Honda apresenta a nova CRF 1100L Africa Twin. Confira os preços!

A Big Trail da Honda está mais forte, mais leve e com novos itens tecnológicos.

Por Thiago Dantas

A Honda apresentou na manhã de hoje (13), a nova geração da lendária aventureira de alta cilindrada da marca, a CRF 1100L Africa Twin. A grande novidade é o aumento de potência, a adoção de câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) e a conectividade.

Versões

A Honda Africa Twin oferece duas versões: Honda CRF 1100L Africa Twin e Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sposts ES, elas podem ser adquiridas com câmbio manual com embreagem deslizante de 6 marchas ou o novo câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT). 


Duas versões: CRF 1100L Africa Twin e CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Câmbio manual ou DCT) - Honda

A primeira versão, Honda CRF 1100L Africa Twin, é mais voltada para o uso no off road. Conta com novas carenagens, para brisa compacto e fixo, Luz Full LED e DLR, Cornering ABS que garante mais segurança nas frenagens e control cruise. Agora a Africa Twin conta com IMU de 6 eixos, que permite a adoção do acelerador eletrônico, juntamente com os modos de pilotagem, controle de tração e muitos outros itens de tecnologia que você pode regular através do painel de TFT de 6,5”.

Na versão Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES acrescenta-se: parabrisa maior e ajustável em 5 níveis, cornering light - duas luzes em LED localizadas embaixo dos faróis que são acesas conforme a inclinação da moto em curvas, ampliando o campo de iluminação em curvas durante a pilotagem noturna. Além disso, possui protetor de motor, manoplas aquecidas, novos pneus sem câmaras, suspensão eletrônica e tanque de combustível com maior capacidade (24,8 litros), na outra versão o tanque é de 18,8 litros.


Cornering Light, as luzes acendem para o lado que a moto está inclinando para contornar a curva - Honda

Motor de 1100 cc

A nova Africa Twin ficou mais forte, acompanhando a tendência do segmento das Big Trail, a Honda ampliou o motor da Africa Twin de 1000 cc para 1100 cc - para ser mais exato de 998cc para 1084 cc. A arquitetura do motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas permanece inalterada, mas o curso do pistão está maior que possibilitou o aumento da capacidade cúbica para 1100cc. O novo motor ganhou cerca de 12% de potência e 10% de torque, agora conta com 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgm.f a 6.000 rpm. Em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas ou câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT). 


Motor está mais forte e agora possui 1100 cm³ - Honda

Câmbio DCT

A Honda levou a sério a modernização da sua big trail, agora a Africa Twin 1100 tem versão com câmbio DCT. Aqui no Brasil, esse câmbio já está disponível na X-ADV e GL 1800 Gold Wing Tour, mas nos mercados internacionais já representam mais de 40% das vendas nas motos que estão disponíveis. 


Câmbio DCT permite rápidas trocas de marchas sem perder potência - Honda

O câmbio DCT é um câmbio automatizado com dupla embreagem para motocicletas, que oferece mudanças de marchas imediatas, sem que haja interrupção na entrega de potência, e a sua utilização se torna imediatamente natural, resultando em vantagens para pilotagem em qualquer tipo de percurso ou terreno.


O câmbio DCT dispensa o uso da embreagem e as trocas manuais podem ser realizadas através de botões no guidão - Honda

O sistema funciona por meio de duas embreagens: uma para 1ª, 3ª e 5ª marcha, outra para a 2ª, 4ª e 6ª marcha. E apresenta três modos de funcionamento: o modo manual (MT) oferece controle manual do câmbio através dos botões +/- situados no punho esquerdo. O modo D, onde as mudanças ocorrem automaticamente. E por fim, o modo automático S, que permite a configuração em três níveis, com as rotações gradualmente mais elevadas antes do engate da marcha seguinte. Em desaceleração, as reduções também ocorrem um pouco mais cedo, proporcionando maior efeito do freio-motor, o que torna esta opção mais adequada para uma pilotagem esportiva.

O sistema DCT atua selecionando a melhor marcha para a situação. Para tal recebe da IMU parâmetros relativos à inclinação em curva, velocidade, abertura do acelerador, rotação do motor e marcha em uso, e também consegue identificar características do percurso, se a moto está subindo, descendo ou curvando.

Painel 


Painel em TFT de 6,5 plegadas - Honda

O painel também mudou, agora ele é composto por duas telas. Uma menor em LCD, com dados básicos da motocicleta como: velocímetro digital, marcador de marcha engatada, marcador de quilometragem e as luzes de advertência. E outro acima, composto por uma tela de TFT de 6,5 polegadas touchscreen (que pode ser acessada via luva), nesse painel é possível configurar diversos detalhes eletrônicos da motocicletas, graças a implementação do acelerador eletrônico e do IMU de 6 eixos.

Os parâmetros que podem ser regulados são: potência (P) em 4 níveis, freio-motor (EB) em 3 níveis, controle de tração (T) em 7 níveis mais off e o anti-empinadas (W) de 3 níveis mais off.

Além disso, a CRF 1100L Africa Twin fornece 6 modos de pilotagem, sendo 4 pré-ajustados para Tour, Urban, Gravel e Off Road. E outros dois modos totalmente personalizados, denominados USER 1 e USER 2.

Ainda por cima, o painel oferece conectividade Android Car Paly e Apple CarPlay, permitindo o espelhamento do celular no painel. É possível, navegar por GPS,  fazer ligações, receber mensagens e ouvir músicas pelos aplicativos do smartphone.

Chassi e Suspensão

A Honda CRF 1100 Africa Twin está, em média, 10kg mais leve, por causa do  subchassi e balança em alumínio. Além disso, o novo desenho do chassi permitiu a colocação do motor um pouco para frente, possibilitando um novo desenho para o assento. O banco está 40mm mais estreito e com altura regulável em relação ao solo de 850-870mm, em conjunto com o guidão que está 22,5 mm mais alto, resulta em maior conforto e sensação de pleno controle.


Ficou mais fácil colocar o pé no chão na nova CRF 1100L Africa Twin - Honda

A suspensão é composta por garfo invertido Showa de 45 mm de diâmetro e com 230 mm de curso na dianteira e o amortecedor traseiro Showa tem curso de 220 mm. Ambas suspensões são reguláveis, mas na versão Adventure Sports SE, a regulagem é por controle eletrônico Showa EERATM.

As rodas são raiadas de alumínio com 21" na frente e 18" na traseira, mas apenas na versão Adventure Sports os pneus são tipos Tubless (sem câmara). Em ambas as versões, a altura livre do solo é de 250mm. Os discos de freios são tipo wave, os dianteiros com 310 mm e os traseiros com 256 mm de diâmetro. 

Preço

Os modelos dotados de transmissão convencional serão fabricados em Manaus e têm previsão de chegada ao mercado em julho com preço público sugerido de:

Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490,00

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00


Honda CRF 1100L Africa Twin na cor preto fosco - Honda

Já os modelos datados de transmissão de dupla embreagem (DCT), serão importados do Japão e tem previsão de chegada ao mercado em agosto com preço público sugerido de:

Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804,00

Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626,00


Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT na cor branco perolizado - Honda

Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

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A Honda ainda oferece 12 acessórios exclusivos para equipar a CRF 1100L Africa Twin, compostos por: top box, malas laterais, bolsa de tanque, banco rebaixado, para-brisa majorado e cavalete central, entre outros. 

E aí, o que você achou da nova Honda CRF 1100L Africa Twin? Acha que o câmbio DCT será sucesso de vendas? Deixe seu comentário.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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