Honda CT: A primeira aventureira da marca

Conheça a história da primeira motocicleta aventureira da Honda.

Por Thiago Dantas

A primeira moto aventureira da Honda surgiu por acaso nos Estados Unidos, no estado de Idaho. Onde um pescador resolveu modificar uma Honda Super Cub 50 para poder sair para caçar e pescar nos finais de semana. 

 

As modificações foram: a substituição dos pneus por outros com cravos, a retirada do paralama dianteiro e a troca da coroa por outra maior, para ter mais força em vez de velocidade.


Arquivo Honda

 

Logo, a Honda Super Cub 50 modificada começou a chamar atenção pela cidade, e principalmente, pelos amigos pescadores que encontraram uma moto leve e fácil de pilotar nas estradas de terras, diferente das motos pesadas que tinham no mercado. 

 

O sucesso chegou aos ouvidos de executivos da American Honda e, claro, dos projetistas japoneses, e em menos de um ano chegaria às revendas dos Estados Unidos a Honda Trail 50, a primeira de uma série que, em seguida, ficaria conhecida pela sigla CT. 

 


Arquivo Honda 

A primeira versão contava com um rústico sistema com duas coroas na roda traseira - que exigia passar a corrente para uma ou outra dependendo da utilização -, o modelo sucessivo – batizado de Honda CT 200 ou simplesmente Honda Trail 90 – trazia o sistema Posi-Torque, no qual bastava girar um pequeno parafuso para alterar a transmissão final. Suspensão telescópica, guidão mais largo (que podia ser dobrado para facilitar o transporte) e até mesmo um tanque suplementar na lateral traseira, no melhor estilo jipe, completavam a evolução da maquininha.

 

No Brasil a Honda CT 90 chegou no comecinho dos anos 1970, praticamente junto com a instalação da Honda no Brasil como importadora. Que fez sucesso entre a garotada com vontade de novidade aos donos de propriedades rurais, sítios e chácaras, que viram no modelo algo fácil, prático e robusto para uso longe do asfalto.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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