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GSX1300: Agressividade que conquista

04 de November de 2010

André Jordão

‘A revolucionária GSX1300 B-King da Suzuki é agora uma produção nacional da J Toledo Suzuki Motos do Brasil para todos os apaixonados por motos. ’ É desta forma que a representante brasileira da Suzuki divulga em seu release a nova fase da B-King no Brasil. Revolucionária, pois ela nasceu como moto-conceito no Salão das Duas Rodas de Tóquio em 2001 e, desde o esboço, suas linhas sempre foram extravagantes. Muitos reclamam, acham seus exaustores exagerados e quando falam sobre a moto não deixam a palavra enorme de lado.

O modelo 2011 da GSX1300 B-King chega às concessionárias Suzuki com o mesmo design, mas com uma preço um pouco mais acessível. Com preço público sugerido de R$ 52.900, o modelo agora é montado aqui pelo meio do sistema CKD (Completely Knocked Down). Gostando ou não, essa big-naked herdou o motor ‘amansado’ da Hayabusa e atinge 184cv de potência aos 9.500 giros, o que para muitos faz a diferença.

Ela faz ‘amizades’

Leio muitos fóruns na internet, recebo muitos emails com comentários de leitores sobre diversas motocicletas e me atento muito a tudo isso. A B-King é muito questionada em todos os meios de comunicação que participo e seu design é sempre o foco das críticas. Quando essa ‘pesquisa’ chega às ruas as opiniões mudam drasticamente. Não teve um local que parei, seja posto de gasolina, farol, banco ou qualquer outro lugar que permitisse uma conversa, que não fui solicitado para falar sobre a moto. Muitos nem a conhecem, mas todos ficam surpreso com a estética da B-King. Ela realmente faz amizades e por muitas vezes, na correria do dia a dia, tive que cortar o papo para seguir em frente.

Nas ruas a GSX1300 vai bem. A posição de pilotagem é confortável e não cansa o braço, apesar de ela pesar 235kg. Os escapes são enormes, entretanto não esquentam como parece e ainda propagam o som fino dos quatro cilindros. A B-King conta com um sistema de Injeção de Ar na Saída de Escape (PAIR – Pulsed Secondary Air Injection). Este injeta ar fresco da caixa do filtro de ar na saída do escape, permitindo a combustão dos hidrocarbonetos não queimados. Além disso, a B-King possui um catalisador de grande capacidade no sistema de exaustão, juntamente com um sensor do oxigênio. Essas tecnologias são utilizadas para atender ao padrão PROMOT 3.

O conjunto de suspensões e freios agradam e auxiliam o estilo de pilotagem proposto pela marca. Sua suspensão dianteira tem garfos invertidos com ajustes de pré-carga da mola, força de retorno e compressão. A suspensão traseira é igualmente ajustável e trabalha com uma balança articulada tipo link. O sistema de freio é exclusivo desta moto. O freio dianteiro tem pinças montadas radialmente com quatro pistões opostos. Um cilindro mestre radial melhora a sensibilidade do piloto no acionamento do manete de freio. Os dois discos flutuantes do freio dianteiro medem 310 mm de diâmetro. E a pinça deslizante de pistão único do freio traseiro opera sobre um disco de 260 mm.

Mesma motorização

A B-King possui o maior e mais potente motor da categoria Big-naked. Com 1340 cc, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC e injeção eletrônica de combustível, ele gera 184 cv, o que é mais que suficiente para esta motocicleta. Seja na cidade ou na estrada, estas especificações técnicas distribuem segurança ao acelerar e muita velocidade ao girar o punho. Ela conta com uma transmissão de seis marchas e um Limitador de Retorno de Torque Suzuki (SCAS), operado hidraulicamente. O SCAS reduz a quantidade de força necessária no manete para acionar a embreagem e suaviza os trancos nas reduções de marcha, contribuindo para o aumento do conforto e segurança do piloto.

A B-King ainda tem um Módulo de Controle do Motor (ECM) provido de um computador de 32 bits e 1024 KB de memória, que controla o Sistema de Dupla Válvula de Borboleta Suzuki (SDTV - Suzuki Dual Throttle Valve). Essa tecnologia auxilia a distribuição de potência, além de proporcionar uma diminuição no consumo de combustível. Todo o torque pode ser distribuído de duas formas pelo S-DMS – Suzuki Drive Mode Selector. O modo “A” fornece uma resposta rápida a aceleração e máxima potência do motor, enquanto o modo “B” responde de forma mais suave a aceleração e reduz a potência do motor, ideal para pilotagem em pistas sinuosas ou dias chuvosos.

Seu painel é completo e conta com visor de LCD. Este tem velocímetro, indicador da marcha engatada, relógio, hodômetro total, hodômetros parciais, intervalos de manutenção, tempo de pilotagem, velocidade média, nível de combustível, temperatura do motor e o modo de Seleção de Pilotagem S-DMS.  A GSX1300 B-King nacional está disponível nas cores preta, branca e cinza a R$ 52.900,00.

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