Acontece
Acontece
O histórico Circuito de Jerez foi inaugurado em 1985 e, no ano seguinte, já começou a ser utilizado. É considerada uma das pistas mais atraentes e técnicas pelos pilotos profissionais.
Em 2018, homenageando o ex-motociclista espanhol Ángel Nieto, campeão de 7 títulos na categoria 125 cc e 6 títulos na 50cc, foi renomeado.
São treze curvas de alta, média e baixa velocidade, distribuídas em 4.423 metros que, devido a região que se encontra, oferece um clima seguro em relação às chuvas, podendo ser usado o ano todo. Não é à toa que muitos pilotos vão fazer por lá a temporada de treinamento que precede o início do campeonato.
O recorde da pista é de Fabio Quartararo com 1:37.770s, no ano passado os três primeiros foram Miller, Bagnaia e Morbidelli. Mas, quem mais venceu em Jerez foi Valentino Rossi com 7 vitórias, seguido de Jorge Lorenzo e Marc Marquez, com 3 vitórias cada.
A categoria das motos elétricas finalmente vai ter início este ano, em seu quarto ano de existência. O brasileiro Eric Granado, que terminou em terceiro lugar em 2019, sétimo em 2020 e quarto lugar em 2021, estará correndo atrás do título com uma nova equipe, a LCR E-Team, junto com o espanhol Miguel Pons, e nós na torcida!
As motos estão 15 kg mais leves e todas as etapas terão duas corridas.
A Moto E tem a corrida 1 já amanhã, sábado 30/04 às 11h15 no ESPN4 (Fox Sports 1) e, no domingo 01/05, a corrida 2 , às 10h30 no mesmo canal.
O final de semana estará movimentado por lá, a categoria Moto2 conta com 30 pilotos inscritos, soma-se a esses mais 31 na Moto3 e 25 pilotos na MotoGP.
Na Moto3 disputam KTM, Honda, GasGas, Husqvarna e CFMoto, enquanto que na Moto2, estão Kalex, Boscoscuro e MV Agusta. Na categoria principal estão Honda, Ducati, KTM, Suzuki, Aprilia e Yamaha.
A classificação dos 10 primeiros no campeonato está da seguinte forma:
Os treinos começaram hoje e continuam amanhã, segue a programação abaixo: