Indian apresenta modelos Roadmaster e Chieftain no Brasil

Modelos utilizam o mesmo motor que equipa as Indian Chief Classic e Chief Vintage, o V-Twin Thunder Stroke de 1.811 cc

Por Alexandre Ciszewski

Dois meses após apresentar seus três modelos iniciais para o mercado brasileiro, a Indian Motorcycle aumentou a linha disponível por aqui com as motocicletas Roadmaster e Chieftain. A chegada dos novos modelos às concessionárias da marca no Brasil está prevista para o fim do mês de abril. Tanto a Indian Chieftain (nas cores preta e vermelha, por R$ 99.990) quanto a Roadmaster (na cor preta, por R$ 114.990) são produzidas em Manaus (AM) em regime de CKD.

Em evento de lançamento exclusivo realizado no Haras Tuiuti, interior do estado de São Paulo, a marca lendária norte-americana apresentou aos jornalistas presentes as motos touring, que são equipadas com o mesmo motor dos modelos Indian Chief Classic e Chief Vintage, o V-Twin Thunder Stroke de 1.811 cilindradas e 16,47 quilos de torque. Outro atrativo é o acelerador eletrônico (ride by wire), capaz de tornar as respostas às acelerações mais precisas e suaves.

Outro diferencial – inédito entre as touring clássicas –, é o chassi de alumínio forjado, que promove além de uma maior resistência a torções, menor peso. Assentos em couro premium, computador de bordo com indicadores de pressão dos pneus além de diversos outros equipamentos, somam-se a lista, como partida keyless e alarme/imobilizador dos alforges, por exemplo. 

Indian Chieftain
Segundo a fabricante, neste modelo o compromisso é com o conforto, mas claro, sem abrir mão da tradição dos modelos Indian, com visual clássico e inegavelmente elegante. No novo modelo, retrô só mesmo o visual, já que se trata de uma motocicleta com grande tecnologia embarcada, sendo equipada com quadro em alumínio forjado, câmbio de seis marchas, cruise control e o poderoso motor Thunder Stroke 111 de 1.811 cilindradas de abundante torque. Para tornar a viagem mais agradável, a Chieftain possibilita a seu condutor curtir as estradas ouvindo suas músicas prediletas, já que o modelo é equipado com sistema de som com 100W de potência que permite a conexão via bluetooth.

A Chieftain é uma touring conta com design todo inspirado na década de 1950 dos Estados Unidos.  Apesar do motor grande e poderoso, seu funcionamento é suave com baixos níveis de vibração, transmitindo uma forte sensação de potência, presente em uma ampla faixa de giros. Em viagens por longas distâncias, esta qualidade faz diferença. Seu câmbio tem 6 marchas com engates precisos e suaves, com transmissão final  feita por correia, que não só é mais silenciosa e limpa – já que dispensa lubrificação – como livre de ajustes e manutenção em geral.

A Indian Chieftain possui o chassis em alumínio forjado, o que a coloca em posição mais favorável em relação à concorrência. A utilização deste material em uma motocicleta custom é inovador, já que normalmente este material mais nobre que o aço é empregado em motos com caráter mais esportivo.

Na Indian Chieftain, o uso do alumínio se deu pela busca em elevar a dirigibilidade e agilidade a um nível superior ao encontrado nas motos do segmento do qual faz parte, já que além de mais leve, este metal confere mais rigidez ao quadro, minimizando as torções em condições como entradas e saídas de curvas, ou mesmo mudanças bruscas de direção. Este eficiente quadro que equipa a Chieftain – cujo ângulo do cáster é o trail de 150 mm – permite um excelente desempenho em curvas e elevada estabilidade em retas.

No modelo o sistema de suspensão dianteira é do tipo telescópica com acabamento cromado e tubos com Ø46mm. Nela, os amortecedores tem curso de 116 mm e possuem dupla mola a fim de promover um funcionamento mais suave e de acordo com a proposta da moto. Na traseira, o sistema de suspensão tem curso de 114 mm e é formado por uma balança de alumínio forjado com mono amortecedor da marca FOX Racing. Ele é regulável na pré-carga da mola e também através de uma bomba manual, que permite um funcionamento mais duro ou mais macio conforme a necessidade do piloto.

Além da segurança do sistema ABS – que evita o travamento das rodas nas frenagens em situações de baixa aderência – ela ainda é equipada com um conjunto digno de motos esportivas, o que da ao modelo um desempenho acima do esperado para sua categoria e proposta. Na frente, o sistema de freio é formado por dois enormes discos flutuantes e ventilados de 300 mm cada, duas pinças de duplo pistão e flexível do tipo aeroquip, que além de mais durável, permite um controle mais fino e progressivo da frenagem junto ao manete. Já na traseira o conjunto é formado por um disco ventilado com Ø300mm e pinça com duplo pistão. A Chieftain utiliza rodas em liga leve com a medida de 16” x 3,5” na frente, e 16” x 5” na traseira, que são calçadas pelos pneus Metzeler Marathon Ultra, com as respectivas medidas de 130/90-16 e 180/65-16.

O conforto para encarar viagens e longas distâncias com a Chieftain, foi levado a sério pela Indian, afinal ela é única no segmento entre as touring classicas a ser equipada com pára-brisas com regulagem elétrica, permitindo ajustar sua altura na posição desejada, bastando para isso, o simples toque de um botão no punho esquerdo. A Chieftain também vem equipada com dois alforges laterais em fibra com pintura no tom da cor principal, e a capacidade total, somando os dois lados, é de 65,1 litros. A abertura e travamento de ambos, pode ser feita manualmente ou por controle remoto.

Indian Roadmaster
Versão de luxo, por assim dizer, da Chieftain, a Roadmaster contempla as características já citadas e oferece ainda mais conforto, equipada com toda a tecnologia disponível no modelo Chieftain. De acordo com a Indian, trata-se de um modelo para quem acredita que, em uma viagem de moto, o trajeto vale mais que a jornada. Na Roadmaster, a tradição dos modelos Indian não foi deixada de lado. Seu visual é atraente e elegante, carregando uma forte inspiração nos primeiras motos da marca fabricadas no século passado, como o desenho de seu motor V-Twin, os pára-lamas envolventes que cobrem as laterais das rodas e até mesmo o emblemático War-Bonnet – iluminado por LED – sobre o pára-lama dianteiro.

A Indian Roadmaster é o modelo top de linha da marca, tanto em matéria de conforto, quanto em experiência de pilotagem. Ela é equipada com carenagem frontal similar ao do modelo Chieftain, porém com um pára-brisas maior e igualmente dotado de regulagem elétrica, permitindo ajustar a altura na posição desejada ao simples toque de um botão no punho esquerdo. Nela, o farol principal central de dupla parábola – assim como os faróis de neblina suplementares – utilizam tecnologia LED, aumentando a capacidade de iluminação.

A Roadmaster também vem equipada com carenagens laterais que oferecem proteção contra o vento frontal na altura das pernas, sistema de entrada de ar com regulagem para maior conforto, e ainda dois pequenos compartimentos para pequenos objetos como celulares e carteiras. Além disso, ainda há dois alforges laterais em fibra e um top case com pintura no tom da cor principal, que juntos, proporcionam um espaço total de 142 litros. Eles podem ser abertos e trancados através de controle remoto ou manualmente por fecho elétrico.

Outros atrativos são os assentos do piloto e garupa em couro legítimo com sistema de aquecimento individual, cruise control (piloto automático) – que é muitíssimo útil quando quando se roda por longas retas e grandes distâncias – e manoplas com sistema de aquecimento com regulagem da temperatura. Ainda falando de itens ligados ao conforto, as pedaleiras do garupa podem ser ajustadas na altura e no ângulo, o que garante maior comodidade ao passageiro.

Em termos de instrumentação, a Roadmaster vem equipada com velocímetro e conta-giros analógico e com mostrador digital multifunção centralizado no painel. Nele há informações como o nível de combustivel, odômetro, duplo indicador de quilometragem com distância e tempo, consumo instantâneo e médio, autonomia, relógio, temperatura ambiente, indicador de marcha, indicador de pressão da roda dianteira e traseira, indicador de horas de operação do motor (horímetro), porcentagem de vida útil do oleo do motor, média de velocidade, voltagem de bateria, display com informações do rádio, indicador de erros, indicador de temperatura das manoplas. Todas estas funções são acessadas por um botão no punho esquerdo do guidão, tornando o seu acesso simples sem que seja preciso remover a mão do guidão.

Para tornar a experiência de pilotar uma Indian ainda mais inesquecível, a Roadmaster possibilita que seus ocupantes curtam a viagem ouvindo sua trilha sonora preferida. Isso porque ela é equipada com um potente sistema de áudio com 200W de potência que permite conexão via bluetooth. O modelo também é conta com partida keyless (sensor de presença). Com este sistema, é possível dar a partida na motocicleta sem utilização de chave física. O controle remoto serve também para abrir e fechar os alforges de fibra assim como ativar e desativar o alarme / Imobilizador.

O capricho e esmero pode ser percebido em inúmeros detalhes de acabamento na Roadmaster. Um bom exemplo são os cabos elétricos embutidos no interior do guidão tornando seu aspecto visual mais limpo e bonito. Outro cuidado é a grande quantidade de componentes mecânicos cromados como a suspensão dianteira e pedaleiras e outros.

Veja o vídeo:

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Fotos:Kiko Tokuda/MOTO.com.br e Gustavo Epifanio/Divulgação/Indian Motorcycle
Vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br
Texto: Alexandre Ciszewski


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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