Honda cria a primeira embreagem eletrônica. Entenda como funciona

Honda E-Clutch, um novo sistema de embreagem que realiza a troca de marcha eletronicamente

Por Thiago Dantas

A Honda apresentou no Japão, a E-Clutch, um sistema de controle automático de embreagem que tem como objetivo revolucionar as transmissões convencionais. O anúncio realizado no final do ano, revela uma tecnologia avançada capaz de gerenciar a embreagem eletronicamente, proporcionando arranques suaves, trocas de marcha precisas e paradas sem a necessidade de intervenção manual do motociclista.

 

 

Segundo a Honda, o principal propósito dessa inovação é simplificar a experiência de pilotagem, principalmente para pilotos novos. O E-Clutch elimina a obrigatoriedade do motociclista acionar manualmente a alavanca de embreagem, promovendo uma condução mais intuitiva e descomplicada.

 

É um câmbio automático?

 

Diferentemente de outros sistemas utilizados em motonetas e scooters Honda, como a Biz e a PCX. o E-Clutch mantém a embreagem convencional, preservando até mesmo a alavanca para operação manual. No entanto, sua inovação está na opção de delegar eletronicamente o controle da embreagem e das mudanças de marcha ao sistema.

 

 

Enquanto isso, a Biz utiliza o acionamento da embreagem pelo próprio pedal de câmbio e as scooters adotam o sistema CVT (Continuous Variable Transmission), o E-Clutch oferece uma abordagem única ao manter a embreagem convencional, ao mesmo tempo em que permite a operação totalmente eletrônica quando desejado.

 

A Honda informou que tem como objetivo tornar as motocicletas com câmbios multimarchas mais acessíveis para pilotos novatos, proporcionando uma transição suave ao guidão. Com o E-Clutch, os motociclistas iniciantes podem concentrar-se na diversão da condução, desenvolvendo habilidades essenciais como curvas, frenagens e posicionamento nas vias.

 

E por fim, a Honda anunciou que o projeto do Honda E-Clutch tem prioridade de instalação em motores já existentes, sem grandes modificações. A previsão é que, gradualmente, esse inovador sistema equipará uma ampla gama de modelos com câmbio convencional.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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