Acontece
Acontece
No ano de 1980, me lembro como se fosse hoje das duas primeiras CBs 400 que chegaram na cidade do interior que morava, uma prata e uma vermelha. Eram as maiores motos do mercado nacional naquela época. Ainda moleque, os olhos brilharam pelas 2 únicas motos que haviam na cidade logo no lançamento.
Coincidências da vida, minha primeira moto foi uma CB 400 II , lançada em 1982. Depois as evoluções aconteceram naturalmente em um modelo que foi unanimidade. Vieram as CB 450 E e surgiu a CBR 450 SR, isso em 86 a 89. Desde seu lançamento, eram as motos nacionais de alta cilindrada, sonho de consumo!
Hoje, 42 anos depois, fico impressionado com a evolução das motos em geral, mas, na linha CB, devido a esse histórico, me chama mais a atenção.
As CB 500F e CB 500X estão no mercado nacional desde 2014 e hoje, depois de tanto tempo, elas são as motos de entrada para o mundo das altas cilindradas, impressionante como estou velho!
Elas ocupam uma faixa no mercado (500 cc) que estão no topo da cadeia, praticamente sem concorrentes e com uma proposta muito interessante, pois está no caminho de quem quer fazer um upgrade de cilindradas com um produto de forte apelo visual e versatilidade dos dois modelos.
A motorização se manteve com o bicilíndrico DOHC de 471 cc e arrefecimento líquido, que entrega torque em baixa e esportividade em altas rotações. Fazendo dela uma opção interessante para uso urbano e também, nas estradas. Se tiver curvas, melhor ainda! O novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhora a sensação de torque sem comprometer o desempenho.
Com novas cores para os dois modelos, temos mudanças na ciclística com novidades técnicas, visando uma experiência de pilotagem melhor do que era.
Novo farol dianteiro com LEDs e piscas dianteiros mais potentes na 500F deram mais agressividade ao modelo. Novas pedaleiras de alumínio, assento baixo e guidão cônico, deram mais esportividade. Já na 500X, mais aventureira, tem aletas laterais do tanque protegendo o novo e mais leve radiador (nas duas versões) e dão um visual harmonioso ao conjunto. O farol e os piscas estão com LEDs mais fortes também.
A suspensão dianteira invertida Showa do tipo SFF-BP (Separated Function Fork Big Piston), USD ( Upside Down) de 41 mm de diâmetro, separa as funções das bengalas. Uma fica com o amortecimento hidráulico (Big Piston) enquanto a outra fica com o mecanismo de mola, melhorando a pilotagem devido a leitura de imperfeições de nossas ruas remendadas. Detalhe: São as mesmas usadas nas CB 650R e CBR 650R, o que exigiu um novo par de mesas exclusivas para cada modelo!
Já a balança da suspensão traseira foi redesenhada. Com novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro, mais resistente à torção e com maior flexibilidade lateral. Outra melhoria foi a distribuição de peso entre a roda traseira e dianteira, ficando mais equilibrada. Continua com 5 níveis de regulagens na carga da mola mas, foi ajustada para se adequar a nova suspensão dianteira e a, agora mais leve, balança traseira.
As novas rodas estão mais leves na CB 500 , tem 5 raios em forma de Y, calçam pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira. Já na CB 500X, apenas a roda dianteira ficou mais leve devido a raios mais estreitos para receber os novos discos de freio de 310 mm e os pneus continuam com as mesmas medidas 110/80-R19 na dianteira e 160/60-R17 atrás.
Com a função de segurar o ímpeto dos usuários, vem um par de freios a disco tipo Wave de 296 mm, no lugar do disco simples de 310 mm. Novos calipers Nissin (de quatro pistões e fixação radial na CB 500 F e, dois pistões de fixação axial na CB 500X) deixam a moto mais segura e melhoram a maneabilidade. Sendo menos agudo na 500X devido ao uso mais versátil no on e também, no off road.
Evoluções na ciclística trouxeram melhor distribuição de peso entre a roda traseira e dianteira, ficando na CB 500F com 49,7% na dianteira e 50,3% para traseira (antes 46,8/53,2%), dando mais aderência na dianteira. Já na CB 500X, o percentual entre frente e traseira é de
48,7/51,3% (antes 48/52%).
Agora é esperar o lançamento para sentir todas essas melhorias !
A Honda CB 500F e CB 500X 2023 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de maio de 2022.
O preço sugerido para a CB 500F 2023 é de R$ 39.100,00 e, para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00, ambos base Brasília/DF.
Honda CB 500F: Vermelho, Prata Metálico e Cinza Fosco.
Honda CB 500X: Vermelho, Prata Metálico e Verde Fosco.