Honda CBR 1000RR-R 2023 recebe aperfeiçoamento técnico
Superesportiva ganhou mais performance, além de cor exclusiva "Special Edition 30th Anniversary"
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP foi lançada no mercado nacional em 2021, e desde então já ganhou o título principal no Superbike Brasil 2022,. Provando que é uma motocicleta superesportiva nº 1.
O modelo 2023, que é desenvolvido pelo HRC -- Honda Racing Corporation --, recebe pontuais aperfeiçoamentos que não a revolucionaram tecnicamente, mas visam melhorar ainda mais as características do motor, maneabilidade e aerodinâmica para oferecer performance ainda melhor em pista.
O motor tetracilíndrico em linha da Fireblade SP manteve inalterada sua potência e torque máximos: 217,5 cv de potência máxima a 14.500rpm, e torque máximo 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Porém, o motor está respondendo melhor em baixas e médias rotações, beneficiando as acelerações em saída das curvas. O sistema de controle de tração HSTC está agora mais afinado, assim como a mola de retorno do acelerador eletrônico, resultando em maior sensibilidade do acelerador.
Além disso, a caixa do filtro e os canais das tomadas de ar foram redesenhados para otimizar os fluxos, assim como os dutos de admissão ajustados para aumentar a velocidade do fluxo de ar. O mesmo ocorreu com os dutos dos gases de escape, que chegam ao catalisador de modo mais eficiente, o que foi obtido pelo novo desenho da porção intermediária do sistema de escape 4-2-1.
O chassi de arquitetura Diamond em alumínio possui uma balança derivada das RC 213V, as motos da MotoGP da Honda. Já as suspensão dianteira (com controle eletrônico) e traseira são Öhlins. Os freios são Brembo com ABS previsto para o uso em pista, além dos modos de pilotagem, controle de largada e Quickshifter.
O painel com tela TFT de 5 polegadas pode ser totalmente personalizado com sua gestão sendo realizada por botão no punho esquerdo.
Comemorando os 30 anos do lançamento da primeira Fireblade, a Honda vai disponibilizar uma versão que reproduz em versão atualizada os grafismos e cores da versão pioneira de 1992, com aplicação do logo “30th Anniversary” no tanque, na Smart Key e na ponteira de escape Akrapovic de titânio, além de numeração gravada na mesa superior da suspensão dianteira. Outra opção de cor é a clássica tricolor, que reproduz o grafismo das Fireblade usadas no Campeonato Mundial de Superbike pela equipe HRC.
A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP chega aos concessionários de todo o Brasil em fevereiro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Com os seguintes preços sugeridos (base Distrito Federal):
Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP: R$ 193.500,00
Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 30th Anniversary: R$ 198.500,00
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário