Freios combinados e consumo são destaque na Bros 160 ESDD
Pequena trail da Honda ganha em segurança com sistema que aciona freios traseiro e dianteiro simultaneamente
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Todo motociclista, novato ou veterano, quer pilotar uma motocicleta na qual ele se sinta o mais seguro possível – para quem acabou de entrar no mundo das duas rodas, a sensação de segurança é ainda mais importante.
A Honda Bros 160 ESDD, com o sistema de freios combinados, proporciona tal sensação para o motociclista. Com a nomenclatura CBS (Combined Braking System), o sistema atua quando o freio traseiro é acionado: 30% da carga é direcionada para o freio dianteiro. Com discos nas duas rodas (240 mm na dianteira e 220 mm na traseira), a frenagem é eficiente e a motocicleta se mantém equilibrada, mesmo nos casos em que a reportagem do MOTO.com.br precisou pressionar o pedal com mais força.
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O motor bicombustível e monocilíndrico de quatro tempos, com 162,7 cm³ de cilindrada, desenvolve 14,5 cv a 8.500 rpm (gasolina) e 14,7 cv a 8.500 rpm (etanol), com o torque de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina) e 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (etanol). Para o perímetro urbano, o propulsor oferece força suficiente para os desafios de uma cidade como São Paulo, local no qual a moto foi testada.
Por o torque máximo surgir na faixa dos 5.550 rpm, a resposta do motor é ágil e vem assim que o piloto exige um pouco mais do acelerador, permitindo subir ladeiras e retomar a velocidade sem grandes esforços – isso contando apenas com o condutor, a reportagem não testou a moto com garupa.
A entrega de tal torque acontece de forma progressiva e sem trancos, auxiliada pelo câmbio de cinco velocidades, bem escalonado. Ainda no assunto transmissão, o ponto a desejar é a ausência de um indicador de marchas no painel, item importante especialmente para pilotos novatos.
Rodando apenas no perímetro urbano, foi no consumo que a Bros 160 ESDD se destacou. Com uma condução tranquila, a motocicleta da Honda atingiu a marca de 48,3 km/l. Com 12 litros de capacidade (incluindo a reserva), o modelo atinge praticamente 580 quilômetros de autonomia, item que enche os olhos – ainda mais levando em consideração o recente aumento no preço dos combustíveis.
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Em relação às dimensões, trata-se de uma motocicleta que passa a impressão de ser mais alta do que a pilotagem mostra. Apesar da altura mínima em relação ao solo ser de 247 mm – praticamente a mesma de uma Africa Twin, por exemplo – a altura do assento é de 836 mm. Tal medida permite que pilotos mais baixos consigam colocar um dos pés no solo sem grandes dificuldades. Apoiar as duas pernas no chão só é possível com as pontas dos pés.
Isso, no entanto, não é um empecilho para pilotar a moto. Com 121 kg no peso seco, a Bros é uma motocicleta fácil de pilotar e responde bem aos comandos do condutor. O conjunto de suspensão, com garfo telescópico na dianteira e mono shock na traseira, é acertado visando mais o conforto do que a esportividade e absorve bem as imperfeições do asfalto das ruas de São Paulo – o curso, de 180 mm na dianteira e de 150 mm na traseira, também contribui para isso. Os pneus de uso misto, 90/90 com roda de aro 19 na frente e 110/90 com roda de aro 17 atrás, cumprem bem a função e transmitem confiança para o piloto.
Com preço sugerido de R$ 12.050 (sem frete), a Bros 160 ESDD é uma boa pedida para quem quer (e pode) investir um pouco mais em uma motocicleta de entrada. Como moto para iniciantes, o modelo da Honda proporciona um início de experiência tranquilo e seguro para o piloto na entrada no mundo das duas rodas.
Ficha técnica Honda Bros 160 ESDD:
MOTOR
Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
Cilindrada: 162,7 cc
Potência máxima: 14,5 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 14,7 cv a 8.500 rpm (Etanol)
Torque máximo: 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (Gasolina) / 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 57,3 x 63,0 mm
Relação de Compressão: 9.5 : 1
Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 4 Ah
Farol: 35/35W
CAPACIDADES
Tanque de combustível/Reserva: 12,0 litros
Óleo do motor: 1,2 litro
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2067 x 810 x 1158 mm
Distância entre eixos: 1356 mm
Distância mínima do solo: 247 mm
Altura do assento: 836 mm
Peso seco: 121 kg
CHASSI
Tipo: Berço Semi duplo
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 180 mm
Suspensão traseira/Curso: Mono Shock / 150 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu dianteiro: 90/90 -19M/C
Pneu traseiro: 110/90 -17M/C
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