Honda revela nova CB 1000R com novo visual e motor Euro 5
Potência e torque da primeira geração são mantidos em modelo agora adequado às exigentes normas de emissão de poluentes
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Nesta terça-feira (10), como prometido, a Honda apresentou a nova geração da CB 1000R, moto que inaugurou o segmento Neo Sports Café na fabricante japonesa.
A moto passou por algumas alterações no visual e a mais perceptível delas está na dianteira, que ganha um novo farol, ligeiramente inclinado, além de uma pequena cobertura à frente do painel - item opcional para a versão standard, mas de série na nova versão Black Edition - e novas rodas.
Além disso, o motor de 998 cm³ foi atualizado para atender às normas Euro 5 de emissão de poluentes. A Honda reajustou as configurações da injeção eletrônica para adequar o propulsor e conseguiu manter os 145 cv de potência máxima a 10.500 giros e torque de 10,6 kgf.m a 8.250 rotações por minuto - números ligeiramente superiores aos do modelo no Brasil, que entrega 141,4 cv a 10.500 rpm e 10,19 kgf.m a 8 mil rpm.
Segundo a Honda, a entrega e a resposta do motor foram aperfeiçoadas também. O câmbio é de seis velocidades, com quickshifter de série na versão Black Edition.
Outra novidade significativa para a nova CB 1000R é a adoção do painel TFT de cinco polegadas e a possibilidade de pareamento de um smartphone com a moto e o uso do Honda Smartphone Voice Control, que permite ao motociclista, com o uso de um fone bluethooth, realizar e atender chamadas, escolher uma música para tocar e utilizar um serviço de navegação, acionando todos os recursos com comandos de voz.
Na parte de eletrônica, a CB 1000R segue com os mesmos recursos da geração anterior: quatro modos de pilotagem (standard, rain, sport e user), controle de freio motor, controle de tração e freios ABS, com o ESS (Emergency Stop Signal), que aciona automaticamente o pisca alerta em frenagens mais fortes para avisar quem vem atrás sobre uma situação de emergência à frente.
Na versão Black Edition, além da cobertura à frente do painel e do quickshifter de série, os itens de acabamento como a ponteira de escapamento e suspensão dianteira são na cor preta.
No mais, a nova CB 1000R mantém a altura do assento (830 mm), peso em ordem de marcha (212 quilos) e capacidade do tanque de combustível (16,1 litros)da geração anterior. A Honda ainda não anunciou os preços e nem quando a novidade estará disponível nas concessionárias europeias. Sobre o Brasil, ainda não há previsão da vinda da nova geração da CB 1000R.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário