Fabricantes apostam em experiências para fidelizar clientes
Marcas promovem encontros, cursos e viagens para reunir entusiastas e atrair novos consumidores
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O consumidor finalmente compra a moto que tanto cobiçava. Porém, muitas vezes, por falta de companhia, insegurança na pilotagem ou, até mesmo, por não ter aonde ir, acaba deixando sua moto encostada na garagem. Algumas fábricas viram nesses “problemas” uma oportunidade para se aproximar e fidelizar os clientes. Agora a Honda, maior fabricante de motos do Brasil, se junta a BMW, a Triumph e a Harley-Davidson, e acaba de lançar seu programa de fidelização.
Com o nome de “RedRider” o programa da Honda, a princípio, irá focar nos proprietários da bigtrail CRF 1000L Africa Twin. A primeira atividade deve acontecer em maio. Um tour guiado irá levar os clientes para conhecer a Serra da Canastra em Minas Gerais. “É a possibilidade de o piloto viajar com toda tranquilidade, conhecer gente nova e desfrutar de tudo que sua moto pode oferecer”, afirmou Marcos Monteiro, gerente geral de planejamento da Honda.
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O programa também terá unidades da bigtrail para alugar e participar do roteiro. Uma chance de o consumidor rodar com a moto e conhecê-la a fundo antes de decidir a compra. “Vemos nisso uma grande possibilidade de trazer um novo motociclista para a nossa marca” afirmou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda.
O programa também irá englobar outros modelos futuramente, como o scooter on-off X-ADV e a estradeira GL1800 Gold Wing. Além das viagens, o RedRider oferecerá cursos de pilotagem e outras ações voltadas ao lazer e turismo.
Receita consagrada
A receita utilizada pela Honda é consagrada e já bastante usada por outros fabricantes premium, como BMW, Harley-Davidson e Triumph. A fábrica alemã tem o programa BMW Rider Experience, que permite ao consumidor da marca participar de cursos de pilotagem on e off-road. As aulas incluem também treinamento mecânico, primeiros socorros em áreas remotas e até o uso de GPS.
Além dos cursos, há roteiro de viagens nacionais e internacionais. Com duração de apenas um dia, um final de semana ou mesmo longos períodos no Brasil ou no exterior. Em todas as atividades é possível alugar uma moto da marca para viajar.
A mesma fórmula é seguida pela Triumph com o programa batizado de “TRX”, que promete ao entusiasta viver uma experiência diferente e sem preocupação. No caso das viagens pela América do Sul, por exemplo, o piloto (e garupa, se for o caso) tem apenas a preocupação de embarcar no Brasil e desembarcar em no país escolhido e curtir apenas a “parte boa” da viagem.
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A empresa cuida do transporte da moto, documentação, reserva de hotéis e os seguros. Nem a bagagem é preocupação para o piloto, pois ela é transportada no carro de apoio. Em caso de pane mecânica, há até uma moto reserva.
Harley é referência
Quando se fala em programas de fidelização a americana Harley-Davidson é referência. Por meio do HOG, grupo de proprietários de Harley, a empresa organiza inúmeras atividades que vão desde longas viagens até os cafés das manhãs nas concessionárias. Neste ano, o encontro anual dos donos de Harley acontecerá no Balneário Camburiú (SC) com a presença estimada de 600 motos e 1.000 pessoas vindas de todos os cantos do país.
Criado há 35 anos nos Estados Unidos, o HOG se firmou como maior exemplo de fidelização a uma marca. Em todo o mundo são mais de um milhão de membros; no Brasil são 15 mil donos de Harley cadastrados no programa.
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