Expedição de motocicletas até o Polo Sul é liderada pela Royal Enfield

Em comemoração aos 120 anos da marca, a Royal Enfield aposta em uma tentativa ambiciosa de ir onde nenhuma motocicleta foi antes: chegar no Polo Sul.

Por Thiago Dantas

Produzindo motocicletas desde 1901, a Royal Enfield sempre desafiou suas motocicletas clássicas e autênticas em experiências memoráveis por todo o mundo.  Desde a passagem motorável mais alta do mundo até chegar ao Acampamento Base do Monte Everest, no Tibete; de pilotar sobre a passagem de montanha mais inacessível em Daulat Beg Oldi, Karakoram, até pilotar através do deserto em Kutch, sob pitorescos céus noturnos.

E você? Qual foi o maior desafio que viveu com a sua motocicleta?

Para comemorar os 120 anos da marca, a empresa prepara uma tentativa ambiciosa de limites das possibilidades do motociclismo. A empresa realizará uma expedição de motociclismo na Royal Enfield Himalayan para tentar alcançar o Polo Sul geográfico, a partir da Plataforma de Gelo Ross através da Geleira Leverett. 

 

Quer comprar uma Royal Enfield Himalayan? Separamos as melhores ofertas no MOTO.com.br, veja aqui!

A expedição denominada de 90° SOUTH - A busca pelo Polo, é conceituada como um tributo ao compromisso da marca com o motociclismo puro, e à coragem e resiliência de inúmeros pilotos e exploradores que fizeram história com suas viagens de motociclismo.

A aventura começa na Cidade do Cabo, África do Sul, em 26 de novembro de 2021, e acompanhará dois pilotos da Royal Enfield - Santhosh Vijay Kumar, Líder de Rides & Community Royal Enfield, e Dean Coxson, Engenheiro Sênior de Desenvolvimento de Produtos Royal Enfield- tentando chegar ao Polo Sul geográfico, da Plataforma de Gelo Ross, através da Geleira Leverett, até a estação Amundsen-Scott Pole.

O desafio será conduzido pela Arctic Trucks, membro da Associação Internacional de Operadores Turísticos da Antártida, é reconhecida por sua profunda experiência no campo e percorreu mais de 3.50.000 kms no Planalto Antártico. Eles apoiaram e serviram várias expedições científicas e atividades, bem como expedições comerciais e ONGs no passado.

Viagem até o Polo Sul de Royal Enfield Himalayan

A Himalayan foi lançada em 2016 e chegou no Brasil em 2019, é uma motocicleta versátil e projetada para ir “em qualquer lugar”, feita para qualquer terreno. Para esta expedição, duas Himalayans foram modificadas internamente, com atualizações funcionais para poder navegar na neve e no gelo para rodarem em condições extremas na Antártida.

A Himalayan foi testada para esta árdua e afrontosa viagem na geleira Langjokull, na Islândia, com a intenção de espelhar as condições na Antártida. A fase 1 dos testes foi realizada em setembro de 2020, enquanto a fase 2 dos testes foi concluída em julho de 2021.

Aqui no Brasil acaba de ser lançado o modelo 2022 da Royal Enfield Himalayan, para saber mais detalhes, clique aqui.

 

 

As principais mudanças na Royal Enfield Himalayan para o 90º SOUTH foram:

  • Para maior torque na roda traseira, o raio da roda principal foi alterada de uma unidade de 15 dentes, para uma unidade de 13 dentes. 

 

  • Há uma configuração de roda sem tubo com pneus cravejados que permite que os pneus corram em pressões muito baixas e para aumentar a flutuação na neve macia, ao mesmo tempo em que fornece tração adequada em gelo duro. 
  • A equipe introduziu um alternador mais forte usando ímãs de terras raras, de modo a permitir que a motocicleta produza mais corrente e permita que a equipe utilize equipamentos aquecidos fora da bateria.
  • As motocicletas serão pilotadas em uma pista de neve compactada da Plataforma de Gelo Ross até o Polo Sul, para reduzir o arrasto de motocicletas e limitar as emissões a um mínimo absoluto. A Royal Enfield está conscientemente garantindo que nenhum rastro seja deixado para trás pela equipe da expedição, exceto trilhas de roda que serão rapidamente perdidas para a deriva de neve.

O diretor executivo da Royal Enfield, comenta sobre o desafio de chegar ao Polo Sul, na expedição 90º SOUTH - A busca pelo polol: “Tem sido um legado ininterrupto de 120 anos, de alimentar e empurrar os limites da exploração humana, e ser um aliado para muitos exploradores. São suas jornadas e aventuras que nos inspiraram a tentar esta primeira expedição de motocicleta. Esta tentativa ousada e ambiciosa de pilotar até o fim da Terra resume a resiliência do espírito humano, e esperamos completá-la com sucesso como uma ode a todos os pilotos da Royal Enfield e suas próprias expedições inspiradoras."

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br