Acontece
Acontece
1. Introdução 2. Generalidades do modelo 3. Características principais 4. Preço, cores e garantia
1. Introdução Desde o lançamento da primeira versão no Brasil – a NC700X de 2012 –, que a crossover da Honda é alvo da admiração de inúmeros motociclistas. O inovador motor bicilíndrico, reconhecido pelo torque generoso e economia ímpar, a ágil ciclística, com suspensões ajustadas para conciliar conforto com capacidade de encarar diversos tipos de pisos, se somou um genuíno estilo Adventure. O resultado foi uma motocicleta versátil, capaz de atender a motociclistas variados e diversos tipos de uso. O prático compartimento situado onde normalmente ficaria o tanque de combustível, inovação marcante capaz de abrigar um capacete integral, caracteriza as Honda NC desde as primeiras versões, cuja fórmula de sucesso foi constantemente aprimorada com o passar dos anos. Em 2015 veio a evolução do motor, que passou de 670 cc para 745 cc, proporcionando um upgrade notável ao modelo. A aposta na fórmula da NC ganhou ainda mais força com a profunda atualização ocorrida em 2022, ano em que o modelo passou a ser oferecido em duas versões, com câmbio convencional de seis marchas ou com o exclusivo sistema de transmissão DCT - Dual Clutch Transmission, que chegou junto com o sistema de controle de tração, o HSTC - Honda Selectable Torque Control.
O aprimoramento técnico da NC foi sempre seguido por incrementos na praticidade, conforto e facilidade de pilotagem, esta última desde sempre um ponto de força do modelo. A NC750X 2026 dá sequência a um natural processo de aperfeiçoamento, que salta à vista através do novo design, uso de materiais sustentáveis e do aprimoramento de tecnologias que visam tornar a experiência ao guidão ainda mais prazerosa. O novo painel TFT de 5” e o aperfeiçoamento do sistema DCT visando respostas mais suaves e precisas em baixas velocidades e, por fim, o incremento da segurança na frenagem trazido pela chegada dos discos duplos dianteiros comprovam a filosofia de evolução constante. O “pacote” de novidades desta Honda NC 750X 2026 certamente a posiciona em um patamar ainda mais elevado e exclusivo em seu segmento.
2. Generalidades do modelo A Honda NC750X 2026 traz linhas mais elegantes e minimalistas, com destaque para o para-brisa e grupo óptico de LED redesenhado. O novo painel de instrumentos TFT colorido de 5 polegadas traz grafismos intuitivos, legíveis mesmo sob luz solar direta. O assento está posicionado a apenas 802 mm do solo, facilitando manobras e a acessibilidade. O tradicional compartimento para capacete com capacidade de 23 litros permanece como “assinatura” de sucesso do modelo, conferindo-lhe elevada praticidade e singularidade. O motor bicilíndrico paralelo com cilindros inclinados 62º à frente combina desempenho brilhante em baixas e médias rotações com muita suavidade de funcionamento e baixo consumo de combustível, capaz de dar à NC750X uma autonomia superior a 300 km. A versão com transmissão convencional é equipada com embreagem assistida e deslizante, que reduz a carga na alavanca da embreagem e garante uma condução suave durante reduções bruscas de marcha. Na versão com transmissão DCT, além dos modos Standard, Sport, Rain, há duas opções USER, configuráveis. Seja na Honda NC750X MT como na versão DCT, o acelerador TBW - Throttle By Wire não só proporciona os modos de condução como o HSTC - Honda Selectable Torque Control de três níveis, que atua como um controle de tração, evitando derrapagens e proporcionando maior segurança.
O chassi tipo Diamond tubular de aço conta com uma suspensão dianteira SDBV - Showa Dual Bending Valve, com curso de 120 mm. Na traseira, o monoamortecedor regulável na carga da mola está acoplado ao sistema Pro-Link e oferece curso de 121 mm na versão manual e 122 mm na DCT. Outra grande novidade na NC 750X 2026 é o sistema de freio dianteiro, que passou do disco único do modelo anterior para discos duplos de 296 mm.
3. Características principais 3.1 Design & aspectos práticos
A NC750X 2026 inova seu estilo sem perder a identidade através carenagem superior e inferior redesenhadas, com linhas mais definidas. O novo design não só melhorou a aparência como também facilita a remoção e a instalação das superfícies plásticas, simplificando a manutenção. O assento traz capa atualizada e novas costuras, com acabamento aprimorado. A cobertura do compartimento de carga também foi redesenhada, dando ao conjunto uma aparência ainda mais apurada. O novo conjunto óptico frontal, com farol de LED, realça a dianteira da moto, enquanto o para-brisa oferece proteção ideal contra as intempéries. Por fim, as carenagens, os painéis laterais e a carenagem traseira redesenhadas acentuam o novo design, que dá ênfase à porção frontal. A nova geração da NC750X também faz uso extensivo de Durabio™, uma resina de policarbonato derivada de biomassa usada na criação de diversas peças, para-brisa e em outros componentes. O exclusivo compartimento frontal para capacete da NC750X, localizado onde fica o tanque de combustível nas motos convencionais, tem capacidade para 23 litros podendo abrigar um capacete e pequenos objetos. Tal compartimento dispõe de porta USB-C, posicionada no canto superior esquerdo, e uma divisória que permite melhor organização do espaço de carga. O painel de instrumentos foi completamente atualizado através de um inédito display TFT colorido de 5 polegadas, cuja legibilidade é ótima mesmo em ambiente muito iluminado. A vedação da fresta entre a superfície de vidro e o display é feita com resina que reduz o reflexo da luz, melhorando a visibilidade. O painel de instrumentos permite optar por diferentes grafismos para visualização das informações: "barra", "círculo" e "simplificado". Os indicadores de direção contam com ESS - Emergency Stop Signal, que são ativados se ocorrer uma desaceleração de 6,0 m/s² ou maior for detectada a velocidades superiores a 56 km/h com os freios acionados. Nesta condição os indicadores de direção piscam para avisar os outros usuários da via de que uma frenagem brusca está acontecendo. Em condições de chuva, o limite de ativação do pisca-alerta é diminuído se o ABS for ativado com uma desaceleração de pelo menos 2,5 m/s². A nova NC 750X mantém a chave de ignição física, com seu design prático e plano, que incorpora o HISS - Honda Ignition Security System: se o chip de identificação embutido na chave e a ECU não realizarem a conveniente leitura, o motor não dará partida. 3.2 Motor
O motor bicilíndrico paralelo OHC de 8 válvulas com refrigeração líquida se destaca pelo excelente desempenho em baixas e médias rotações. A arquitetura de curso longo combina uma configuração especial da câmara de combustão com a alta inércia do virabrequim, visando fornecer elevado torque mesmo em baixos regimes de rotação. A bancada de cilindros inclinada à frente tem por objetivo baixar o centro de gravidade e aumentar a estabilidade. A potência máxima é de 58,0 cv a 6.750 rpm e um torque máximo de 7,0 Kgf.m a 4.750 rpm. As vibrações do motor são contidas pela presença de dois eixos de equilíbrio que não eliminaram a agradável "pulsação" oferecida pela distribuição de 270° do virabrequim.
Sempre que possível, os componentes do motor da NC750X desempenham múltiplas funções: o eixo de comando também aciona a bomba d'água, enquanto um dos eixos de equilíbrio aciona a bomba de óleo. Tal estratégia visou reduzir o número de componentes e tornar o motor mais leve, eficiente e confiável. O escapamento utiliza duas câmaras unidas por um tubo de conexão perfurado, que funciona com uma câmara de ressonância final para criar um ronco profundo e característico. Graças ao baixo consumo de combustível da NC 750X, o tanque de combustível de 14,1 litros localizado sob o assento garante mais de 300 km de autonomia. O sistema de acelerador eletrônico TBW - Throttle-by-Wire permite gerenciar o desempenho e as características de entrega do motor por meio de três modos de condução predefinidos, acrescidos de duas opções configuráveis pelo usuário. Tal sistema ajusta entrega de potência e freio-motor oferecidas pelo HSTC - Honda Selectable Torque Control. Abaixo a descrição de cada um dos modos:
SPORT: Proporciona entrega de potência (P) mais responsiva e freio-motor mais atuante (EB), com intervenção mínima do HSTC. Na versão DCT a impostação atua em modo 4.
RAIN: Suaviza a potência e o freio-motor, com alta intervenção do HSTC. Na versão DCT a seleção vai a modo 1, proporcionando uma intervenção mais suave do HSTC.
STANDARD: Oferece uma combinação equilibrada de potência, freio-motor e HSTC. Na NC750X com DCT o modo do sistema é o 2.
USER 1 e 2: Oferece a possibilidade de personalizar os níveis de potência e freio-motor (baixo/médio/alto), o sistema HSTC (baixo/médio/alto), que também pode ser totalmente desativado. A transmissão DCT pode ser definida entre os quatro níveis diferentes.
O HSTC - Honda Selectable Torque Control é padrão em ambas as versões da NC 750X. A intervenção na roda traseira, sempre suave graças ao TBW - Throttle-By-Wire, pode ser ajustada em três níveis: • O Nível 1 proporciona intervenção mínima, adequado para condução esportiva em asfalto seco, permite deslizamento mínimo da roda traseira. • O Nível 2 é a configuração intermediária e garante tração ideal na maioria das condições de pilotagem. • O Nível 3 garante controle máximo em superfícies escorregadias.
O HSTC - Honda Selectable Torque Control, também pode ser desativado completamente. O DCT - Dual Clutch Transmission, exclusiva transmissão de dupla embreagem da Honda, está atualmente em seu décimo quinto ano de produção, comprovando sua alta confiabilidade e eficiência. O sistema DCT se vale de duas embreagens coaxiais: uma para a partida e as marchas ímpares (1ª, 3ª e 5ª marchas) e a outra para as marchas pares (2ª, 4ª e 6ª marchas). Os dois eixos são concêntricos, portanto, as dimensões gerais são exatamente as mesmas de uma transmissão tradicional. A confiabilidade e a precisão são garantidas pelo gerenciamento eletrônico e pelo fato de cada embreagem ser controlada separadamente por meio de seu próprio circuito eletro-hidráulico.
A NC750X 2026 recebeu atualizações significativas no DCT visando tornar as partidas desde a imobilidade mais suaves, permitindo melhor manuseio em manobras em baixa velocidade, abaixo de 10 km/h, e facilitando inversões de marcha. Essas mudanças exigem uma força propulsora rápida, porém suave, com resposta gradual às aberturas de acelerador mínimas típicas dessas situações.
Tais objetivos foram alcançados modificando os parâmetros operacionais em relação a gerações anteriores do DCT. O sistema atualizado em vez de depender apenas dos dados do sensor no atuador da embreagem acrescenta a estimativa da pressão hidráulica na câmara do pistonete da embreagem. A soma de informações advindas dos sensores convencionais de pressão de óleo ao da pressão no pistonete permite uma resposta aprimorada, gradual, e um acoplamento mais delicado da embreagem, melhorando as saídas desde parado e as manobras em velocidades muito baixas. Em sinergia com o TBW - Throttle-by-Wire, também o DCT gerencia a abertura inicial do acelerador, melhorando a operação da motocicleta em velocidades muito baixas. Como as trocas de marcha ocorrem em 70 milissegundos, praticamente não há interrupção na entrega de potência, eliminando assim a transferência de massas entre o eixo dianteiro e o traseiro ao trocar de marcha, que provoca mergulho da suspensão dianteira e/ou traseira na aceleração e desaceleração. Isso aumenta o conforto e a eficiência da condução, com benefícios específicos para o passageiro, que não sente solavancos. As vantagens adicionais são maior durabilidade do câmbio, que fica isento de engates incorretos, a impossibilidade de desligamento involuntário do motor por má gestão de câmbio, embreagem ou acelerador e redução do estresse e da fadiga, especialmente em rotas urbanas.
A transmissão DCT oferece duas possibilidades de condução diferentes: em modo automático, com troca de marchas autônomas de acordo com a velocidade do veículo, e a configuração manual para trocas de marchas por meio das borboletas situadas no punho do guidão esquerdo. O DCT proporciona quatro programas de troca de marchas automáticas disponíveis, um dos quais só pode ser selecionado nos dois modos USER. O Programa D1 é o mais tranquilo, com trocas de marcha ocorrendo em rotações relativamente baixas, e vinculado ao modo de condução RAIN. O Programa D4, no outro extremo, realiza troca de marcha em rotações elevadas para uma aceleração mais agressiva e/ou um freio-motor mais potente, e está vinculado ao modo de condução SPORT. O Programa D2 é intermediário e está vinculado ao modo de condução STANDARD. O Programa D3 não está associado a nenhum modo de condução e apresenta velocidades de troca intermediárias às disponíveis para os modos de condução STANDARD e SPORT.
Os modos USER 1 e 2 permitem que o piloto selecione seu programa de troca de marchas preferido, além de ajustar outros parâmetros, como entrega de potência (P), freio-motor (EB) e controle de tração HSTC (T), conforme desejado.
A NC750X DCT se vale do software Adaptive Clutch Capability Control, que permite que as duas embreagens deslizem levemente durante trocas de marcha extremamente rápidas, e em situações onde o acelerador é usado alternadamente, para garantir uma pilotagem suave e agradável. Os modos de condução selecionáveis/configuráveis também estão presentes na versão equipada com câmbio convencional de seis marchas, que dispõe de embreagem deslizante assistida para redução da carga na alavanca e a eventual perda de aderência da roda traseira durante reduções bruscas de marcha.
3.3 Ciclística
O chassi da NC750X é feito de tubos de aço com estrutura tipo Diamond. O peso seco é de 204 kg para a versão com câmbio convencional e 214 kg para a versão DCT. A NC750X é reconhecida por ser, desde sempre, uma moto que proporciona uma sensação de controle total. A visibilidade da estrada é perfeita, todos os controles são facilmente acessíveis e o guidão largo, o assento confortável e as pedaleiras na altura ideal permitem longas horas de pilotagem usufruindo trajetos de qualquer tipo com grande prazer. A maneabilidade em baixa velocidade é favorecida em parte pelo baixo centro de gravidade e também pelo raio de esterço do guidão, que facilita manobrar sem problemas em espaços apertados ou ao estacionar. A altura do assento é outro ponto positivo, apenas de 802 mm, o que oferece um alto grau de confiança pela facilidade em apoiar os pés no solo caso necessário. A suspensão dianteira SDVB, de 120 mm de curso, atua com precisão na compressão e amortecimento de retorno, proporcionais à velocidade do pistão interno. Tal sistema melhora a qualidade e o conforto da condução e oferece um aumento no amortecimento de compressão, garantindo uma resposta progressivamente mais firme em situações de frenagens bruscas ou impactos em irregularidades do piso. O sistema Pro-Link conta com um monoamortecedor regulável na carga da mola, que em conjunto com a robusta balança de suspensão traseira é capaz de absorver suavemente irregularidades e garantir excelente controle. Na Honda NC750X 2026 estreia o sistema de freio dianteiro de disco flutuante duplo de 296 mm com pinças axiais de dois pistões. A roda traseira mantém um disco de 240 mm e uma pinça de pistão único. O sistema ABS de dois canais garante uma frenagem segura, mesmo em superfícies escorregadias ou molhadas. As rodas de liga de alumínio são novas, com 17 polegadas de aro de 3,50 de largura na dianteira, e 4,50 na traseira. São calçadas com pneus 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respectivamente. Além da estética atraente, as novas rodas reduzem o peso em 1,8 kg em comparação com as rodas anteriores, compensando o peso adicional do novo sistema de freio dianteiro. 3.4 Linha de acessórios oficiais Honda Store • Opcionais com padrão de fábrica • Malas laterais e top box dedicados ao modelo A série de acessórios originais dedicados para a NC750X estará disponível nas concessionárias Honda. A qualidade de tais componentes segue o padrão tradicional da marca, tendo sido estudados para atender clientes que queiram equipar e/ou diferenciar suas motocicletas. Além dos acessórios originais, o modelo terá uma linha exclusiva de Honda Store em parceria com a Alpinestars, – específicas para pilotagem – composta por jaqueta tipo Parka e calça de proteção, complementos perfeitos para a crossover mais tecnológica de seu segmento. 4. Preço, cores, garantia As Honda NC750X MT e Honda NC750X DCT 2026 estarão disponíveis na rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance, um serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange, além do Brasil, a Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro é de R$ 56.621,00 para a Honda NC 750X MT e de R$ 61.948,00 para a Honda NC 750X DCT. As opções de cores são as seguintes: Honda NC750X MT: Vermelho Perolizado e Preto Honda NC750X DCT: Vermelho Perolizado e Preto |