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Kawasaki anunciou nesta terça-feira, dia 26 de setembro, o lançamento da agressiva naked Kawasaki Z900 no Brasil , em versão única com ABS, disponível nas concessionárias do País a partir do mês de outubro, nas cores preta (fosco), cinza (perolizada) e verde (metálica), com preço público sugerido partindo dos R$ 41.990,00. A motocicleta foi inicialmente apresentada no Salão de Motos de Milão (EICMA) , que aconteceu na Itália, em novembro de 2016. O modelo substituirá a consagrada Z800 e coexistirá com a Z1000 .
São quatro cilindros em linha e comando duplo de válvulas no motor de 948 cc. Cada cilindro tem quatro válvulas e é alimentado por um injetor de gasolina da marca Kehin, entregando um ótimo desempenho: 125 cv a 9.500 rpm e torque de 10,1 kgfm a 7.700 giros.
- Confira o vídeo da nova Kawasaki Z900
Rodas em liga leve de 17 polegadas usam pneus Dunlop 120/70 ZR, na frente, e 180/55 ZR atrás. Equipada com sistema de freios ABS, usa disco duplo na dianteira, 300 mm, que são “alicatados” por pinças de quatro pistões. Na traseira o disco único, de 250 mm, usa pinça de um pistão. A suspensão dianteira usa garfos invertidos (upside-down) com regulagem total e curso de 120 mm. Na traseira o sistema também permite a regulagem e oferece 140 mm de curso.
Primeiras impressões:
A naked agressiva da fabricante japonesa conta com um poderoso motor de 948 centímetros cúbicos e quatro cilindros em linha que entregam 125 cavalos de potência a 9.500 rpm e torque máximo de 10,1 quilos a 7.700 giros . É preciso saber dosar bem a mão para não tomar sustos com essa forte motocicleta , que não conta com controle de tração, por exemplo, um item que poderia ajudar na pilotagem da nervosa Kawasaki Z 900. Saídas mais fortes levantam a dianteira com facilidade. Para torná-la ainda mais agressiva, a Z900 vem equipada com câmbio de seis marchas e embreagem deslizante.
A suspensão dianteira usa garfos invertidos (upside-down) com regulagem total e curso de 120 mm. Na traseira o sistema também permite a regulagem e oferece 140 mm de curso. Ainda sobre a ciclística, o novo quadro em treliça foi inspirado na H2R e pesa somente 13,5 kg, fazendo com que a motocicleta se comporte muito bem nas curvas.
O banco baixo (a apenas 795 mm) oferece a sensação de segurança para os pilotos de menor estatura, ainda mais por conta do peso reduzido do modelo – de apenas 210 kg em ordem de marcha – e o baixo centro de gravidade. Falando em segurança, os freios cumprem muito bem seu papel, parando com excelência em situações de emergência, com os grandes discos dianteiros de 300 mm e o disco único de 250 mm na traseira.
Seu painel é bem simples , mas bonito, e conta com hodômetro total, e dois parciais , e computador de bordo , que mostra tanto o consumo médio ou imediato, e quanto a moto percorrerá com o combustível restante. Por ser todo preto, porém, diversas vezes a visualização acaba ficando prejudicada por conta do reflexo do sol. Com capacidade para 17 litros de combustível , o computador de bordo chegou a registrar um consumo médio de 18 km/l , entregando uma autonomia que ultrapassa os 300 quilômetros . Mas quem quer acelerar uma moto como essa não deve estar muito preocupado com quanto ela vai "beber", certo?
O estilo agressivo Z supernaked da Z900 combina elementos de design sugomi com um conjunto de carenagens elegantes e contínuas aliado a um motor condensado e compacto. Os elementos chave do design sugomi, como a sua posição de ataque agachada, com a cabeça baixa e com a rabeta levantada , dão à Z900 um silhueta distinta . A Kawasaki pecou, porém, em não colocar LED também no conjunto óptico dianteiro .
Ficha Técnica - Kawasaki Z900
MOTOR |
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Tipo |
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Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 em linha |
Cilindrada |
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948 cm3 |
Diâmetro x curso |
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73,4 x 56,0 mm |
Taxa de compressão |
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11,8 : 1 |
Sistema de válvulas |
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DOHC, 16 válvulas |
Sistema de combustível |
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Injeção de combustível: ø36 mm x 4 com válvulas de aceleração |
Ignição |
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Digital |
Partida |
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Elétrica |
Lubrificação |
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Lubrificaçao forçada, cárter úmido |
PERFORMANCE |
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Potência máxima |
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92,2 kW (125 CV) a 9.500 rpm |
Torque máximo |
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98,6 N.m (10,1 kgf.m) a 7.700 rpm |
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TRANSMISSÃO |
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Transmissão |
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6 velocidades, retorno |
Transmissão final |
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Por corrente |
Relação de redução primária |
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1,627 (83/51) |
Relações de marcha: 1a |
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2,692 (35/13) |
2a |
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2,059 (35/17) |
3a |
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1,650 (33/20) |
4a |
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1,409 (31/22) |
5a |
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1,222 (33/27) |
6a |
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1,034 (30/29) |
Relação de redução final |
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2,933 (44/15) |
Embreagem |
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Manual, discos múltiplos em banho de óleo |
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QUADRO |
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Tipo |
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Quadro de aço em treliças |
Curso da roda: Dianteira |
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120 mm |
Traseira |
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140 mm |
Pneus: Dianteiro |
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120/70ZR17M/C (58W) |
Traseiro |
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180/55ZR17M/C (73W) |
Ângulo de cáster (inclinação) |
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24,5o |
Trail |
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103 mm |
Ângulo de esterçamento (esq/dir) |
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33o / 33o |
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SUSPENSÃO |
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Dianteira |
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Garfo invertido de ø41 mm com amortecimento |
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de retorno e ajuste da pré-carga da |
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mola |
Traseira |
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Tipo horizontal Back-link com amortecimento |
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de retorno e ajuste da pré-carga da |
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mola |
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FREIOS |
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Dianteiro: Tipo |
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Duplo com discos semi-flutuantes de ø300 mm |
Pinça |
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Dupla com 4 pistões opostos |
Traseiro: Tipo |
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Disco de ø250 mm |
Pinça |
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De 1 pistão |
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DIMENSÕES |
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Comprimento total |
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2.065 mm |
Largura total |
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825 mm |
Altura total |
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1.065 mm |
Entre eixos |
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1.450 mm |
Distância ao solo |
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130 mm |
Altura do assento |
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795 mm |
Peso em ordem de marcha |
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210 kg |
Capacidade do tanque |
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17 litros |
de combustível |
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Fotos: Kiko Tokuda/MOTO.com.br e Divulgação
Vídeo: Kiko Tokuda e Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br
Texto: Alexandre Ciszewski/MOTO.com.br