Honda lança trail urbana XRE 190 por R$ 13.300

Novo modelo, que tem motor inédito de 184,4 cc de 16,4 cv e freio ABS na roda dianteira, chega às lojas de todo o Brasil no mês de junho

Por Alexandre Ciszewski

A Honda apresentou nesta semana, em evento realizado no interior de São Paulo, mais uma novidade para o segmento trail de baixa cilindrada: trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de entrada para os fãs da linha XRE, bastante conhecida pela versão com motorização de 300 cm³.

A novidade chega ainda neste mês à rede de concessionárias Honda de São Paulo, e em junho para todo o Brasil, como uma alternativa para consumidores que têm na versão de 300 cc um símbolo de estilo e sofisticação, mas que procuram também por um modelo mais econômico, fácil de pilotar, com design moderno e versátil. E ainda com mais uma grande vantagem, exclusiva da marca: a garantia de três anos, com troca de óleo gratuita em sete revisões.

Com a nova XRE 190 a Honda agora  oferece aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar a linha da Honda no Brasil como uma nova opção para os motociclistas mais experientes, mas com uma proposta racional e mais acessível. Seu projeto foi concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo de conceito trail urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho superior em seu segmento.

Entre algumas das principais novidades da nova integrante da família XRE está o novo motor de 190 cm³, seu design moderno e diferenciado, além do sistema de freios com ABS (antitravamento) de apenas um canal, na roda dianteira, tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo custo.

A nova Honda XRE 190 concilia o espírito aventureiro de suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um estilo marcante e design imponente. Características como agilidade, versatilidade e ótima relação custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades de proprietários de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e diferenciação e ainda desejam subir de categoria.

Entre os destaques está o escapamento elevado, pneus para uso misto, além de para-lamas curto, com um conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O conjunto óptico vem equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.

O painel de instrumentos é totalmente digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. O assento largo em dois níveis oferece total conforto para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas no fora-de-estrada. O tanque de combustível conta com capacidade para 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo esportivo.

Seguindo este principio a Honda desenvolveu um motor inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas em qualquer rotação. Trata-se de um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e  16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.

O sistema de partida é elétrico e o câmbio de cinco velocidades com a transmissão final realizada por corrente. As tampas laterais do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do ar por motociclos e veículos similares) , em vigor no Brasil desde o início do ano.

Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, com ótimas respostas para o equilíbrio dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo peso de todo o conjunto (127kg); além da altura do assento (836mm), menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga principalmente em longos percursos.

A suspensão traseira monoamortecida com curso de 150 mm é do tipo Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona pilotagem com ótima absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente um garfo telescópico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma segura e eficiente.

Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê, mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estão calçadas ainda pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro). 

Os freios possuem sistema antitravamento (ABS) com discos na dianteira (240 mm) e traseira (220 mm), para maior segurança e grande eficiência. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em versão única com freios ABS (antitravamento), nas cores verde metálico, preto metálico e vermelho metálico e preço público sugerido de R$ 13.300. O valor tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.

Primeiras Impressões
A convite da Honda, a equipe do MOTO.com.br teve a oportunidade de realizar um primeiro contato com a motocicleta no circuito Haras Tuiuti, próximo a Bragança Paulista (SP). Apesar de não ser o habitat natural da nova XRE 190, foi possível sentir um pouco a moto. É uma motocicleta simples, com design atrativo, que preza pela economia e pela segurança no trânsito das cidades, possiblitando até mesmo enfrentar uma estradinha de terra batida e com pouco cascalho, solicitando um pouco mais de atenção do motociclista.

No circuito travado do Haras Tuiuti pudemos conferir a facilidade que a motocicleta apresenta em curvas e ainda sua força em retomadas e saídas de curvas, até mesmo em subidas, e a segurança proporcionada nas frenagens mais fortes com o ABS no disco de freio dianteiro. Em retas, o modelo desenvolve uma boa aceleração para uma motocicleta que tem como foco o ambiente urbano. Acelerando forte, o que mais surpreendeu durante as primeiras impressões, foi o consumo mostrado no painel de instrumentos, ficando na casa dos 40 km/l, resultando em uma autonomia de mais de 500 km com um tanque de combustível.

Veja o vídeo:

Fotos: Divulgação/Caio Mattos/Honda
Edição do vídeo: Kiko Tokuda/MOTO.com.br


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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