Na estréia da faixa exclusiva para motocicletas na avenida 23 maio, o principal corredor de ligação entre a zona sul e o centro da cidade de São Paulo registrou ontem mais de 10 km de congestionamento, entre as 9 e 10 horas da manhã.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pelos testes, os picos de lentidão foram observados por volta das 9h30, nos dois sentidos da via. À tarde, entre 14h e 16h, os congestionamentos diminuíram, variando de 3 a 6 km.
“É natural que ocorram problemas no primeiro dia. Temos de esperar até o final do teste para chegar a alguma conclusão”, disse o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”.
De caráter experimental, a faixa será avaliada até sexta-feira (25) e funcionará nos dois sentidos da 23 de maio, à esquerda, em uma extensão de dois quilômetros entre os viadutos Tutóia e Pedroso, das 10h às 16h.
Segundo Moraes, o resultado dos testes será divulgado em até 15 dias após o término da experiência. “A avaliação será feita com base na redução dos acidentes, em comparação com a média anual de ocorrências na 23 e com base nos reflexos na fluidez do trânsito”, explicou.
Para o presidente do Sindicato dos Mensageiros e Motociclistas do Estado de São Paulo, Gilberto dos Santos, a CET teve boa intenção ao adotar a faixa exclusiva, mas errou no trecho escolhido. “Selecionaram um local onde não é tão difícil de circular com as motos. Seria melhor se fosse desde o início da 23. Aí, o motorista já estaria avisado da faixa exclusiva e não precisaria ‘afunilar’ o tráfego, como está acontecendo”, afirmou.
Equipe MOTO.com.br
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