Honda Biz 2025 chega renovada com mais tecnologia e praticidade
Um novo motor de 125 cc, mais eficiente, equipa ambas versões, a topo de linha EX e a de entrada ES. Agora os freios são controlados por manetes
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Honda Biz, um verdadeiro ícone do mercado brasileiro desde seu lançamento em 1998, alcançou a marca impressionante de 4,7 milhões de unidades produzidas até julho de 2024. Essa popularidade coloca a Biz em segundo lugar entre as motocicletas mais vendidas no Brasil. Agora, para 2025, a Honda traz novidades que prometem manter esse sucesso, incluindo um novo motor de 125 cc e um sistema de frenagem redesenhado.
A linha 2025 da Honda Biz chega ao mercado com duas novas versões: Biz 125 EX e Biz 125 ES. Ambas as versões agora são equipadas com um motor de 123,9 cm³, monocilíndrico, inclinado a 80º, arrefecido a ar, com comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas. Essa atualização elimina de vez a versão de 110 cc.
Honda Biz 125 2025 chega em duas versões - Foto: Divulgação
O novo motor também sofreu ajustes no diâmetro e curso do pistão, resultando em uma configuração mais "subquadrada". Essa modificação favorece uma curva de torque mais eficiente em baixas e médias rotações, ideal para o uso urbano, proporcionando economia de combustível e uma resposta mais ágil do acelerador.
A principal diferença entre as versões Biz 125 EX e Biz 125 ES está no sistema de injeção eletrônica.
Enquanto a Biz 125 ES é projetada exclusivamente para o uso de gasolina, a Biz 125 EX conta com a tecnologia FlexOne, que permite o uso de etanol e/ou gasolina. Independentemente do combustível utilizado, os números de potência e torque permanecem inalterados.
Um destaque positivo do novo motor é a redução das emissões nocivas ao meio ambiente, cumprindo as exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT 5).
O sistema de transmissão semiautomática rotativo de quatro marchas é, desde sempre, uma “marca registrada” das Biz. Lembrando, quando a motoneta estiver parada é possível passar da 4 marcha para o neutro. A alavanca de câmbio especialmente projetada para a Biz facilita o uso do calcanhar para reduções de marcha.
Além das mudanças mecânicas, a Honda Biz 2025 recebeu atualizações de design que mantêm sua identidade, mas a tornam mais moderna. A versão EX, por exemplo, agora conta com faróis em LED.
No escudo frontal, a praticidade foi aprimorada: as duas versões oferecem um porta-objetos à esquerda, que acomoda uma garrafa de 500 ml, um telefone celular ou outros itens pequenos. Além disso, há um gancho escamoteável para bolsas ou sacolas e uma tomada USB-C com tampa de proteção, localizada próxima à chave de ignição.
Outra novidade está no espaço sob o banco, que foi otimizado para melhor aproveitamento, oferecendo mais conveniência para o dia a dia.
A estrutura da Biz 2025 também passou por melhorias. O chassi tipo monobloco de aço agora conta com um tubo de seção quadrada que liga a coluna de direção à região posterior do motor, aumentando a resistência e a rigidez estrutural.
A suspensão dianteira, recalibrada, oferece um curso de 100 mm, enquanto na traseira, o braço oscilante permite 86 mm de curso.
Painel frontal ganhou tomada USB - Foto: Divulgação
As versões EX e ES diferem também nas rodas e nos freios. A Biz 125 EX vem equipada com rodas de liga leve e pneus sem câmara, enquanto a Biz 125 ES conta com rodas de aço raiadas e pneus com câmara. Ambas as versões utilizam pneus Michelin Pilot Street 2.
Uma grande novidade para 2025 é a eliminação do pedal de freio. Agora, o sistema de freios é acionado por manetes, similar ao padrão das scooters. Portanto, o manete direito aciona o freio dianteiro e o manete esquerdo, inédito na Biz, aciona o freio traseiro em conjunto com freio dianteiro, graças ao sistema CBS (Combined Brake System).
Essa mudança também trouxe uma proteção metálica entre o motor e a pedaleira direita, evitando o contato do pé com a lateral aquecida do motor.
As novas Honda Biz 125 EX e Biz 125 ES 2025 estarão disponíveis nas concessionárias Honda a partir de setembro. Ambas as versões vêm com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, além de óleo Pro Honda grátis em sete revisões, a partir da terceira revisão. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
Em relação aos preços, a Biz 125 EX tem preço público sugerido de R$ 14.970,00, enquanto a Biz 125 ES custa R$ 12.000,00. A Biz 125 EX estará disponível nas cores Azul Metálico, Branco Perolizado e Vermelho, e a Biz 125 ES nas cores Preto, Branco e Vermelho.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário