Honda inicia vendas do scooter PCX em maio por R$ 7.990
Novo modelo da marca japonesa do Brasil tem visual moderno e tecnologia que promete economia de combustível
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aladim Lopes Gonçalves
A Honda anuncia a chegada do novo scooter PCX 150 às concessionárias da marca japonesa em meados de maio já como modelo da linha 2014 e com preço sugerido de R$ 7.990. Produzido na fábrica de Manaus (AM), o modelo vai ser oferecido apenas nas cores vermelho metálico e branco perolizado. A expectativa de vendas é de cerca de 10 mil unidades por ano.
O PCX vem equipado com motor de 153 cm3, OHC, injeção eletrônica de combustível PGM-FI e arrefecimento líquido, que produz a potência de 13,6 cavalos a 8.500 rpm e torque de 1,41 kgf.m a 5.250 rpm. O câmbio é automático com sistema CVT (relações de marchas variadas).
Uma novidade presente no novo scooter da Honda fica por conta do sistema “Idling Stop System”, que permite que o motor desligue-se automaticamente em marcha lenta após três segundos do scooter parado e volte a funcionar instantaneamente ao se acionar o acelerador. Segundo o fabricante, a tecnologia, inédita em motos no Brasil, proporciona economia de combustível e menor emissão de poluentes.
Outra tecnologia interessante no PCX é a utilização de freios CBS (Combined Brake System), que faz com que o freio traseiro acione simultaneamente o freio dianteiro, melhorando as condições de frenagem. O conjunto é composto por disco com 220 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira.
A carenagem do scooter da Honda é envolvente, incluindo para-brisa, e o conjunto óptico tem farol amplo com lâmpadas de 35/30W. O painel de instrumentos mescla elementos analógicos e digitais, com informações de velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, luzes-espia da injeção eletrônica e do sistema Idling Stop System.
O assento da PCX é longo e com espaço em dois níveis. A altura do assento é de 760 mm. Sob o banco é possível acomodar um capacete fechado e mais um objeto pequeno. Logo abaixo do painel ainda há um porta-objetos de acesso mais rápido. O tanque de combustível tem capacidade para até 5,9 litros.
O conjunto de suspensões da PCX apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 100 mm de curso e na traseira, conta com sistema de duplo amortecimento com 85 mm de curso. As rodas são de 14 polegadas com pneus 90/90 na dianteira e 100/90 na traseira.
FICHA TÉCNICA
MOTOR 153cm3, OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
POTÊNCIA MÁXIMA 13,6 cv a 8.500 rpm
TORQUE MÁXIMO 1,41 kgf.m a 5.250 rpm
DIÂMETRO X CURSO 58,0 x 57,9 mm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO 10,6 : 1
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO Forçada, por bomba trocoidal
SISTEMA DE IGNIÇÃO Eletrônica
BATERIA 12V – 6 Ah
FAROL (ALTO/BAIXO) 35/30W
SISTEMA DE PARTIDA Elétrica
CAPACIDADE DO TANQUE 5,9 litros
ÓLEO DO MOTOR 0,9 litro (0,8 litro para troca)
TRANSMISSÃO Automática, tipo CVT (V-Matic)
EMBREAGEM Automática centrífuga (tipo seco)
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico com 100 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Duplo-amortecido com 85 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Disco de 220 mm de diâmetro com cáliper de pistão duplo
FREIO TRASEIRO A tambor com 130 mm de diâmetro
PNEU DIANTEIRO 90/90-14
PNEU TRASEIRO 100/90-14
CHASSI Monobloco (underbone)
ALTURA DO ASSENTO 760 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO 140 mm
DIMENSÕES (C x L x A) 1.917 mm x 738 mm x 1.094 mm
ENTRE-EIXOS 1315 mm
PESO SECO 124 kg
A reportagem do MOTO.com.br participa do evento de lançamento do PCX 150 em Indaiatuba (SP) e vai trazer nos próximos dias as primeiras impressões do novo scooter da Honda no Brasil. Fique de olho!
Fotos: Divulgação
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