 

MOTOR

STANDARD

GRAND TOURER

Tipo

Diâmetro x curso

Deslocamento

Taxa de compressão

Alimentação

4 cilindros DOHC

77 x 56 mm

1.043 cm3

10,3:1

Injeção eletrônica (38 mm x 4)

 

TRANSMISSÃO

STANDARD

GRAND TOURER

Transmissão final

Número de marchas

Relação de marcha: 1ª

         2ª

         3ª

         4ª

         5ª

         6ª

Relação de redução primária

Relação de redução final

Corrente

6 velocidades

2,692 (35/13)

1,950 (39/20)

1,529 (26/17)

1,304 (30/23)

1,136 (25/22)

0,958 (23/24)

1,627 (83/51)

2,867 (43/15)

 

CHASSI

STANDARD

GRAND TOURER

Tipo

Diamond

Suspensão:          Dianteira

Garfo telescópico invertido de 43 mm, com ajustes de retorno e pré-carga de mola

Garfo telescópico invertido de 43 mm, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente

                            Traseira

Amortecedor a gás com reservatório externo, ajustável em retorno e pré-carga de mola

Amortecedor a gás com reservatório externo, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável eletronicamente

Curso:                 Dianteira

150 mm

                             Traseira

152 mm

Cáster

27°

Trail

106 mm

Ângulo de esterçamento (esq./dir.)

34°/34°

Pneus:                Dianteiro

120/70ZR17M/C (58W)

                           Traseiro

180/55ZR17M/C (73W)

Freios:                Dianteiro


                        

2 discos de 310 mm (diâmetro efetivo 276 mm), 
Pinças monobloco de montagem radial com 4 pistões opostos

                           Traseiro

Disco de 250 mm (diâmetro efetivo 216 mm) 
Pinça de pistão único


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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