Estréia hoje nos cinemas da cidade de São Paulo uma produção nacional sobre motoboys: “Os 12 Trabalhos”, o segundo longa-metragem do diretor Ricardo Elias.
O filme mostra a história de Heracles, interpretado por Sidney Santiago, um jovem negro da periferia que, para superar o passado que o desfavorece, precisa realizar 12 tarefas ao longo de um dia para conseguir um emprego de motofretista.
Nesta jornada, apoiado pelo primo Jonas, ele se depara com funcionários públicos, policiais, advogados, professores, traficantes, além de outros motoboys e personagens.
Aparentemente frágil e dono de uma sensibilidade nem sempre compreendida por seus colegas, o rapaz também confronta com a intolerância, a injustiça, o desejo e a tentação em situações próprias de uma metrópole como São Paulo.
“Este trabalho já ganhou um festival super importante, o San Sebastian, na categoria melhor filme latino, e espero que alcance muitos outros prêmios”, disse o diretor da película em entrevista ao MOTO.com.br .
Ricardo Elias espera ter uma boa bilheteria por parte dos motoboys. “Torço para que eles possam assistir ao filme, que tem uma proposta alegre, é bastante dinâmico e oferece várias histórias dentro da principal”, destacou. “O filme humaniza muito a figura do motoboy e as contradições existentes na sociedade. Por exemplo, todo mundo fala mal deles, mas ao mesmo tempo utiliza os seus trabalhos”.
“A cidade não vive sem eles, pois eles criam os fluxos nesta metrópole caótica, sem planejamento urbano...e os motofretistas acabam sendo o escape para todos os problemas. Eles são uma metáfora do que é a cidade. Condensam vários símbolos do que virou São Paulo”, prosseguiu Elias.
“É uma classe que carrega a agressividade e o stress do trânsito, mas por outro lado é um grupo bastante solidário entre si. E São Paulo é um pouco isso. Uma cidade totalmente estressante, mas que acolhe, recebe gente do Brasil inteiro”, completou.
Na semana que vem, “Os 12 Trabalhos” estréia nas demais cidades do Estado paulista e no Rio de Janeiro.
O MOTO.com.br , em parceria com o filme, sorteará ingressos no Ibira Moto Point, tradicional ponto de encontro de motociclistas, na próxima terça-feira. Quem quiser concorrer só precisa procurar o stand do “canal da moto” no estacionamento do Ginásio do Ibirapuera.