Há 18 anos o Brasil perdia Ayrton Senna

No dia 1 de maio de 1994, em Ímola, morreu um dos maiores ícones do esporte brasileiro

Por Leandro Lodo

Ayrton Senna da Silva, um dos maiores pilotos do automobilismo, iniciou sua carreira na principal categoria em 1984. Em seu ano de estreia na Fórmula 1, correu pela Toleman, logo depois ficou três anos correndo pela Lotus, mas pela equipe McLaren Ayrton Senna foi três vezes campeão mundial (1988, 1990 e 1991).

Ayrton Senna também foi duas vezes vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. No dia 1 de maio de 1994, em Ímola, morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, durante o Grande Prêmio de San Marino.

A história de Ayrton Senna no automobilismo, muitos de nós conhecemos, mas o que muitos não sabem é que o piloto brasileiro também era apaixonado por motocicletas. O piloto brasileiro recebeu várias homenagens ao longo do tempo, entre elas uma moto que levou o seu nome. A MV Agusta, fabricante italiana de motocicletas, utilizou materiais nobres para construção de uma máquina com estilo moderno e esportivo, a F4 Senna, uma jóia sobre duas rodas.

Os irmãos Catiglioni também decidiram homenagear Ayrton Senna, criando um modelo, sob a supervisão do próprio piloto brasileiro. Foram produzidas apenas 300 unidades da série especial da Ducati 916 Senna, modelo que recebeu a assinatura do idolatrado Ayrton Senna, que nem chegou a vê-la pronta. Outro modelo fabricado pela Ducati também homenageou o campeão, a Ducati Monster S4 Senna.

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais da vida de Ayrton Senna, o Ministério da Cultura apresenta a exposição interativa Senna Emotion nas seguintes cidades:

São Paulo - 01/05 a 03/06 - Estação República do Metrô

Rio de Janeiro - 16/06 a  15/07 - Museu Histórico Nacional

Curitiba - 01/08 a 31/08 - Centro Cultural Sistema FIEP

- Confira vídeo com Ayrton Senna passeando de motocicleta pelas ruas de Mônaco

Fotos: Divulgação

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br