Honda CRF 2023 chega com modernizações nas versões 450 e 250
Modelos para Enduro e Motocross chegam com modernizações importantes na linha 2023
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
As motocicletas 250 e 450 off-road da Honda chegam na linha 2023 comemorando os 50 anos do lançamento da primeira Honda de Motocross, a CR 250M. A linha CRF 2023 está equipada com as evoluções tecnológicas testadas nos protótipos usados pela equipe oficial da HRC - Honda Racing Corporation.
A Honda CRF 450R e CRF 250R são modelos voltados para o motocross, enquanto as versões CRF 450RX e CRF 250RX são dedicadas aos praticantes de rali e enduro.
Para aprimorar a ciclística, a linha CRf ganhou um novo chassi com maior flexibilidade para ajudar nas manobras durante as trilhas.
As suspensões da Showa sofreram ajustes, na dianteira ocorreu o aumento da espessura das paredes (de 4 para 6 mm) visando maior rigidez. Já na traseira, o conjunto de mola/amortecedor traseiro foi revisado visando a manutenção da eficiência e ampla capacidade de regulagem.
Nos freios, todas as CRF contam com discos de 260 mmØ na dianteira e 240 mmØ na traseira, ambos do tipo Wave.
Para encarar uma trilha difícil é primordial que a moto seja leve, por isso a Honda CRF 450R pesa 105,8 kg enquanto para a CRF 450RX tal valor sobe para 107,3 kg. Na CRF 250R o peso é de 104 kg, enquanto na CRF 250RX de 108 kg.
A diferença fundamental entre os motores Honda de 450 e 250 cc que equipam as CRF está no cabeçote: o comando Unicam de quatro válvulas é a opção técnica utilizada na moto de 450 cc, enquanto a 250 cc se vale do sistema DOHC.
Em ambos motores a busca pela linearidade na potência desde os mais baixos regimes até os altos se traduz em uma resposta ao acelerador forte, mas controlável. E na linha 2023, ambas motos ganharam 10% a mais de torque a 5 mil rpm.
Outro aspecto técnico que diferencia as 450 das 250 é o conjunto de embreagem, de 8 discos (450) e 9 discos (250), com o câmbio tendo cinco marchas em ambas.
Nas CRF 450R e CRF 450RX está presente o HSTC -- Honda Selectable Torque Control, que visa conter a perda de aderência da roda traseira para elevar a capacidade de tração. O HSTC pode ser ajustado em três níveis.
Já o HRC Launch Control é comum a todas as CRF. O sistema oferece ao piloto a melhor opção para largadas e pode ser selecionado em três níveis.
O sistema Honda EMSB (Engine Mode Select Button) permite ao piloto ajustar as características do motor às condições do traçado de maneira instantânea, seja ela: standard, suave e agressiva.
As novas Honda CRF são importadas do Japão e estarão disponíveis nas revendas Honda a partir de dezembro. A opção de cor única é vermelho. Os preços sugeridos, base Distrito Federal, são os seguintes:
CRF 450R: R$ 76.590,00
CRF 450RX: R$ 78.890,00
CRF 250R: R$ 72.790,00
CRF 250RX: R$ 75.690,00
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