Guarulhos regulamenta hoje o motofrete
''O motofrete é importante para diversos segmentos econômicos da cidade'', diz o prefeito.
Por André Jordão
Por André Jordão
O prefeito Sebastião Almeida assina hoje decreto que regulamenta o serviço de entrega e coleta de pequenas cargas por motocicleta, o motofrete, em Guarulhos (Grande São Paulo).
A partir de agora, os condutores, as empresas e as motocicletas serão cadastradas junto à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. A legislação serve para garantir maior segurança aos condutores (motoboys). “O motofrete é importante para diversos segmentos econômicos da cidade”, diz o prefeito.
Os profissionais terão de portar uma autorização expedida pela Secretaria de Transportes e Trânsito, o Condumoto. Para isso, terão de apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de conclusão de curso de treinamento e orientação
- CNH expedida há pelo menos dois anos
- Contratação de seguro de vida
As motocicletas também serão submetidas a vistorias para receber o Termo de Autorização do Veículo (TAV). Entre as exigências do TAV, destacam-se:
- Máximo de oito anos de fabricação da motocicleta
- Cilindrada mínima de 120 cc
- Equipamentos de segurança obrigatórios exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
- Antena e mata-cachorro para a proteção do condutor
As empresas que prestam o serviço de motofrete deverão se cadastrar na Secretaria, onde receberão um Termo de Credenciamento para a prestação do serviço. O prazo de expedição da documentação para as empresas será de até 180 dias.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário