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GSX-R1000 chega ās lojas em fevereiro

30 de January de 2008

Após ter sido apresentada neste mês em algumas revendas autorizadas, a nova GSX-R1000 agora está com data marcada para ser disseminada em nível nacional.

A superesportiva poderá ser encontrada em todas as concessionárias Suzuki a partir de fevereiro.

O modelo é empurrado por um motor de 999cc, quatro tempos, quatro cilindros, 16 válvulas, DOHC, projetado para fornecer resposta forte em ampla faixa de rotações.

De acordo com a montadora, o segredo para obter uma maior potência, melhorar a resposta de aceleração e reduzir as emissões de poluentes ao meio ambiente está na eficiência de combustão.

Além disso, a GSX-R1000 está equipada com o sistema PAIR (Injeção de Ar na Saída de Escape), que reduz em até 50% a emissão de poluentes e faz com que a motocicleta atenda ao rigoroso padrão internacional Euro 3 sobre emissão de gases.

Na hora da frenagem, a segurança é garantida pelo duplo disco ventilado flutuante de 310 mm de diâmetro, fixado ao cubo por 12 acoplamentos flutuantes e mordido por pinça radial de quatro pistões e cilindro mestre radial de acionamento hidráulico na dianteira. Na traseira, há disco ventilado de 220 mm de diâmetro, mordido por pinça deslizante de dois pistões de acionamento hidráulico.

Equipada com injeção eletrônica, a nova GSX possui novos injetores — dois por cilindro —, agora mais compactos e com 12 pequenos orifícios, em vez dos quatro grandes da versão anterior, o que produz uma pulverização mais fina de combustível.

Agora, os injetores primários estão posicionados mais verticalmente, melhorando a sensibilidade de aceleração. Os dutos de admissão e escape estão mais largos, melhora desenvolvida nas pistas de corrida.

As velas, com vida útil mais longa que as convencionais, possuem eletrodos mais finos, produzindo faísca mais forte e melhor combustão. O novo sistema ISC (Controle de Marcha Lenta) regula automaticamente o volume de ar injetado dentro do circuito de marcha lenta do corpo de borboletas, melhorando a partida a frio e estabilizando a marcha lenta do motor em diferentes situações.

A nova versão do escapamento SAES (Suzuki Advanced Exhaust System), em aço inoxidável, alumínio e titânio, conta com quatro coletores e uma única câmara sob o motor, que deriva em dois curtos silenciadores construídos em titânio e com tampas de alumínio, um de cada lado da moto. A incorporação de uma única câmara sob o motor e o uso de dois curtos silenciadores, ao invés de apenas um maior, quase duplica o volume interno do escapamento e leva o centro de gravidade para baixo, auxiliando na pilotagem.

O sistema de gerenciamento do motor da GSX-R1000 conta com um ECM (Módulo de Controle do Motor) com capacidade de processamento de dados quatro vezes maior que o utilizado na versão anterior. Este não apenas controla os sistemas de injeção e escape, responsáveis pela grande eficiência do motor, mas também permite que o piloto selecione três níveis de modo de pilotagem para adaptar-se às diferentes situações.

Com refrigeração líquida, o novo radiador, maior, possui a mesma forma trapezoidal típica das motos oficiais de corrida, com capacidade de refrigeração quase 10% maior que o modelo anterior. A bomba de água está mais potente, aumentando o fluxo através do radiador.

O novo chassi foi construído utilizando apenas cinco peças principais em alumínio fundido. Essa redução do número de peças e soldagens, além de aumentar a rigidez, otimiza a precisão na montagem

A suspensão ajustável é telescópica invertida de amortecimento hidráulico na dianteira e tipo link monoamortecida a óleo na traseira. O novo amortecedor de direção, com controle eletrônico, requer menor força a baixas velocidades, para uma direção mais leve, e maior força em altas velocidades. Uma válvula comandada pelo sistema de gerenciamento do motor trabalha reduzindo ou aumentando o fluxo de óleo, ajustando o nível de amortecimento de acordo com a velocidade.

As pedaleiras são ajustáveis em três posições, tanto horizontalmente quanto verticalmente. O pedal de freio traseiro, localizado do lado direito, e a alavanca de câmbio, na esquerda, movimentam-se juntamente com as respectivas pedaleiras.

A nova carenagem da GSX-R1000, de estilo mais agressivo, tem uma menor área frontal, melhorando a aerodinâmica e aumentando a pressão do ar captado pelo sistema SRAD (Aríete de Ar Direto Suzuki).

O assento e as tampas laterais estão mais estreitos, facilitando os movimentos do piloto sobre a moto nas curvas. O painel de instrumentos possui tacômetro analógico controlado por servomotor, velocímetro digital, duplo hodômetro parcial, relógio digital, temperatura do motor digital e indicador de problemas na injeção, indicador digital da marcha engatada e um “shift light” programável que avisa quando se chega a uma determinada rotação.

A GSX-R1000 estará disponível nas cores preta, preta e laranja, vermelha, azul e amarela. Seu preço sugerido é de R$ 71.900, mas as concessionárias Suzuki estão oferecendo, por tempo indeterminado, um bônus promocional no valor de R$ 10.700 — valores sujeitos à alteração sem prévio aviso.

Ficha Técnica

Motor:  4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC
Refrigeração: líquida com SRAD
Cilindrada: 999 cm³
Diâmetro x Curso: 73,4 X 59,0 mm
Taxa de compressão: 12,5:1
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de transmissão: Corrente
Sistema de lubrificação: Cárter Úmido
Alimentação: Injeção eletrônica
Tipo de ignição: Eletrônica Digital
Sistema de partida: Elétrica
Comprimento total: 2.045 mm
Largura total: 720 mm
Altura total: 1.130 mm
Entre eixos: 1.415 mm
Vão livre: 130 mm
Altura do assento: 810 mm
Peso seco: 172 kg
Suspensão dianteira: Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável, forças de retorno e compressão ajustáveis
Suspensão traseira: Monoamortecida a óleo, tipo link, pré-carga da mola ajustável, forças de retorno e compressão ajustáveis
Freio dianteiro: Duplo disco ventilado flutuante de 310mm de diâmetro, mordido por pinça de 4 pistões opostos de montagem radial
Freio traseiro: Disco ventilado de 220mm de diâmetro, mordido por pinça deslizante de 1 pistão
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara
Pneu traseiro: 190/50 ZR17M/C (73W) sem câmara
Tanque: 17,5 litros
Óleo do motor: 3,30 litros (com troca de filtro)
Potência máxima: 185 HP a 12.000 RPM
Torque máximo: 11,9 kgf.m a 10.000 RPM
Cores: azul, vermelha, amarela, preta/laranja, preta

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