Arthur Caldeira
A americana Harley-Davidson lançou sua linha 2008 de motocicletas com diversas modernizações técnicas. Entre elas, a utilização de um moderno sistema de acelerador eletrônico, em substituição aos tradicionais cabos, além da segurança dos freios ABS (anti-travamento). Outra novidade foi a introdução de dois modelos, a Rocker, na linha Softail, e a Fat Bob, da família Dyna.
A linha Touring, flagship da marca, recebeu diversas melhorias. A começar por uma maior autonomia: o tanque passou de 18,9 para 22,71 litros, um aumento de 20%. Os freios dos modelos Touring como Road King, Electra Glide, entre outros, também são novos e mais eficientes. Todos trazem a grife italiana Brembo. Mas a grande novidade é a opção do sistema ABS, como opcional de fábrica. Sinais dos tempos, mesmo uma centenária marca deve se modernizar.
A Harley também mostrou estar antenada com as tendências ao introduzir um sistema de acelerador eletrônico nos modelos Touring. Com isso, somem os tradicionais cabos e entram em ação os modernos sensores. O resultado dessa inovação é uma aceleração mais suave e eficaz.
Revolução maior
Nem mesmo o moderno motor Revolution, projetado em conjunto com a Porsche, escapou de ser renovado. O propulsor de dois cilindros em “V” com refrigeração líquida, que equipa os modelos V-Rod, ganhou maior capacidade cúbica. Passou dos atuais 1130 para 1250 cm³. Número alcançado com o aumento do diâmetro do cilindro — agora são 105 mm. Como resultado, mais cavalaria: 125 cv a 8250 rpm.
Os modelos V-Rod, além de poderem ser equipados com freios ABS, receberam um novo sistema de embreagem anti-travamento, reduzindo os trancos na transmissão primária e evitando o travamento da roda em reduções de marcha.
Novos modelos
A família Softail ganha um novo modelo em duas versões: a Rocker e a Rocker C. O pára-lama traseiro curto e fixado na balança traseira é a marca registrada da Rocker, que traz banco solo. A Rocker C diferencia-se por trazer mais cromados e uma banco de garupa escamoteável.
Na família Dyna, entra a nova Fat Bob. A grande inovação do modelo está nos dois faróis, algo antes restrito às motos personalizadas. Com guidão drag-bar e um escape novo, a Fat Bob destaca-se também pelos pneus largos: 180 mm atrás e um rechonchudo 130 mm na dianteira. Comandos avançados podem ser encomendados já direto de fábrica.
Comemoração antecipada
Aproveitando o fanatismo dos harlistas, a Harley-Davidson lançou também 14 modelos comemorativos dos 105 anos da marca, que serão completados em 2008. Além de se tratar de uma série limitada e numerada, trazem o logo em homenagem à data e pintura especial em cobre e preto, entre outros detalhes.