Acontece
Acontece
A Honda relançou no final de abril a Monkey . A icônica minimoto volta às ruas com um motor de 125cc, suspensões invertidas, freios ABS e iluminação de LEDs . O visual manteve o charme vintage com rodas pequenas, escapamento alto e estilo “rancheiro” .
Famosa na década de 1970 , a minimoto foi criada , na verdade, em 1961 como um brinquedo para crianças do parque de diversões Tama Tech, em Tóquio, capital japonesa. Originalmente tinha motor de 50cc e rodas de apenas cinco polegadas . Fez tanto sucesso que, em 1963, a Honda criou uma versão homologada para as ruas, que foi exportada para a Europa e Estados Unidos.
Confira ofertas de motos Honda nos classificados do MOTO.com.br
Mas foi mesmo nos anos de 1970 , quando recebeu rodas maiores de 8 polegadas e um garfo telescópico desmontável , para que fosse ainda mais fácil guardá-la no porta-malas de um automóvel, que a Monkey viveu sua época de ouro. Com câmbio de três velocidades e embreagem centrífuga , como na Biz, a minimoto da Honda foi o primeiro veículo de duas rodas de muitos motociclistas mundo afora.
Para ver os vídeos e mais detalhes, clique aqui.
Reinventada
De carona no sucesso de outras minimotos modernas , como a MSX 125 da própria Honda ou ainda a Kawasaki Z 125 , a marca da asa reinventou a Monkey . Mas manteve seu design inconfundível com pneus largos, miniguidão característico, escapamento alto, tanque pequeno e banco confortável .
Entretanto, apesar do logo vintage da Honda no tanque de apenas 5,6 litros , a Monkey 2018 ganhou tecnologia atual . O painel de instrumentos digital LCD de formato circular inclui um velocímetro, odômetros total e dois parciais e indicador do nível de combustível .
Como era de se esperar, a Honda também atualizou a parte mecânica . O monocilíndrico, quatro tempos, com arrefecimento a ar tem 125 cm³ e injeção eletrônica para produzir 9,5 cv de potência máxima . O câmbio agora tem quatro velocidades, mas com embreagem multidisco em banho de óleo . O consumo prometido pela marca impressiona: 67 km/litro .
Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!
O conjunto ciclístico recebeu um garfo telescópico invertido na dianteira , mas manteve o sistema bichoque na traseira . Os freios são a disco em ambas as rodas , mas com sistema ABS apenas na frente . As rodas de 12 polegadas usam pneus largos e com cravos nas medidas 120/80-12 (dianteira) e 130/80-12 (traseira) .
O peso da nova Monkey em ordem de marcha é de apenas 107 kg . E seu assento fica a 775 mm do solo . Ou seja, apesar de modernizada, a minimoto da Honda continua fácil de pilotar .
A Monkey 125 2018 será vendida inicialmente no continente europeu em três opções de cores: amarelo, vermelho e preto . O modelo deve chegar às lojas em julho , mas seu preço ainda não foi definido .