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Honda faz recall para motos CB 500F e CBR 500R

04 de August de 2015

A Moto Honda da Amazônia convoca os proprietários das motocicletas modelos CB 500F e CBR 500R relacionados a seguir a comparecerem, a partir de 24 de agosto de 2015, a uma das concessionárias autorizadas da marca para a substituição do sensor de nível de combustível. A campanha afeta 9.801 unidades dos modelos no país.

Constatou-se que, em algumas unidades dos modelos supracitados, poderá ocorrer o desencaixe da haste do sensor de nível de combustível, causando a indicação incorreta do volume de gasolina disponível, ruído no interior do tanque e possível curto-circuito com o desligamento da bomba de combustível. Como consequência, poderá haver o desligamento súbito e irreversível do motor, afetando a dirigibilidade da motocicleta e expondo o(s) usuário(s) ao risco de colisão e/ou queda, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros. 

A substituição do item será realizada de forma gratuita em qualquer concessionária de motocicletas da marca, conforme a data de início do atendimento. Para sua maior comodidade, pedimos aos clientes que, antes de dirigirem-se a uma concessionária, verifiquem a necessidade de reparo no site honda.com.br/recall/motos ou em nossa Central de Atendimento pelo 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h - horário de Brasília). Os endereços das concessionárias Honda em todo o Brasil podem ser consultados em honda.com.br/concessionarias.

Com base no Código de Defesa do Consumidor, o Procon de São Paulo ressalta que a legislação estabelece, em seu artigo 10, que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Fotos: Honda/Divulgação

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