Murillo Ghigonetto
Essa é para os saudosistas de plantão e fãs da Harley-Davidson espalhados pelo mundo. A centenária marca norte-americana acaba de lançar nos Estados Unidos seu novo modelo, a Softail Cross Bones (FLSTSB).
Dona de um estilo único, a moto pode ser definida como uma mistura “moderna do antigo”, que reúne o desenho clássico dos modelos old-school da década de 1940 e 1950, sem deixar de lado características mais atuais.
Embora seja um lançamento, o objetivo da Harley-Davidson com a Cross Bones foi resgatar todo o glamour das motocicletas mais antigas da marca. O resultado de tudo isso está na aparência e no estilo do modelo. A receita tem tudo para agradar aos clientes mais fanáticos da grife americana que curtem um visual diferenciado.
Na dianteira da Cross Bones chama a atenção o pneu do tipo balão, mais rechonchudo, montado em uma roda raiada aro 16. Outro destaque está no garfo, com suspensão Springer (estilingue), que deixa amostra as molas e os braços oscilantes do amortecedor, muito comum entre os modelos da década de 40 e 50. Outro detalhe interessante está no guidão alongado, que reforça ainda mais o apelo “old-school”.
O painel de instrumentos é simples e conta com o velocímetro fixado no tanque de combustível (18,9 litros de capacidade), além de informações do hodômetro e parte elétrica. Ainda no tanque há um pequeno enfeite trançado em couro que deve agradar os “harlistas” de carteirinha.
O assento do piloto é ajustável em dois níveis de altura e no melhor estilo sela. A traseira segue sem muitos chamarizes e tem como único destaque o desenho do pára-lamas, com traços mais atuais que o restante do conjunto. O peso a seco do modelo é de 317,5 kg.
Motor e ciclística
Esta máquina é equipada com motor de dois cilindros em “V”, Twin Cam 96B de 1584 cm³ e arrefecido a ar. O propulsor recebeu pequenas alterações estéticas, como a aplicação de tinta epóxi na cor preta em alguns de seus componentes. O resultado está em um visual diferenciado, sem os famosos cromados, marca registrada da montadora.
O sistema de injeção é o já conhecido ESPFI (Electronic Sequential Port Fuel Injection), utilizado em outros modelos da marca. Infelizmente a potência não é divulgada pela fabricante, no entanto, a empresa garante o bom desempenho da Cross Bones. O câmbio é de seis velocidades com a transmissão final feita por correia dentada.
Na parte ciclística, a nova moto da Harley-Davidson deixa ainda mais claro seu estilo “old-school”. A suspensão dianteira é do tipo Springer, com curso de 96,5 mm. Já na traseira o conjunto usa dois amortecedores presos horizontalmente sob a moto (109,2 mm de curso).
Os freios são de disco simples na frente e atrás, com medida de 292 mm. O quadro é tubular em aço com acabamento na cor preta, assim como acontece na maioria dos acessórios da moto.
Disponível em seis tons de cores, a nova Cross Bones é a nova aposta da Harley-Davidson para o mercado mundial. Não há uma definição de importação do modelo para o Brasil, segundo informa o representante da marca. Por enquanto, a novidade estará disponível apenas para o mercado norte-americano.
Agência Infomoto
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