Kawasaki apresenta Ninja 400 no Brasil
Sucessora da Ninja 300 chega ao país e estará disponível nas concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Um dos lançamentos mais esperados de 2018 já está em solo brasileiro. Na última terça-feira, no interior de São Paulo, a Kawasaki apresentou a Ninja 400, nova pequena esportiva da fabricante japonesa.
Para revelar o modelo, a Kawasaki convidou a imprensa para um test ride no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. O primeiro contato com a motocicleta mostra uma moto superior à Ninja 300 em todos os aspectos.
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A moto chega como sucessora da Ninja 300, que fez o mesmo com a Ninja 250R quando chegou ao país. O projeto é totalmente novo e traz uma série de inovações, a começar pelo motor. Segundo a fabricante, houve uma série de esforços para a redução de peso e de dimensões.
O resultado é um propulsor bicilíndrico de 399 cm³ de cilindrada com 48 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 3,9 kgf.m a 8.000 rpm – como efeito de comparação, a Ninja 300 possui motor de 296 cm³ com 39 cv a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m a 10.000 rpm. A entrega de potência é linear e a moto responde bem, mesmo em baixas rotações. As trocas de marcha são suaves e o acionamento da alavanca é leve, graças à nova embreagem assistida deslizante, mais compacta (de 139 mm para 125 mm).
O design e o chassi da Ninja 400 buscam inspiração em uma das irmãs maiores, a H2. O quadro é em treliça e o entreeixos mais curto. Com isso, foi possível reduzir peso e proporcionar mais agilidade. O peso em ordem de marcha é de 168kg, 4kg a menos do que a Ninja 300.
A suspensão também foi modificada, tanto na dianteira quanto na traseira. Agora, o garfo dianteiro possui 41 mm (contra 37 mm da Ninja 300). Atrás, os links foram revistos e o ajuste de pré-carga de mola segue com cinco níveis. A sensação de leveza e agilidade pôde ser sentida durante o teste ride no circuito do Haras Tuiuti.
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O único ponto exatamente igual quando comparamos a Ninja 400 com a antecessora é a altura do assento, que se mantém em 785 mm. Na prática, isso permite a pilotos de estatura menor colocar os dois pés no chão sem grandes dificuldades.
Os freios também foram aperfeiçoados. O disco dianteiro semi-flutuante agora mede 310 mm (mesmo tamanho dos utilizados na Ninja ZX-14R) e o cilindro mestre é novo, o que, de acordo com a Kawasaki, contribui para melhor controle. O ABS atua na dianteira e na traseira, conta com a mais recente unidade fabricada pela Nissin e trabalha bem quando exigido.
O guidão foi elevado e as pedaleiras posicionadas à frente, buscando proporcionar uma pilotagem mais confortável. O painel, por sua vez, é o mesmo da Ninja 650, mesclando um conta-giros analógico com lâmpadas de advertência do lado esquerdo e tela de LCD multifuncional do lado direito, contendo indicador de marchas, velocímetro, hodômetros total e parcial, relógio, consumos médio e instantâneo, entre outras funções.
A nova Ninja 400 estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de setembro, mas os pedidos pela motocicleta já podem ser feitos. São duas versões para a Ninja 400, ambas com ABS de série.
A versão padrão da Ninja 400, nas cores Lime Green e Metallic Spark Black, tem preço público sugerido de R$ 23.990 (sem frete). Já a versão Lime Green - KRT Replica, que traz cores e grafismos utilizados pela Kawasaki no Mundial de Superbike, chega por R$ 24.990 (sem frete).
Confira a ficha técnica da Ninja 400:
MOTOR |
|
Tipo |
2 cilindros parelelos, DOHC, 8 válvulas, arrefecido a líquido |
Diâmetro x curso |
70,0 x 51,8 mm |
Deslocamento |
399 cm3 |
Taxa de compressão |
11,5:1 |
Alimentação |
Injeção eletrônica (32 mm x 2) |
Potência máxima |
48cv / 10.000 rpm |
Torque máximo |
3.9 kgf.m / 8.000 rpm |
CHASSI, SUSPENSÃO E FREIOS |
|
Tipo |
Treliça, aço de alta resistência |
Suspensão: Dianteira |
Garfo telescópico de 41 mm |
Suspensão:Traseira |
Amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link |
Curso: Dianteira |
120 mm |
Curso: Traseira |
130 mm |
Cáster |
24,7° |
Trail |
92 mm |
Ângulo de esterçamento (esq./dir.) |
35°/35° |
Pneu: Dianteiro |
110/70R17 M/C 54H |
Pneu: Traseiro |
150/60R17 M/C 66H |
Freio: Dianteiro |
Disco semi-flutuante de 310 mm. Pinça de dois pistões |
Freio: Traseiro |
Disco de 220 mm. Pinça de dois pistões |
TRANSMISSÃO |
|
Transmissão final |
Corrente |
Número de marchas |
6 velocidades |
Relação de marcha: 1ª |
2,929 |
2ª |
2,056 |
3ª |
1,619 |
4ª |
1,333 |
5ª |
1,154 |
6ª |
2,219 |
DIMENSÕES |
|
Comprimento total |
1.990 mm |
Largura total |
710mm |
Altura total |
1120 mm |
Distância entre eixos |
1370 mm |
Altura do solo |
140 mm |
Altura do assento |
785 mm |
Peso (ordem de marcha) |
168 kg |
Capacidade do tanque |
14 litros |
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