Kawasaki desenvolve moto com inteligência artificial

Fabricante japonesa trabalha no desenvolvimento de uma motocicleta capaz de entender emoções do piloto

Por Aladim Lopes Gonçalves

O dia em que você poderá conversar com a sua moto pode estar mais próximo do que você imagina. Isso porque a Kawasaki anunciou que está em fase acelerada de desenvolvimento de uma motocicleta equipada com inteligência artificial. Segundo a fábrica japonesa, a moto terá uma forma de Inteligência Artificial que permite a comunicação entre homem e máquina, por meio de um sistema de diálogo e linguagem no qual a máquina é imbuída de sentimentos e uma tecnologia capaz de reconhecer a emoção por meio do som e da entonação da voz do locutor.

De acordo com a voz e as palavras ditas pelo piloto, a moto seria capaz de entender suas intenções e seu estado emocional. Segundo a Kawasaki, a possibilidade de que máquina e homem se comunicassem e se entendessem abrirá as portas para inúmeras possibilidades. Uma delas seria a capacidade da moto de acessar um banco de dados da Kawasaki com informações sobre o chassi e motor ou ainda procurar referências na internet e oferecer dicas pertinentes ao piloto para que aproveitasse mais a pilotagem ou conduzisse de forma mais segura.

A avançada tecnologia permitiria ainda atualizar o sistema de acordo com a experiência, habilidade e estilo de pilotagem do motociclista. Com essa interação constante, a motocicleta será capaz de desenvolver uma personalidade própria e evoluir juntamente com o piloto.

Foto: Kawasaki/Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br