Kawasaki lança linha 2015 de Z1000 e Ninja 1000 no Brasil

Novos modelos chegam às concessionárias da marca japonesa com boas novidades e soluções para o mercado premium

Por Aladim Lopes Gonçalves

A fabricante japonesa Kawasaki apresentou as novas Z1000 e Ninja 1000 Tourer, os primeiros modelos da linha 2015 no Brasil, em evento em Sumaré (SP). A renovada Z1000 chega às concessionárias da marca no país nas cores Golden Blazed Green e Candy Burnt Orange, nas versões standard ou ABS, com preço sugerido de R$ 48.990 (Z1000), R$ 49.990 (Z1000 SE), R$ 51.990 (Z1000 ABS) e R$ 52.990 (Z1000 ABS SE) e a nova Ninja 1000 Tourer ABS é oferecida na cor Candy Lime Green com o preço sugerido de R$ 56.990.

Z1000

A agressiva naked da Kawasaki tem a missão de lutar pela supremacia na classe de supernakeds, intransigente, franca e acima de tudo, distinta. Destilando o conceito Z, para chegar ainda mais longe, este projeto de design traz a essência do conceito Sugomi, usada pela primeira vez no modelo Z800 e suas versões — concebido para ser experimentado pelo piloto em toda sua essência, uma experiência de condução visual, tanto quanto em nível de desempenho do motor e respostas do chassi, refinando a condução e esportividade do modelo.

Proporcionando alto nível de controle, as pinças de freio monobloco tornam ainda mais radicais as frenagens e entradas de curva, com total controle na ponta dos dedos. Com montagem radial, e cilindro mestre exclusivo, chama a atenção tanto pela performance quanto pelo visual, combinado com os discos em formato pétala, oferecendo boas respostas nas frenagens.

A nova suspensão dianteira de pistões superdimensionados e funções separadas. Ajustável na compressão e pré-carga. Os faróis com lâmpada de LED compõem a dianteira do modelo, proporcionando visão mais clara e de maior alcance. Além do menor consumo de energia, os LED’s tem maior vida útil. São quatro lâmpadas para o farol alto, sendo que apenas duas destas ficam acesas durante o uso do farol baixo.

Ainda mais estimulante com as mudanças na ECU, comando e conectores ovais entre os tubos de escape, além de uma infinidade de aprimoramentos, tais como cilindros conectados para menor perda de bombeamento. Segundo o fabricante, a nova Z1000 tem melhora em baixa, mas sem comprometer as características de alta. Inspirada no modelo Z1, a nova Z1000 exibe um sistema de escapamento com quatro saídas.

Ninja 1000 Tourer

Com perfil agressivo, a sport touring da Kawasaki segue o design característico da família Ninja, com uma combinação entre potência, resposta e precisão na pilotagem, aparência e tecnologia.

A Ninja 1000 Tourer traz avançado sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control), que apresenta três modos diferentes, oferecendo desempenho e colaborando para um sensível aumento na confiança do piloto nas diferentes condições de uso. Os dois modos de potência selecionáveis servem para conciliar o desempenho do motor pelo piloto, que pode optar pela entrega bruta de potencia ou limitar a mesma para aumentar o nível de segurança.

No grande monobloco de montagem radial, as pinças de freio dianteiras oferecem poder de frenagem sem igual. Com a 6ª marcha alongada, as rotações do motor diminuem mantendo a velocidade da motocicleta, diminuindo o consumo de combustível e aumentando a sensação de conforto. O subchassi foi redesenhado pensando em uma melhor acomodação do piloto e passageiro, além dos acessórios para transporte de bagagem.

A Ninja 1000 Tourer conta com o potente motor tetracilíndrico de 1043 cm³, DOHC de 16 válvulas, com a admissão redesenhada para privilegiar o torque também em baixas e medias rotações. O sistema de injeção de combustível do modelo utiliza quatro corpos de aceleração ovais, Keihin, com 38 milímetros cada, fazendo fluir a mistura ar/combustível em cada câmara de combustão.

No sistema de controle de tração KTRC (Kawasaki Traction Control), a combinação dos três modos ajustáveis que, somadas ao sistema de controle de potência, PMS (Power Mode Selection), oferecem variadas configurações a escolha do piloto, desde a entrega total de desempenho da motocicleta às limitações que garantem a segurança do condutor em situações de piso escorregadio.

Assim como na Ninja ZX-6R 636, os dois primeiros modos do KTRC são destinados à máxima aceleração, já o terceiro modo é ideal para terrenos de pouca tração (piso molhado ou de baixa aderência), similar ao utilizado na Concours 14. Exibidos no painel de instrumentos, facilita sua escolha sem tirar a atenção da via, o modo off (desligado) também pode ser selecionado. Também são mostradas no display LCD a indicação de modo pilotagem econômica (ECO) e as informações sobre os freios ABS.

Utilizando conceitos muito semelhantes de fabricação, o avançado chassi em alumínio possui características que descendem da superbike da marca, a ZX-10R. Alternando entre áreas mais espessas, mais exigidas quanto à torção, e outras mais finas, em zonas de menor torção, resultam em leveza do conjunto, rigidez excepcional e baixíssima vibração. O novo subchassi também vem preparado para receber malas laterais rígidas com capacidade para 29 litros cada.

Rodas de seis hastes em liga especial, freios e o conjunto de suspensões conferem estilo e leveza ao trafegar. Na dianteira, garfo invertido (USD) com canelas de 41 mm, e na traseira, totalmente ajustável na pré-carga e retorno, a suspensão traseira, que apresenta o novo ajuste remoto. O monoamortecedor está posicionado quase horizontalmente, acima da balança traseira, privilegiando a centralização das massas e aumentando a refrigeração do sistema.

Equipada com discos de freio em formato margarida com 300 milímetros cada, pressionados por pinças de montagem radial, fabricadas a partir de um único bloco de alumínio, conferindo à Ninja 1000 grande poder de frenagem. O sistema ABS de última geração assegura maior controle, com sensibilidade na ponta dos dedos.

As formas e linhas da carenagem da Ninja 1000 foram projetadas com clara alusão aos modelos mais recentes: Ninja ZX-6R 636 e ZX-10R. O para-brisa oferece três posições de altura diferentes, permitindo o acerto ideal para cada uso e tipo físico de piloto.

Fotos: Kawasaki e Osvaldo Furiatto (VGCOM)/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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