Kawasaki comemora 25 anos da Ninja
A marca japonesa lançou seu primeiro modelo em 1984 que foi batizado pelo nome que conhecemos, nos Estado Unidos.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
As Kawasaki Ninja estão há 25 anos no mercado, como motos lendárias, sinônimo de alto desempenho e líderes da categoria. A primeira delas, lançada em 1984, na verdade sucedeu outro sucesso da Kawasaki, na sua linha Z. A GPZ 900R foi o primeiro modelo batizado como Ninja nos Estados Unidos, e já nasceu como a Moto do Ano.
Estreando a marca Ninja, ela reescreveu os livros de recordes de motocicletas, como a mais rápida do mundo. Seu quadro tipo diamond, carenagem completa e outras características vindas dos modelos de competição, com vários refinamentos ao longo dos anos, deram a ela a condição que desfruta hoje em dia, de motos únicas, distintas e radicais.
A Ninja nasceu com o primeiro motor Kawasaki com refrigeração líquida, DOHC, 16 válvulas, 4 cilindros (na época a potência máxima era 115 CV, hoje é de 188). Com uma velocidade máxima de mais de 250 km/h e capaz de correr de 0-400 metros em 10,552 segundos, há 25 anos atrás.
Agora, alguns modelos Ninja chegaram ao mercado brasileiro, pela Kawasaki Motores do Brasil. Estão nas concessionárias autorizadas as tetracilíndricas ZX-6R e ZX-10R, com poderosos motores de 600 e 1000 cc, e a Ninja 250R, uma bicilíndrica projetada para o uso cotidiano, nas vias urbanas.
O ano de 2009 marca o vigésimo quinto aniversário dos modelos Ninja. Para muitos, os nomes Ninja e Kawasaki são sinônimos. Essa imagem forte não foi criada da noite para o dia, e foi promovida por multidões de fãs da Kawasaki.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário