Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Ford Ranger acelera junto com o Moto.com.br no Sertões 2025

11 de August de 2025

Se você acompanha o Rally dos Sertões, sabe que não é só sobre velocidade — é sobre resistência, estratégia e amor pelo fora de estrada. E neste 2025, o Moto.com.br colou de vez na poeira para trazer cada detalhe da prova que saiu de Goiânia (GO) e chegou na paradisíaca Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).

E como todo bom motociclista sabe, para seguir o ritmo dos competidores, a gente precisa de um carro à altura para carregar equipamento, time e energia. Foi aí que entrou a Ford Ranger — a picape oficial dos motociclistas no Sertões deste ano. Robusta, confortável e pronta para encarar do estradão de terra à BR mais castigada, ela foi nossa base móvel para não perder nenhum detalhe da corrida.

A Pickup pegamos no escritório da Ford em São Paulo e rodamos 1.000 até chegar em Goiânia, mais precisamente no Estádio Serra Dourada onde a vila Sertões foi montada para o público acompanhar toda preparação das Motos, Quadriciclos, UTV e Carros. Todo tematizado a Vila Sertões contou tambem com Stand gigante da Honda que trouxe o gringo Tosha Schareina https://www.instagram.com/tosha.schareina68/ , entre outro piltos consagrados no off road nacional. A Yamaha também está bem representada com bons pilotos e belas carretas. Os UTVs e Carros a cada ano aumentam bem a estrutura. Show a parte para acompanharmos .

 

O Moto.com.br há mais de 10 anos vive os bastidores do Sertões. Já contamos histórias de superação, mostramos a técnica de cada piloto e revelamos curiosidades que só quem está lá dentro sabe. Mas 2025 teve um sabor especial: a parceria com a Ford Brasil, para podermos entrar perto da etapa especial em que só chega com veículos 4x4 e bem tracionado. Quem nos acompanhou nesta cobertura, foi o Rogério Otani - China IBMM - https://www.instagram.com/ibmm.oficial/

O China conhece muito bem o Rally dos Sertões, pois já participou de 16 edições, sempre à frente da equipe de mecânicos, principalmente da experiente Equipe Bike Box. No YouTube, ele é referência com suas apresentações técnicas de motos, e no Sertões deste ano, garantiu que a gente tivesse informação de primeira — da calibragem de pneu ao ajuste fino da suspensão.

Ao todo, percorremos mais de 7.200 kms entre estradas de terra, trilhas fechadas, dunas, pedras e trechos de asfalto. Um roteiro que, para muitos, é apenas um mapa, mas para quem vive o rally, é uma coleção de memórias e desafios:

26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO

27/7 – ETAPA 1- 27.7 (DOMINGO) Goiânia-GO Unaí-MG DI: 26 km SS: 283 km DF: 227 km TOTAL: 536 km

ETAPA 2- 28.7 (SEGUNDA-FEIRA) Unaí-MG ► Januária-MG Dl: 40 km SS: 301 km ЕТАРА 5 - 31.7 (QUINTA-FEIRA) Xique-Xique-BA Petrolina-РЕ DI: 0 km SS: 330 km DF: 140 km TOTAL: 470 km EТAРA 6- 1.8 (SEXTA-FEIRA) Petrolina-PE Delmiro Gouveia-AL DI: 78 km SS: 280 km DF: 75 km TOTAL: 416 km

ETAРA 3-29.7 (TERÇA-FEIRA) Januária-MG Bom Jesus da Lapa-BA Dl: 80 km DF: 64 km SS: 290 km TOTAL: 434 km

ЕTАРА 4 - 30.7 (QUARTA-FEIRA) Bom Jesus da Lapa-BA► Xique-Xique-ВА Dl: 19 km DF: 183 km SS: 276 km TOTAL: 478 km

ЕТАРА 5 - 31.7 (QUINTA-FEIRA) Xique-Xique-BA Petrolina-РЕ DI: 0 km SS: 330 km DF: 140 km TOTAL: 470 km

EТAРA 6- 1.8 (SEXTA-FEIRA) Petrolina-PE Delmiro Gouveia-AL DI: 78 km SS: 280 km - DF: 57 km TOTAL: 415 km

ETAРA 7 -2.8 (SÁBADO) Delmiro Gouveia-AL► Marechal Deodoro-AL DI: 9 km SS: 158 km Barra de São Miguel-AL DF: 169 km TOTAL: 337 km

ETAPA 8 - 3.8 (DOMINGO) Marechal Deodoro-AL Marechal Deodoro-AL Barra de São Miguel-AL Barra de São Miguel-AL DI: 33 km SS: 195 km DF: 20 km TOTAL: 248 km - Esta ultima etapa foi cancelada devido a fortes chuvas na região.

Chegada: Praia do Francês, Marechal Deodoro (AL)

SS* Especial de cabo enrolado ou pé na tábua. 

Cada parada revelou um pedaço diferente do Brasil: do cerrado goiano à caatinga nordestina, passando por rios, chapadas e vilas que recebem o rally como uma verdadeira festa. Lugares incríveis como no estado de Minas Gerais passar pelo Peruaçu, uma formação rochosa que frequentemente tem a visitação de pessoas de vários países.  https://www.instagram.com/cavernasdoperuacu/

O Sertões é também um convite ao turismo. Em Goiás, provamos o empadão e o pequi. Em Minas, o rio São Francisco acompanhou nossa jornada com suas curvas, e em diversos trechos, pudemos conferir as paisagens que cercam o Rio. Na Bahia, a fé e a cultura popular se misturam à poeira das trilhas. Uma cidade na Bahia que demonstrou muita fé, foi Bom Jesus da Lapa, com uma igreja dentro da montanha.Já em Pernambuco e Alagoas, que alem das montanhas do sertão, apresentou lugares às águas cristalinas e ao som do mar. Em Delmiro Gouveia um dos trechos do Rally foi os Canyons do Rio São Francisco e onde foi construída a 1a usina hidrelétrica do nordeste. 

E dale acelerar e acompanhar a largada de todas equipes de Motos! Os dias eram bem dinâmicos onde acordamos de madrugada para conferir toda preparação das equipes. Até a largada da ultima moto, e depois saímos para a próxima cidade e aguardamos a chegada de todos. Não tinha acomodação nas pequenas cidades, pois para um Staff com mais de 2.000 pessoas acompanhando o Rally, fica difícil ter hospedagem para todos. No nosso caso, nós acampamos na Vila Sertões de cada etapa. Onde a noite inteira tem gente trabalhando nas máquinas para que os pilotos acelerem na próxima etapa. Muita aventura e onde tive a oportunidade de conhecer muitos locais e me contarem histórias da região.

No último dia finalmente avistamos a Praia do Francês, a sensação foi de missão cumprida: e dar um mergulho no mar como recompensa. A Ranger com motor 3.0L V6 de 250cv com 600Nm, nos deslocamentos em que enfrentamos longas estradas com muito caminhão no caminho, deu muita segurança nas ultrapassagens. Superou vários desafios no asfalto do nordeste, muita areia e longas estradas de terra.. O novo motor possui bloco em ferro grafite compactado, cerca de 75% mais forte e 75% mais rígido do que o ferro usado nos blocos de motor tradicionais. Cabeçotes em alumínio e alta pressão nos bicos injetores, entregando mais performance e eficiência. 

Chegamos em Maceió, o que beleza!! Completamos , mas com a dinâmica do circo dos Sertões, nem vimos o tempo passar, agora era hora de voltar para São Paulo. + 2.500 Kms, saindo de Alagoas, passando por Sergipe, Bahia, Minas Gerais e finalmente em São Paulo. Saímos na 2a feira às 8 horas da manhã da Praia do Francês e chegamos às 20h00 da 4a feira,  dia 06 de agosto. Dirigimos mais de 10 horas por dia, até o anoitecer, onde paramos para o descanso, para seguir no outro dia…O trecho da BR 116 de BA e MG foram os piores, a viagem não rendia, acompanhando infinitos caminhões no trecho.

A Ranger não foi só transporte — foi parte da equipe! Com caçamba carregada de ferramentas, peças e câmeras, equipamentos, a pick up estava preparada para aguentar pancada, e cabine confortável para as longas horas de estrada, ela se provou a parceira ideal de quem vive a vida sobre duas rodas… e precisa de quatro para chegar até lá.

Na próxima semana, vamos passar alguns detalhes de cada região, que vale muito apena visitar estas belas regiões do Brasil. Eu acompanho o Sertões em mais de 10 edições, além de adorar a corrida off road, tenho a oportunidade de conhecer belíssimas regiões.  Vamos acelerar !! 

 

Compartilhe esse anúncio