Harley-Davidson patenteia sistema de radar com freios automáticos
Fabricante deve incluir cruise control por radar e acrescentar recurso que aciona os freios automaticamente se sistema julgar necessário
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Aparentemente, os sistemas de radar são o assunto do momento quando o tema é inovação tecnológica para motocicletas. As pioneiras no tema foram Ducati, com a Multistrada V4, e a BMW, que incluiu a tecnologia na nova geração da R 1250 RT vendida no exterior.
Nos dois modelos em questão, o radar atua no cruise control, monitorando e mantendo a distância em relação a outros veículos na via seja acelerando ou reduzindo a velocidade – o sistema da Ducati conta ainda com um sensor na parte traseira para alertar o motociclista sobre possíveis riscos fora do campo de visão.
A Harley-Davidson resolveu entrar no jogo e registrou uma patente com um sistema de radar que, sim, vai atuar no cruise control de modelos da fabricante norte-americana. Entretanto, o sistema também será conectado aos freios das motos da marca e vai monitorar as reações do motociclista.
De acordo com a patente, o sistema monitora as ações do motociclista e do ambiente ao redor e, em caso de emergência, envia alertas para o piloto para a redução de velocidade.
Se o sistema julgar que a ação tomada por quem estiver pilotando a moto não for suficiente para frear a moto com segurança, a eletrônica entra em ação para aplicar mais força nos freios e então evitar uma colisão.
Sistemas de frenagem autônoma já estão disponíveis no universo dos automóveis, mas o fato de carros se equilibrarem sem depender do motorista facilita a atuação de tais sistemas. Resta saber de que forma a Harley-Davidson vai fazer com que o recurso funcione no mundo das duas rodas.
Outra questão que fica no ar é em relação à aceitação de um sistema do tipo. Será que o público-alvo da Harley-Davidson, que em geral é mais tradicionalista, vai aceitar um recurso que atue de forma tão intensa na pilotagem? Só o tempo dirá.
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