Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Faixa exclusiva causa lentidão em SP

22 de January de 2008

Na estréia da faixa exclusiva para motocicletas na avenida 23 maio, o principal corredor de ligação entre a zona sul e o centro da cidade de São Paulo registrou ontem mais de 10 km de congestionamento, entre as 9 e 10 horas da manhã.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pelos testes, os picos de lentidão foram observados por volta das 9h30, nos dois sentidos da via. À tarde, entre 14h e 16h, os congestionamentos diminuíram, variando de 3 a 6 km.

“É natural que ocorram problemas no primeiro dia. Temos de esperar até o final do teste para chegar a alguma conclusão”, disse o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

De caráter experimental, a faixa será avaliada até sexta-feira (25) e funcionará nos dois sentidos da 23 de maio, à esquerda, em uma extensão de dois quilômetros entre os viadutos Tutóia e Pedroso, das 10h às 16h.

Segundo Moraes, o resultado dos testes será divulgado em até 15 dias após o término da experiência. “A avaliação será feita com base na redução dos acidentes, em comparação com a média anual de ocorrências na 23 e com base nos reflexos na fluidez do trânsito”, explicou.

Para o presidente do Sindicato dos Mensageiros e Motociclistas do Estado de São Paulo, Gilberto dos Santos, a CET teve boa intenção ao adotar a faixa exclusiva, mas errou no trecho escolhido. “Selecionaram um local onde não é tão difícil de circular com as motos. Seria melhor se fosse desde o início da 23. Aí, o motorista já estaria avisado da faixa exclusiva e não precisaria ‘afunilar’ o tráfego, como está acontecendo”, afirmou.

Compartilhe esse anúncio