Festival Interlagos bate recorde de teste e público
Evento que reúne todas as montadoras de moto do país recebe mais de 80 mil pessoas e realiza mais de 8 mil test rides
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi o cenário do maior evento de motociclismo do mundo. Durante os dias 22 a 25, mais de 80 mil entusiastas passaram pelos portões do circuito, considerado o berço do automobilismo e motociclismo brasileiros. O Festival Interlagos contou com a participação das principais fabricantes de motos, pneus, lubrificantes e acessórios do Brasil, além de bancos e seguradoras que ofereceram diversas atrações e ativações no evento.
Segundo Marcio Saldanha, CEO do Festival Interlagos, o evento estabeleceu-se como o principal do mundo no segmento de motos. "Oferecer mais de 8 mil testes em um circuito que faz parte do calendário mundial é algo completamente inovador e prazeroso. Aqui, os visitantes têm a oportunidade de conferir e experimentar as motos, em vez de apenas observá-las. É uma experiência completa de 360 graus que não se encontra em nenhum outro evento do mundo. Somente no Brasil temos essa diversidade de modelos e tantos eventos acontecendo simultaneamente, proporcionando experiências únicas para os motociclistas", acrescentou.
O Festival Interlagos faz parte do calendário de eventos da prefeitura de São Paulo, assim como o Lollapalooza e a Fórmula 1. O evento contou com estandes das marcas, espaço VIP com áreas de diversão e entretenimento, e pista com os testes. Ainda teve área especial para o off-road com pista de Motocross e outra de Flat Track (circuito oval para motos customizadas).
Durante os dois dias também foram realizadas uma etapa oficial do calendário do Campeonato Brasileiro de Motocross. Também merece destaque no evento o simulador de moto da MotoGP, que esteve pela primeira vez no Brasil.
Confira as principais novidades apresentadas no Festival Interlagos 2023:
A marca de pneus apresentou o DIABLO Supercorsa V4 SP, que em comparação com a versão SC, é menos sensível à temperatura, além de aquecer mais rapidamente e fornecer mais quilometragem devido aos compostos. Este pneu destina-se a pilotos que adoram a condução esportiva na pista e estrada.
A fabricante apresentou os modelos Ninja 650 2024 e Z650 2024 atualizadas. Ela também fez o lançamento oficial da ZX-4R 2024, motocicleta esportiva da marca, que alia recursos avançados ao motor mais potente da categoria de 400 cm³. Além disso, a marca apresentou a Eliminator 450 para os jornalistas.
A montadora trouxe a Yamaha YZF-R15, uma superesportiva de baixa capacidade cúbica com atrativos só vistos em motos de maior cilindrada. A parte frontal conta ainda com o duto de entrada em forma de M, inspirada na Yamaha YZR-M1 usada no MotoGP.
Já o motor, com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável, tem 18,8 cv a 10.000 rpm e 1,5 kgfm a 8.500 rpm.
No Festival Interlagos, o diretor comercial da marca, Marcelo Langrafe, afirmou que a Honda pretende lançar 10 novos modelos de motocicletas nos próximos dois anos, o que permitirá fortalecer a presença em todos os segmentos e a modernização da linha de produtos.
A fabricante alemã mostrou a BMW C 400 X e a BMW R 18 na edição comemorativa de 100 anos da marca. A scooter chega equipada com motor monocilíndrico de 350 cm³, de 34 cv a 7.500 rpm e 3,5 kgfm. A transmissão é CVT.
Já a BMW R 18 alusiva aos 100 anos de BMW Motorrad, desembarca no Brasil com visual exclusivo e apenas 30 unidades.
A novidade da britânica foi o lançamento da nova Street Triple RS. Com motor de 123 cv que atinge a velocidade máxima de 240 km/h, o modelo é considerado um dos mais velozes da categoria naked.
A marca mostrou a GSX-S 1000 GT, moto que coloca a fabricante em um nicho pequeno, mas muito competitivo de motos esportivas para turismo. O motor de quatro-cilindros em linha e 999 cm³ oferece 152 cv a 11.000 rpm e 10,8 kgfm a 9.250 rpm.
A empresa que estreia no Brasil expôs no seu estande uma scooter elétrica. A ideia é ver a receptividade do visitante, pois a Chetak deve vir futuramente ao Brasil. Movida por um motor elétrico de 4.200 W, alimentado por uma bateria de 60,4 V, o modelo pode chegar a 60 km/h. Apesar da baixa velocidade, sua bateria tem boa autonomia: 90 quilômetros (com recarga de 4 horas), sendo voltada para o uso urbano.
A italiana mostrou a DesertX, uma moto adequada para enfrentar trilhas desafiadoras e viagens mais longas, com autonomia garantida pelo tanque de combustível com mais de 21 litros de capacidade, oferecendo assim a possibilidade de instalar dois tanques de 4 litros como acessório e que pode ser ativado quando o nível de combustível no tanque principal cai abaixo de um determinado nível. O motor tem 110 cv e 9,4 kgfm, mesmo conjunto da Monster e Multistrada V2.
A 701 Supermoto foi um dos destaques do estande da marca. A moto traz um estilo moderno e entrega muita potência e tecnologia com um motor monocilíndrico de 700 cm³. A Norden 901, um dos modelos premium da marca, também pode ser conferida de perto. Entre as motos de competição estão as de enduro e também a TE300 e a FE350.
Lubrax, expôs a sua linha direcionada para motocicletas, com foco para modelos de média e baixa cilindradas e scooters, além de ser responsável pelo espaço voltado para os shows
A Mobil colocou à disposição do público toda a linha de produto sintético da Mobil Super (com 3 viscosidades), voltada para motos de altas cilindradas, de altas performances.
A Motul trouxe sua linha para bikes e o NGEN, uma nova geração de lubrificantes para veículos híbridos e elétricos.
A Castrol, líder mundial em lubrificantes para motos, apresentou um simulador de motos exclusivo para ter uma experiência na pista de Interlagos.
A Saxon, fabricante 100% nacional de bolsas, mochilas e acessórios à prova d’água, apresentou as principais novidades da linha de bolsas e alforges. A GIVI expôs a linha completa de capacetes, assim como Starplast e LS2.
A HLX, empresa 100% nacional de equipamentos para o motociclista com estilo casual e conforto, expôs seus mais novos lançamentos para o público.
Já Bieffe Helmets apresentou o modelo B12 que recebeu o design inspirado nas tatuagens do ator e empresário Felipe Titto. No segmento de roupas, a TEXX destaca a jaqueta Falcon V2 e a jaqueta Sniper V2. Para calçar, a bota Adventure V2 é quem ganha a vitrine.
E por fim, a Mitas Pneus lançou a linha Sport Force+ RS e Custom Force, essa última dedicada especialmente para motocicletas do estilo Custom.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário