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Grupo europeu quer dispensa de habilitação para motos de até 125 cc

07 de January de 2020


Foto: Divulgação

Na Europa, em linhas gerais, é necessário ter a habilitação para motos quando a motocicleta utilizada possuir um motor acima de 50 cc - até o limite, o condutor precisa apenas da habilitação para carros. Em alguns países, entretanto, esse limite vai para 125 cc.

Isso acontece na Itália, em Malta e Letônia, por exemplo. A única exigência é participar de dez horas de cursos de treinamento. Na Espanha e Polônia, por outro lado, a exigência é possuir três anos de experiência na habilitação para carros. Cumpridas as exigências, o(a) interessado(a) pode pilotar uma Kawasaki Z125, por exemplo, sem necessariamente possuir a habilitação de moto.

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A situação, porém, pode mudar e se estender por todo o continente europeu. A FEMA (Federation of European Motorcyclists' Associations), grupo que atua na causa do motociclismo desde 1998, está realizando uma pesquisa e perguntando aos europeus se eles desejam que as regras em vigor em países como Itália e Espanha devem se estender aos demais países do Velho Continente.

"O foco atual das estratégias de mobilidade europeias é em transporte público, bicicletas e caminhadas. Entretanto, o transporte público jamais chegará a todos em áreas urbanas e bicicletas e caminhadas só são viáveis para distâncias limitadas. Sempre haverá a necessidade de transporte motorizado individual. A FEMA prevê um crescimento do papel de veículos de duas rodas motorizados, especialmente as motos, sobre os carros", diz o texto no site da entidade.


Foto: Divulgação

Você acha que a regra funcionaria no Brasil? Atualmente, para pilotar motos de até 50 cc - conhecidas aqui como "cinquentinha" ou ciclomotores - é necessário possuir a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), que pode ser obtida em autoescolas e exige menos horas/aula tanto na parte teórica como na prática. Acima disso de 50 cc, as motos são permitidas apenas para os portadores de CNH de categoria A.

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