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Índia assume o posto de líder mundial do mercado de motos

12 de May de 2017

Com uma atividade industrial intensa, a  Índia é um dos grandes expoentes dos Brics , bloco de países emergentes que inclui ainda Brasil, Rússia, China e África do Sul , tanto que o mercado de motos por lá vai de vento em popa. Prova disso é a expansão de fabricantes de motos indianas pelo mundo, como é o caso recente da anglo-indiana Royal Enfield , que acaba de estabelecer sua subsidiária oficial em território brasileiro.

Em 2016, o segmento das duas rodas na Índia se consolidou como o maior mercado mundial para motocicletas , contabilizando uma venda de nada mais, nada menos que 17,7 milhões de motocicletas . Dá uma impressionante média de cerca de 48 mil motos comercializadas por dia .

É muita moto, mas muita moto mesmo. Não dá para ignorar um volume desses. Até o protuberante império das duas rodas da China ficou para trás, com 16,8 milhões de motos vendidas no ano passado.

Diante desses gigantes e olhando para nossa situação, o poderio indiano no mundo das motos representa mais de 17 vezes os números do mercado brasileiro , se considerarmos os resultados de 2016 em nosso país.

Ao longo de sete anos, o mercado indiano das duas rodas aumentou 32%. A justificativa para tamanho crescimento está ligada a fatores, como a presença de mulheres motociclistas, o aumento da infraestrutura e a melhoria das condições viárias no país .

Os principais produtos no segmento de duas rodas para os indianos são os modelos de baixo custo, cilindrada reduzida e grande economia no consumo , como a TVS Sport 100, que promete fazer até incríveis 95 km por litro.

Nesse sentido, o destaque em termos de motocicletas na Índia fica por conta dos modelos compactos, como scooters, ciclomotores e motos compactas dos segmento street e city. As informações são do site Asphalt and Rubber com India Times.

Foto: Bajaj Auto/Divulgação

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