IV Fórum Abraciclo discute soluções para motos e bikes

Evento em São Paulo reuniu especialistas para analisar e levantar soluções viárias para grandes cidades do país

Por Aladim Lopes Gonçalves

A quarta edição do Fórum Abraciclo aconteceu nessa quinta-feira, 16/05, em São Paulo (SP) com a participação de cerca de 200 participantes. O evento promovido pela Abraciclo (associação dos fabricantes) teve como tema das discussões Mobilidade & Segurança em Duas Rodas.

O destaque da edição 2013 foi a palestra de abertura das atividades com o advogado Ramón Ledesma Muñiz, do Departamento de Trânsito da Espanha, que tem sido responsável pela regulação e gestão do tráfego de motocicletas no país.

O especialista em trânsito tratou na sua exposição das mudanças promovidas na Espanha para melhorar o trânsito e aumentar a segurança para motos e ciclistas.

Na sequência foi montado o painel de discussões Bicicleta – Um Movimento Seguro que abordou o aumento do uso da bicicleta nas grandes cidades brasileiras e o estímulo de ações para garantir a mobilidade desses veículos nos centros urbanos.

O painel teve a mediação da jornalista Renata Falzoni e contou a presença de Felipe Aragonez, diretor do Instituto CicloBR, Nabil Bonduki, vereador da cidade de São Paulo, Paulo Saldiva, pesquisador e professor da USP e Willian Cruz, presidente da ONG Vá de Bike!.

Na parte da parte aconteceram os debates sobre a questão da motocicleta no Brasil. Com mediação do jornalista Geraldo Simões, o primeiro painel tratou das ações do governo voltadas a segurança dos motociclistas e contou com a participação de Cezar Augusto de S. Oliveira, presidente do Carpe Dien Moto Clube, de São Paulo, Hugo Leal, deputado federal, e Samuel Ometto, coordenador de atendimento por motocicletas URAM/SAMU.

O último painel do Fórum Abraciclo abordou as perspectivas de crescimento da mobilidade urbana em duas rodas e teve mediação do jornalista Roberto Agresti, além das participações de Daniel Annenberg, presidente do Detran.SP, Marcelo Araújo, presidente da Comissão de Trânsito e Transporte da OAB/PR e Maria Cristina Hoffmann, coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito.

“A quarta edição ocorre em momento especial, em que as bicicletas e motocicletas ganham espaço na mídia e junto à opinião pública, posicionando-se como opções flexíveis, práticas, ágeis e mais econômicas para a mobilidade. É preciso todos os nossos esforços sejam para um trânsito cada vez mais pacífico, com condutores e pedestres conscientes sobre a prática da tolerância, do respeito e da cooperação nas vias públicas”, avalia José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

A apresentação do Fórum Abraciclo foi conduzida pelo jornalista Celso Miranda, que atua na cobertura de grandes competições e eventos motociclísticos pelos canais de televisão e rádio da Rede Bandeirantes.

Um fato curioso, fora do contexto das discussões no Fórum Abraciclo, foi a intervenção da reportagem do programa CQC. O repórter e comedidante Ronald Rios conversou com o especialista de trânsito espanhol Ramón Ledesma Muñiz e fez brincadeiras com várias pessoas que acompanhavam o evento.

Fotos: Aladim Lopes Gonçalves


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br