Honda lança VFR 1200X Crosstourer e GL 1800 Gold Wing 2012

Cheias de requintes tecnológicos, novos modelos chegam à rede de concessionárias através de importação

Por Paulo Souza

Leandro Lodo

Marcio Viana

Apresentadas em São Paulo (SP), no início de Junho, em evento fechado apenas para a mídia especializada no mercado de motocicletas, a Honda traz para o Brasil, através de importação, dois novos lançamentos: a VFR 1200X Crosstourer e a GL 1800 Gold Wing 2012.

Com o preço público sugerido de R$ 92.000, a nova GL 1800 Gold Wing 2012 estará disponível na rede de concessionárias já no início de julho, enquanto a VFR 1200X Crosstourer tem previsão de chegada apenas para outubro, porém a Honda ainda não divulgou o preço público sugerido, mas deve chegar com o preço próximo ao da VFR 1200F (R$ 69.900).

GL 1800 Gold Wing 2012

Desde o seu lançamento em 1975 como GL 1000, a Honda Gold Wing tem sido reconhecida por sua potência, conforto e tecnologia. De lá para cá, o modelo evoluiu muito, buscando atingir as expectativas de um consumidor que deseja uma motocicleta com boa ciclística, conforto e sofisticação, para realizar viagens de longa distância. A Honda Gold Wing foi a primeira a contar com sistema de airbag, uma grande inovação para o segmento de duas rodas. Na versão 2012, o modelo desembarca no Brasil com o que há de mais tecnológico e diferenciado.

As inovações já começam no design, ainda mais elegante e com linhas mais dinâmicas. A nova carenagem lateral se destaca no conjunto pela cor prata, e reforça o logo da Honda à frente das saídas de ar. A traseira também está com novo design, com o conjunto de luzes reposicionado acima da placa e bagageiros e que se integram com o visual geral da motocicleta.

Outro destaque são os novos bagageiros laterais, mais modernos e aerodinâmicos. Além disso, a capacidade total de carga aumentou de 147 para 150 litros. Quando o assunto é inovação tecnológica, a motocicleta chega para atrair ainda mais o consumidor brasileiro. Agora o modelo pode acoplar MP3 e celular, como iPod, iPhone e dispositivos USB, de maneira mais fácil e prática. O sistema de som também se tornou mais potente com um amplificador de 80 watts por canal, permitindo a reprodução de um áudio mais puro e nítido.

As principais características da GL 1800 Gold Wing foram mantidas. O modelo é equipado com o motor OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm3, seis cilindros contrapostos, 12 válvulas (duas por cilindro), arrefecido a líquido. O modelo gera potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de
17 kgf.m a 4.000 rpm.

Além dos freios ABS (Antilock Brake System), o modelo também é equipado com Dual CBS (Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas. Enquanto o sistema ABS é responsável por oferecer frenagens seguras até mesmo em piso com menor atrito, o sistema DCBS controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira.

Disponível nas cores preta e branca perolizada, a GL 1800 Gold Wing 2012 estará na rede de concessionárias Honda a partir de julho. Seu preço público sugerido é de R$ 92.000,00, com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

- Confira vídeo de transformação da nova Honda GL 1800 Gold Wing 2012 a partir da versão anterior

VFR 1200X Crosstourer

Quando foi apresentado como apenas um protótipo Crosstourer no Salão de Milão em 2010, o modelo já chamou atenção do público por suas características e vocação estradeira. O modelo chega ao Brasil para atrair os motociclistas que buscam uma motocicleta versátil e de pilotagem prazerosa. A VFR 1200X Crosstourer combina tecnologia e design inovador. Representante da categoria “Big On Off Touring”, é ideal para quem busca uma motocicleta para uso misto ou trajetos de longa distância com grande desempenho e segurança.

Seu design foi inspirado na linha VFR e transmite um estilo imponente e agressivo. Entre os seus principais atributos está o moderno motor V4 de 1.236,7 cm3, equipando pela primeira vez uma motocicleta de vocação aventureira. Compacto e eficiente, o motor assegura excelente desempenho e potência.

A VFR 1200X Crosstourer conta ainda com o compacto e avançado sistema de Transmissão Eletrônica de Dupla Embreagem, oferecendo o mesmo prazer de uma condução de uma transmissão manual, mas com a conveniência de uma caixa automática. É equipada ainda com o inovador sistema de controle de tração que, aliado com os freios C-ABS, permitem uma pilotagem segura em qualquer terreno.

Para atender às necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.

Além disso, a motocicleta recebe o sistema de controle de tração (TCS). A tecnologia aplicada permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evita a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está “patinando”, a potência do motor é reduzida, mas mantendo a tração. Em determinadas condições, o condutor pode desativar a tecnologia.

A VFR 1200X Crosstourer entra para o line-up dos modelos de conceito Honda Dream, que abrangem motocicletas acima de 450 cc. Disponível nas cores branca perolizada e vermelha metálica, o modelo estará na rede de concessionárias a partir de outubro com garantia de um ano, sem limite de quilometragem.

- Confira vídeo de apresentação da nova Honda VFR 1200X Crosstourer

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

GL 1800 Gold Wing 2012

Motor  1.832 cm³, OHC, 4 tempos, com 6 cilindros contrapostos, arrefecimento a líquido
Potência máxima 118 cv a 5.500 rpm
Torque máximo  17 kgf.m a 4.000 rpm
Diâmetro x curso 74 x 71 mm
Alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Relação de compressão  9,8:1
Bateria 12V-20Ah
Farol 55/55 W
Sistema de partida Elétrica
Lubrificação forçada, por bomba trocoidal
Capacidade do tanque 25,5 litros
Óleo do motor 4,6 litros
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira  Garfo telescópico com 140 mm de curso
Suspensão traseira PRO-LINK, com monobraço PRO-ARM, com 105 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo de 296 mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo, com Dual CBS + ABS
Freio traseiro Disco de 316 mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo, com Dual CBS + ABS
Pneu dianteiro 130/70R 18M/C 63H
Pneu traseiro 180/60R 16M/C 74H
Altura do assento 740 mm
Altura mínima do solo 125 mm
Chassi Diamond frame (Alumínio)
Dimensões (C X L X A) 2.629 x 945 x 1.455 mm
Entre-eixos 1.690 mm
Peso seco 387 kg

VFR 1200X Crosstourer 2012

Motor 1.236,7 cc, OHC, quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Potência máxima 129,2 cv a 7.750 rpm
Torque máximo 12,8 kgf.m a 6.500 rpm
Diâmetro X Curso 81 x 60 mm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão 12,0 : 1
Sistema de partida Elétrico
Transmissão 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 11,2 Ah
Farol 55/55W
Capacidade do tanque 21,6 litros (4,5 litros de reserva)
Óleo do motor 4,9 litros (3,6  litros para troca)
Chassi Diamond frame (Alumínio)
Suspensão dianteira Garfo telescópico, com 165 mm de curso, com pré-caga de mola
Suspensão traseira Pro-Link, com 146 mm de curso, com pré-carga de mola
Freio dianteiro Disco duplo, com 310 mm de diâmetro, e com C-ABS
Freio traseiro Disco único, com 276 mm de diâmetro, e com C-ABS
Pneu dianteiro 110/80R 19M/C (59V)
Pneu traseiro 150/70R 17M/C (69V)
Dimensões (c x l x a) 2.284 x 916 x 1.335 mm
Distância entre-eixos 1.596 mm
Altura mínima do solo 179 mm
Altura do assento 850 mm
Peso seco 260 kg

- Confira mais matérias com outros lançamententos Honda clicando em um dos links abaixo:

Honda NC 700X e Biz 100

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/honda_lanca_no_brasil_os_modelos_nc_700x_e_biz_100-54281.html

Honda CBR 1000RR Fireblade edição comemorativa de 20 anos

http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/honda_cbr_1000rr_de_20_anos_desembarca_no_brasil-54403.html

 Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br