Honda Biz atinge o marco de 4 milhões de unidades produzidas

A Honda Biz virou sinônimo da categoria CUB e se tornou febre em todo o país.

Por Thiago Dantas

Quem já pilotou ou teve uma Honda Biz? A motocicleta da Honda sempre foi uma alternativa, de muitas pessoas, para começar no mundo das duas rodas. E ficou marcada por sua praticidade, facilidade de pilotagem e economia.

A Honda Biz é produzida há mais de 20 anos na fábrica da Honda em Manaus e acaba de atingir o marco de 4 milhões de unidades produzidas. 

 
Honda Biz 125 - Foto: Divulgação Honda

 

A História da Honda Biz

 

A história da Honda Biz começa com a Honda Super CUB, um modelo lançado em 1958, no Japão, no qual foi o primeiro veículo em duas rodas que inaugurou a categoria CUB (Category Upper Basic, em português, categoria básica superior).

 
Super CUB - Foto; Divulgação Honda

 

A categoria CUB chegou ao Brasil em 1992, com a C-100 Dream, ainda importada. Mas,o modelo que já estava no mercado internacional desde o final dos anos 50, demandava algumas adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros.

Com o interesse em fornecer um produto inovador e ideal para o mercado brasileiro, a Honda desenvolveu em conjunto com um time local e a matriz uma nova representante nacional do segmento CUB, que viria ser a futura Honda Biz. 

 
Honda C-100 Dream - Foto: Divulgação Honda

 

Lançado em 1998, com o nome C-100 Biz, o modelo trouxe uma posição de pilotagem confortável em que o condutor permanecia sentado, rodas aro 17’’ na frente com um pneu mais fino e aro 14’’ na traseira com pneus mais largo e alto na traseira, contribuindo para maior conforto ao percorrer as estradas brasileiras, que por sua vez, possuem muitas irregularidades. 

A altura do assento em relação ao solo era menor do que em outras motocicletas, o que proporciona maior segurança aos pilotos iniciantes.  Além disso, foi a primeira CUB do mundo a oferecer espaço sob o assento para acomodar o capacete e pequenos objetos, sem perder a agilidade e o baixo consumo de combustível. Da antecessora C-100 Dream, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.

 
Honda C-100 lançada em 1998 no Brasil - Foto: Divulgação Honda

 

"Desde o lançamento, notamos que a Biz era um modelo que chegava para ficar, pois ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento. Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia", comenta Alexandre Cury, diretor Comercial da Honda Motos.

 

Evolução da Honda Biz no Brasil

A primeira grande alteração da Honda Biz aconteceu em 2005, com motorização de 124,9 cilindradas que passou a se chamar Honda Biz 125. Em 2009 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível.


Honda Biz - 100 - Foto: Divulgação Honda

 

Em 2011, o modelo ganhou versão Flex e a capacidade do tanque aumentou de 4l para 5,5l. Já em 2012, foi lançada a Biz 100, como mais uma opção de motoneta de entrada acessível, versátil, com baixa manutenção e visual inspirado na irmã maior de 125cc.Em 2016, a versão de entrada é atualizada com o motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.


Honda Biz 110i - Foto: Divulgação Honda

 

A última atualização da Honda Biz foi em 2018, onde tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, tornando-as mais atraentes, com a adoção de um novo grupo ótico frontal, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.

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Com atributos que conquistaram a maioria dos brasileiros, a Honda Biz é a segunda motocicleta mais vendida no país, no acumulado de 2021, mostrando que ela tem força entre diversos públicos no mundo das duas rodas

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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