Kawasaki tem exposição de 45 anos das motos Z em São Paulo
Mostra histórica da fabricante japonesa acontece no espaço LM09 com exibição de modelos clássicos até o dia 9 de outubro
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Os fãs de motocicletas clássicas podem conferir a Exposição 45 Anos da Linha Z da Kawasaki, que começa nessa quarta-feira (27/09) e vai até o dia 9 de outubro no espaço de eventos motociclísticos LM09, que fica na cidade de São Paulo.
A Kawasaki Z1, um dos modelos preferido por colecionadores e restauradores será um dos destaques da exposição que faz um passeio pelo tempo até a década de 70 quando a Linha foi lançada.
O nome Kawasaki é lendário, mas poucos conhecem a sua origem. Shozo Kawasaki fundou sua companhia em Tóquio em 1878, produzindo embarcações, incluindo submarinos e locomotivas. Em 1922, produziu o primeiro aeroplano.
A Segunda Guerra Mundial, no entanto, mudou os rumos da companhia. Como o Japão foi proibido de produzir aviões por sete anos após o conflito, a Kawasaki passou a se ocupar da produção de motores e transmissões para equipar motocicletas de outros fabricantes.
No Japão, as motocicletas, da mesma forma que na Europa devastada pela guerra, eram o mais acessível meio de locomoção nessa época. Em 1952 a Kawasaki voltou a produzir aviões e helicópteros.
A primeira motocicleta produzida pela Kawasaki foi um modelo dois tempos de 60 cm³, em 1953. Apesar de vender mais de 10.000 unidades, não era adversária para a Honda Super Cub, que vendia 30 vezes mais.
Em 1960, o Japão produzia um milhão de motocicletas, contra apenas 140 mil de todas as marcas inglesas. Um quarto desse milhão era da Honda.
Em associação com a mais antiga marca de motocicletas japonesa, a Meguro, a Kawasaki passou a produzir, em 1965, a W1, uma bicilíndrica de quatro tempos e 650 cm³, que era uma cópia da BSA A7 inglesa.
A partir daí, as motocicletas Kawasaki passaram a ter outro status. Logo depois, as tricilíndricas dois tempos H1 e H2, de 500 cm³ e 750 cm³, entraram definitivamente para a história das motocicletas de grande desempenho. Com os Estados Unidos como seu principal mercado, a Kawasaki passou a produzir 200.000 motocicletas por ano.
Kawasaki Z1
O nome do projeto era New York Steak, uma referência ao principal mercado que a Kawasaki pretendia, o norte-americano. A motocicleta estava praticamente pronta para ser finalizada e lançada, quando uma bomba caiu sobre a equipe responsável pelo projeto NYS: sem que eles sequer desconfiassem do que estava acontecendo, a Honda lançou no Salão de Tóquio de 1968 a sua CB 750 Four.
Considerada um divisor de águas no meio motociclístico, não só a Honda CB 750 Four conquistou o mundo inteiro como também obrigou a Kawasaki a voltar atrás com seu projeto. Apesar de ser mais potente, certamente devido ao motor DOHC (a Honda tinha motor SOHC), ele não poderiam enfrentar a novidade com tão pouca vantagem.
Voltando às pranchetas, o objetivo agora era fazer uma motocicleta muito melhor do que a Honda, com motor de até 1.000 cm³ e 85 cv de potência. O time de projetistas da Kawasaki tinha um prazo de 24 meses para entregar a encomenda. O nome do novo projeto era T103 e a equipe passou a fazer testes em rodovias norte-americanas. O mais curioso é que os protótipos estavam disfarçados de Honda CB 750 Four.
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A Kawasaki Z1 foi lançada oficialmente no Salão de Colônia, na Alemanha, em 16 de setembro de 1972. Na Europa a Kawasaki Z1 tinha o nome de 900 Super 4. Um fato curioso é que, uma semana após o lançamento oficial, uma Kawasaki Z1 com apenas freio dianteiro duplo e radiador de óleo, dois itens opcionais para o mercado norte-americano, venceu a prova de 250 milhas de Vaca Valley, na Califórnia.
O público presente praticamente ainda não conhecia a nova motocicleta, que pouco tempo depois desbancaria a Honda CB 750 Four do seu confortável trono de “rainha das motocicletas”. Leitores da revista semanal norte-americana Motorcycle News elegeram a Kawasaki Z1 como a Máquina do Ano, em 1973.
A Kawasaki Z1 permaneceu sem alterações significativas até 1975, quando a Z1-B passou a ter pequenas alterações, passando a ter o nome de Z900 em 1976 (em alguns mercados, KZ900). Em 1977, foi substituída pela Z1000 (ou KZ1000), que tinha a mesma aparência mas trocava os quatro escapamentos por um quatro-em-dois. A Kawasaki Z1 atualmente é um dos modelos mais procurados por colecionadores e restauradores de motocicletas japonesas dos anos 70.
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