Indústria de motocicletas registra crescimento de 10,3% no ano

Fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus atingem o melhor desempenho para o período em 13 anos

Por Thiago Dantas

A indústria brasileira de motocicletas está em ascensão, registrando um aumento significativo de 10,3% na produção durante o primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. 

 

Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), 438.038 unidades foram fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) nos três primeiros meses de 2024. Esse desempenho representa o melhor resultado para o primeiro trimestre desde 2012, evidenciando uma tendência positiva no setor.

 


Triumph inicia produção da T-Series 400 em Manaus - Foto: Divulgação Triumph

 

O crescimento não se limita apenas à produção, pois as vendas no varejo também apresentaram um aumento expressivo. Durante o período de janeiro a março, os licenciamentos totalizaram 432.402 unidades, marcando uma alta de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse número representa o melhor volume de emplacamentos em 13 anos, segundo a Abraciclo. Confira a lista de motos mais vendidas em Março.

 

Para Marcos Bento, presidente da Abraciclo, esses números demonstram o compromisso das fabricantes em manter uma trajetória ascendente na produção.

 

 

Ele ressalta que a demanda por motocicletas, seja como solução de mobilidade ou para o trabalho, continua elevada, o que mantém o mercado aquecido. Essa tendência positiva sugere que o ritmo de crescimento pode ser mantido ao longo do ano, impulsionando ainda mais o setor.

 

Destaques por categoria e exportações

 

No segmento de vendas, a categoria "Street" liderou os licenciamentos, seguida de perto pela categoria "Motoneta" e "Trail", respectivamente. Em média, foram vendidas 7.636 unidades diariamente em março, que teve 20 dias úteis.

 

Quanto às exportações, embora tenha havido uma leve retração de 8,7% no acumulado do ano em relação a 2023, as vendas para o mercado externo apresentaram um aumento significativo em março. No total, foram embarcadas 4.093 unidades, representando um crescimento de 45,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 46,7% em comparação com fevereiro.

 

Os dados positivos da indústria de motocicletas refletem não apenas um aumento na produção e nas vendas internas, mas também um crescimento significativo nas exportações. Essa tendência ascendente impulsiona não apenas a economia local, mas também reforça a competitividade do setor no mercado global.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br