Honda apresenta a nova CG 160 com atualizações tecnicas e novo design

importantes atualizações técnicas e no design das quatro versões, Titan, Fan, Start e Cargo, foram apresentadas em teste na cidade de Santos

Por Marcio Viana

A Honda Motos do Brasil, convidou midias especializadas e alguns influenciadores para conhecer a nova CG 160 na cidade de Santos, e tivemos a oportunidade de acelerar a moto por diversas ruas da cidade e na orla da praia. Interessante que por onde passava, algumas pessoas reconheciam que é um modelo novo, e perguntavam o que estava achando da moto, e antes de responder, alguns falavam as caracteristicas que lhe atraia.

O veiculo mais vendido da America do Sul com 15 milhoes de unidades, chega em sua 10a edição. robustez, durabilidade, econômica e excelente custo-benefício, a versão 2025, estreia uma nova geração – a décima – com destaque para atualizações no design e na ciclística.  Nova suspensão dianteira e traseira, assim como rodas de liga e freio a disco dianteiro em todas as versões. Na CG 160 Titan, freios a disco nas duas rodas com sistema ABS na dianteira.

A Honda CG é a moto de todos os brasileiros desde 1976, quando através deste modelo foi inaugurada a operação da fábrica em Manaus, AM. Especialmente criada para o Brasil e suas condições específicas, a CG 125 pioneira era, em linhas gerais, uma versão ainda mais robusta de uma motocicleta já comercializada no país importada do Japão, a Honda CB 125S. Reconhecida por sua economia, resistência e qualidade construtiva, a boa fama da CB importada serviu como cartão de visitas para a brasileiríssima CG 125, que surpreendentemente elevou todas estas qualidades a um nível ainda maior.

 Com o passar do tempo o que parecia bom virou ótimo, e a fama de motocicleta com excelente durabilidade trouxe a CG onde ela está hoje: uma indiscutível posição de liderança nas preferências dos consumidores, que no arco destes últimos 48 anos fizeram dela o veículo a motor mais vendido na história da indústria nacional.

Honda CG 160 2025 - A Evolução da Lenda

Assim que sentei na nova Honda CG 160 2025, a familiaridade do modelo mais vendido do Brasil veio à tona, mas com um toque de modernidade que surpreende. A evolução estética é evidente: o tanque agora encapsulado por superfícies plásticas não só traz uma aparência mais robusta(nas 4 versoes), mas também aumenta a praticidade em caso de pequenos impactos. Além disso, o painel digital atualizado com indicador de marcha e computador de bordo é uma adição bem-vinda, oferecendo uma leitura clara e funcional.

Pilotagem Melhorada e Segurança Avançada - Nas primeiras voltas, a diferença na suspensão foi notável. A nova suspensão dianteira com tubos de 33 mm oferece mais precisão e conforto somando ao banco com nova espuma, absorvendo bem as irregularidades do asfalto. Na traseira, a balança de perfil retangular complementa o conjunto, garantindo uma pilotagem firme, mesmo em condições adversas. Outro destaque foi o freio ABS de um canal na Titan, que transmite muita segurança, especialmente em frenagens mais bruscas.

O motor de 162,7 cm³, conhecido pela robustez e economia, não decepcionou. Rodando tanto com gasolina quanto com etanol, o desempenho é consistente e a entrega de torque facilita retomadas, mesmo com garupa. A tecnologia FlexOne, presente em várias versões, mantém o DNA econômico da CG, um ponto forte para quem busca mobilidade acessível.

Detalhes que Fazem a Diferença - Pequenos toques, como a porta USB-C na versão Titan, mostram como a Honda está conectada às necessidades modernas dos motociclistas. As rodas de liga leve em todas as versões também são um ponto positivo, combinando leveza com durabilidade. O novo conjunto ótico frontal com LED na Titan e Fan é outro avanço que melhora a visibilidade e dá uma identidade visual mais agressiva à moto.

A CG 160 2025 não é apenas uma evolução do modelo; é uma reafirmação de como a Honda consegue se reinventar sem perder sua essência. Combinando tradição, economia e tecnologia, esta décima geração está pronta para continuar sendo a escolha número um dos brasileiros.

 

 

 

 

2. Generalidades do modelo
Evolução estética e técnica visando qualificar de maneira inequívoca uma nova geração da CG: este processo é bem conhecido dos clientes Honda, que ciclicamente são agraciados com renovações dignas de nota a ponto de merecerem o título de “nova geração”. Assim ocorreu com a linha CG 2025, na qual todas as versões – Titan, Fan, Start e Cargo – receberam precisas modernizações.

A “vitrine” deste genuíno passo à frente das Honda CG 2025 é sempre o design, que nesta nova geração deu um salto qualitativo ao adotar o recurso de encapsular o tanque de combustível com superfícies plásticas, capazes de oferecer maior liberdade na criação de formas aos designers e, ao mesmo tempo, promover redução do custo em caso de pequenos acidentes.
A pilotagem, fator de importância prioritária para a Honda desde sempre, também se confirma como grande ponto de evolução na Linha CG 2025, que incorpora uma suspensão dianteira mais robusta e precisa. O mesmo pode ser dito em relação à suspensão traseira, que agora contra com uma balança de perfil retangular. Importante passo à frente em termos de segurança é a uniformização do disco de freio dianteiro, equipamento padrão de todas as CG 2025. As versões Cargo, Start e Fan dispõe do sistema CBS – Combined Brake System, com disco na dianteira e tambor na traseira, enquanto a Titan traz freio a disco em ambas rodas, com o dianteiro dotado de sistema ABS.
No âmbito da estética e da eficiência dinâmica o destaque vai para a adoção, em absolutamente todas as CG 2025, de rodas de liga leve. Outro progresso nesta 10a geração diz respeito ao painel de instrumentos, que traz indicador de marcha engatada e computador de bordo em todas as versões.


Para garantir a segurança oferecida pela iluminação por LED, todas as CG 2025 contam com lanterna traseira com esta tecnologia. As versões Titan e Fan trazem LED também no novo conjunto ótico dianteiro, de novo desenho. Outra estreia nestas versões mais elaboradas da CG é a porta USB-C, de série na Titan e opcional na Fan.
A Linha CG 2025 permanece com o consagrado motor de 160 cc, adequado para atender e superar a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, o que não alterou suas reconhecidas qualidades em termos de desempenho, economia de combustível, facilidade de manutenção e robustez.

3. Características principais
3.1Design & aspectos práticos
• Tanque metálico protegido por superfícies plásticas
• Iluminação por LED na lanterna em todas as versões
• Painel com indicador de marcha e computador de bordo
• Novo grupo ótico frontal com LED (Fan e Titan)
• Porta USB-C (Titan)


A tecnologia que protege o tanque metálico com superfícies plásticas, já adotada na Sahara, Tornado e Bros 2025, também está presente na 10a geração da CG, cujas versões se diferenciam por meio de aletas laterais maiores na Titan e Fan, enquanto na Start e Cargo as laterais do conjunto são mais essenciais.
O recurso de encapsular o reservatório de combustível, agora com 14 litros de capacidade, é uma solução com dupla função, pois facilita a obtenção de formas mais elaboradas e, consequentemente, grande impacto visual, como também protege o tanque de impactos, reduzindo o custo de manutenção em caso de pequenos acidentes.
As novas formas das superfícies que envolvem o tanque implicaram em um novo desenho do assento em dois níveis, cuja especificação da densidade de espuma (ja mencionada).
Item de forte atratividade nas CG 2025 é o conjunto formado pela rabeta e nova lanterna traseira, com desenho que proporcionou ao modelo forte personalidade.
Também as alças traseiras são novas, comuns a Titan, Fan e Start. Realizadas em resina de alta resistência, as alças além, de servir de apoio ao garupa facilitam manobras de estacionamento e a eventual fixação de pequenas cargas na porção posterior do assento.

Estream na Linha CG 2025 as pedaleiras do garupa fabricadas em alumínio, efetivo progresso em termos estéticos mas que também beneficia a praticidade e a sempre bem vinda redução de peso e maior durabilidade.

O quadro de instrumentos das Honda CG 160 2025 é inédito, de tipo digital Blackout na Titan e Fan e com iluminação convencional nas demais versões. O indicador de marcha é um recurso novo, presente em todas as CG 2025, assim como o indicador de consumo de combustível.
A versão topo de linha, a cobiçada CG 160 Titan, traz porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistemas de navegação. Tal dispositivo, situado nas proximidades do painel, é oferecido como opcional para a CG 160 Fan. Outra distinção exclusiva da CG 160 Titan são as rodas de liga leve de novo desenho.

3.2 Motor
• Motor de 162,7 cm3

, OHC de duas válvulas, arrefecido a ar

• Tecnologia FlexOne na Titan, Fan e Cargo
• Câmbio de cinco marchas

O motor da CG 160 é o monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC - Overhead Camshaft), de 162,7 cm3 , que atua em balancins roletados. A lubrificação é forçada por bomba trocoidal. Comum à todas as versões, tal motor oferece a maior potência e torque em sua categoria.

A tecnologia FlexOne no sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que admite o uso de etanol e gasolina em
proporções diferentes, está presente nas versões Titan, Fan e Cargo. A potência máxima das CG 160 2025 é de 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,43 kgf.m com etanol e 1,41 kgf.m com gasolina, a 6.750 rpm. Na CG 160 Start o combustível admitido pelo sistema PGM-FI é apenas a gasolina, com valores de potência e torque iguais ao anunciado para as versões que se valem da tecnologia FlexOne.
O respeito ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - PROMOT 5 fez com que os índices de emissões fossem reduzidos ainda mais nesta 10a geração das Honda CG, com significativa diminuição na emissão de CO (monóxido de carbono), HC hidrocarbonetos) e NOx (óxidos de
nitrogênio). Também as emissões evaporativas de HC (hidrocarbonetos)
decresceram por conta da instalação de um cânister, o filtro destinado à absorção do vapor emanado pelo combustível. Na medição de ruído parado também houve decréscimo.
Todas as Honda CG 2025 contam com câmbio de cinco velocidades, embreagem de tipo multidisco em banho de óleo acionada por cabo, e corrente de transmissão final tipo 428 com um novo sistema para o ajuste da tensão.


3.3 Ciclística
• Chassi de aço tipo Diamond
• Nova suspensão dianteira
• Nova balança de suspensão traseira
• Freio ABS de 1 canal (Titan)
• Rodas de liga leve
O chassi de todas as Honda CG é tipo Diamond de aço, renomado por sua resistência e capacidade de oferecer excelentes características dinâmicas. Uma importante modernização da Linha CG 2025 é a adoção de um novo tipo de suspensão dianteira, com tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, de 31 mmØ. O curso da roda dianteira, de 18 polegadas, é de 120 mm. Na traseira a suspensão conta com dois conjuntos mola/amortecedor, ancorados a um novo braço oscilante de aço com perfil retangular, que ofere ce curso de 106 mm à roda,
também de 18 polegadas.

Os pneus da CG 160 Titan são os Michelin Pilot Street 2 tubeless (sem câmara) medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Nas outras versões as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, em todas as versões tubeless (sem câmara) Na CG 160 Titan 2025 estreia o sistema de freio ABS – Antilock Braking System de um canal, no disco da roda dianteira, de 240 mmØ com cáliper de dois pistões, na traseira o disco, de 220 mm tem cáliper de pistão simples. Nas demais versões da CG 160 2025 o sistema de frenagem é o CBS – Combined Brake System, com disco dianteiro de 240 mm‚ e pinça de pistão simples. Na traseira o tambor de freio tem 130 mmØ. O peso a seco da Honda CG 160 Titan 2025 é de 120 kg, a CG 160 Fan pesa 119 kg, e CG 160 Start 117 kg e a CG 160 Cargo 122 kg.

4. Preço, cores, garantia
As Honda CG 160 2025 chegam à rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3a revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete
ou seguro, é:
Honda CG 160 Titan ABS: R$ 19.230,00
Cores disponíveis: Laranja, Vermelho metálico e Preto metálico


Honda CG 160 Fan CBS: R$ 17.723,00
Cores disponíveis: Azul Perolizado, Vermelho Perolizado e Preto metálico


Honda CG 160 Start CBS: R$ 16.194,00
Cores disponíveis: Prata metálico, Vermelho Perolizado e Preto

Honda CG 160 Cargo CBS: R$ 17.175,00
Cores disponíveis: Branco

 O que achou das novas CG 160 ??


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br